sábado, 31 de julho de 2010

CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ 2011

TRAJANENSES ESTARÃO NO
MUNDIAL DE XADREZ  2011

            Os jovens trajanenses, pentacampeões de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, foram convidados a participar do Campeonato Mundial sub 20 que acontecerá ano que vem na cidade do Rio de Janeiro. O convite veio do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez - FIDE, Élcio Mourão, ao professor Nilton Riguetti, reconhecendo a excelência do xadrez praticado em Trajano de Moraes.           
            Élcio Mourão é árbitro internacional e já arbitrou competições em vários estados e países. No ano passado, foi um dos principais árbitros do Campeonato Mundial da Juventude, em Antalya, na Turquia. Para Mourão, o trabalho realizado em Trajano de Moraes é  admirável e por isso convidou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes a participar com seus alunos do campeonato a ser realizado ano que vem no Brasil. 
          O convite foi recebido com entusiasmo pelo professor Nilton Riguetti, que pretende elaborar um plano de treinamento específico para os jogos: "Devemos qualificar ainda mais nossos alunos para que possam se sair bem no Mundial. Já é uma emoção imensa participar, mas pretendemos que nossos alunos, mais uma vez,  honrem o nome do município, com uma participação digna de campeões", afirmou.       
        Segundo Riguetti o convite veio como reconhecimento do trabalho feito no município nos últimos anos. "Estamos subindo degrau a degrau numa caminhada que pretende aumentar a auto-estima dessas crianças. Eles são campeões e sua dignidade é fortalecida a cada conquista. Esse convite é mais uma vitória dessas crianças!"                
        Perguntado sobre as chances de sucesso na competição, o professor Nilton é enfático: "A expectativa é colocar um trajanense entre os 100 primeiros colocados na competição, mas é apenas um número subjetivo, que visa fazer com que os alunos tenham uma meta a atingir e tentem ultrapassá-la. Na verdade, "a participação já é uma vitória histórica para o município", concluiu.          
       A prática de xadrez no município de Trajano de Moraes já é sinônimo de sucesso. Nos últimos 5 anos, o município sagrou-se pentacampeão das Olimpíadas Escolares, considerada a maior competição estudantil do Brasil. Também tornou-se campeão absoluto feminino sub-14, em Petrópolis. No início do ano, a comunidade de Maria Mendonça, onde os campeões trajanenses são treinados, recebeu a visita do bicampeão carioca, Selmo Bastos. O município também foi destaque em matéria especial de duas páginas no Jornal O Dia e reportagem de O Globo, além de publicações no Conexão Professor e Conexão Aluno, sites oficiais da Secretaria de Estado de Educação.           
       Na sua trajetória de sucesso, o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM,  colocou o nome do município no cenário estadual, quando organizou etapas dos regionais da Federação Estadual de Xadrez -FEXERJ, em Trajano de Moraes, nos anos de 2008 e 2009. A competição deste ano não acontecerá por falta de patrocinadores.          Na área social, além de ajudar a construir uma identidade vitoriosa nas crianças, elevando sua auto-estima, o CXTM, em parceria com Furnas e com o Ministério das Telecomunicações, mantém o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, que oferece internet gratuita a toda a população. Neste mês de julho, o Telecentro estará atingindo a marca de 4.000 acessos, o que demonstra a sua importância para a localidade.          
        Em 2010, as conquistas trouxeram novos patamares a serem alcançados. Além do convite para participar do Campeonato Mundial sub 20, o professoEm 2010, as conquistas trouxeram novos patamares a serem alcançar Nilton reserva outras novidades para o xadrez trajanense, o que será noticiado em breve: "Aguardem que muitas coisas boas ainda estão por vir. Nossa jornada está apenas começando".