quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DARCY LIMA EM TRAJANO

VISITA DE DARCY LIMA SERÁ DIA 17 DE OUTUBRO
Grande Mestre Internacional já foi o melhor do mundo
 Darcy Gustavo Machado Vieira Lima
        A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes está se preparando para receber, no dia 17 de outubro, o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Darcy Lima. A expectativa é muito grande por parte dos organizadores do evento, já que a visita do GMI será um marco na história trajanense.
       Darcy Lima é considerado um dos maiores enxadristas brasileiros, tendo obtido marcas impressionantes no cenário mundial. Tricampeão brasileiro nos anos de 1992, 2002 e 2003, também foi campeão Sulamericano e, em setembro de 2003, foi considerado o melhor jogador de xadrez do mundo por um site russo especializado no esporte.
       Nas Olimpíadas Escolares, evento realizado no Maracanãzinho e que marcou o hexacampeonato trajanense, o GMI Darcy Lima e  o professor Nilton Riguetti tiveram um encontro e combinaram uma visita do campeão ao município de Trajano de Moraes. Lima disse que reconhece o projeto de xadrez realizado no município e se prontificou a fazer uma visita: "Já ouvi falar do projeto e quero conhecê-lo. Essa visita é um compromisso que assumo com você", disse na ocasião. Para o professor Nilton, a visita do Darcy Lima será mais uma vitória do xadrez trajanense: "A presença do Darcy será o auge de nossas expectativas. Ele é um entusiasta do xadrez escolar e será uma grande honra para o município de Trajano de Moraes receber um grande mestre internacional do xadrez em nossa cidade", afirmou.
         Darcy Lima integra a equipe olímpica brasileira desde 1988 a atualmente é Vice Presidente de Relações Exteriores  da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX.  É editor do jornal Xeque-Mate e uma de suas principais metas sempre foi levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, idéia essa que em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.
        A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, acredita que a visita do Darcy Lima vai consolidar ainda mais o projeto "Trajano, Cidade do Xadrez", título que se espera alcançar até o ano de 2012. A presidente do Clube, Ana Cláudia Thomaz Malavazi, está planejando uma recepção a altura do campeão e uma série de atividades para o evento: "Todos os jogadores e admiradores do xadrez da região estarão no município para recepcionar o Darcy. Também teremos atos oficiais e competições que marcarão a data", disse.