sexta-feira, 30 de julho de 2010

INFORME Nº 05 - JULHO 2010

I N F O R M E   Nº   0 5   -   J U L H O  /  2 0 1 0
O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:

->  Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro - A Escola Estadual Maria Mendonça trouxe para o município de Trajano de Moraes o hexacampeonato de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, evento realizado pelo Governo do Estado através da Suderj. O evento foi realizado no Maracanãzinho e os alunos de Trajano de Moraes surpreenderam até os organizadores do evento. Na disputa das escolas, a E.E. Maria Mendonça simplesmente conquistou ouro em 3 dos 4 trofeus em disputa, além de 8 das 12 medalhas pleiteadas por alunos de todo o Estado.
Individualmente, os alunos tiveram a melhor participação desde o 1º ano de disputa, em 2005:  Na categoria A (alunos de 12 a 14 anos), tanto na modalidade masculina quan- to na feminina, os alunos dominaram o pódio, conquistando 1º, 2º e 3º lugares. Na categoria B feminina (alunos de 15 a 17 anos), o município também dominou o pódio, com 1º, 2º e 3º lugares.  Neste ano, o evento contou com a participação de 44 escolas, sendo 26 públicas e 18 particulares. Foram 290 alunos disputando o mais importante título estudantil do Estado. As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento estudantil do Brasil  e a edição estadual engloba atletas em várias modalidades esportivas.      
                                           
Resultado oficial (por aluno)

CATEGORIA A FEMININA
1º lugar - Cássia Élen de Oliveira da Silva  - E.E. Maria Mendonça
2º lugar - Poliana Ponciano Ribeiro - E.E. Maria Mendonça
3º lugar - Patrícia Gonçalves Muzi - E.E. Maria Mendonça

CATEGORIA A MASCULINA

1º lugar - Lucas Malavazi da Silva - E.E. Maria Mendonça
2º lugar - Patrick Gonçalves Muzi - E.E. Maria Mendonça
3º lugar - José Vítor Ribeiro da Costa - E.E. Maria Mendonça
CATEGORIA B FEMININA
1º lugar - Érica Biral Daudt - CIEP 279
2º lugar - Quézia Müller Coelho - E.E. Maria Mendonça
3º lugar - Letícia Sá da Silva - E.E. Maria Mendonça
CATEGORIA B  MASCULINA
1º lugar - Natácio G. Bezerra - E.E. Antônio Maria Teixeira Filho
2º lugar - Frederico C. Trindade - CIEP Brizolão 456 Marco Polo
3º lugar - Márcio Henrique Souza de Abreu - ISERJ
Resultado Oficial (por escola)

CATEGORIA A FEMININA
1º lugar - E.E. Maria Mendonça
2º lugar - CIEP 456 Marco Polo
3º lugar - CIEP 289
CATEGORIA A MASCULINA
1º lugar - E.E. Maria Mendonça
2º lugar - Colégio Estadual João Kopke
3º lugar - CIEP 456 Marco Polo
CATEGORIA B FEMININA
1º lugar - E.E. Maria Mendonça
2º lugar - CIEP 279 - Guiomar Gonçalves Neves
3º lugar - Colégio Pedro Adami
CATEGORIA B  MASCULINA
1º lugar - Colégio Prof. Antônio Maria Teixeira Filho
2º lugar - CIEP 456 Marco Polo
3º lugar - ISERJ

-> Alunos trajanenses desfilam com a Bandeira Nacional na abertura da competição de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro - Na abertura da competição de xadrez das Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, as alunas trajanenses Letícia Sá da Silva, Izabel Nery (da E.E. Maria Mendonça) e Joyce da Silva Monteiro (do CIEP 279) desfilaram e seguraram a Bandeira Nacional durante a execução do Hino Nacional Brasileiro. Muita honra para o município de Trajano de Moraes. É o xadrez trajanense levando o município ao reconhecimento estadual.

-> Telecentro Xeque-Mate completa 1 ano de internet grátis em Maria Mendonça - O Telecentro Xeque-Mate, administrado pelo Clube de Xadrez Trajano de Moraes, completou, no dia 22 de julho, 1 ano oferecendo internet grátis para toda a população. Também no mês de julho atingimos a marca de 4.000 acessos gratuitos, o que comprova a importância do projeto para a comunidade e para os visitantes. O atendimento aos turistas é uma importante ferramenta de divulgação do nome do nosso mu- nicípio para além de nossos limites. Todos ficam impressionados com a possibilidade de acesso gratuito a internet, já que não convivem com essa realidade, e parabenizam pelo projeto implantado em uma comunidade de zona rural que oferece aos turistas esse conforto.

-> Campeões das Olimpíadas Escolares são homenageados pela Câmara de Vereadores - No dia 13 de julho, a Câmara de Vereadores prestou uma bonita homena- gem aos alunos da E.E. Maria Mendonça pela conquista do hexacampeonato de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro. O vereador Celso Bechara indicou e os vereadores aprovaram menção de parabenização para todos os alunos que re- presentaram o município na competição que aconteceu no dia 03 de julho no Maracanãzinho. Logo após, os alunos foram recebidos pelo prefeito municipal, Carlinhos Gomes.

-> Grande Mestre Internacional de Xadrez virá a Trajano de Moraes - O professor Nilton Riguetti, responsável pelo xadrez no município de Trajano de Moraes, anunciou, no dia 13 de julho, na Câmara de Vereadores, que o Grande Mestre Internacional Darcy Lima virá ao município de Trajano de Moraes, possivelmente no mês de outubro. Darcy é tricampeão brasileiro, campeão sulamericano e já foi considerado o melhor jogador do mundo. Será um dia histórico para o município de Trajano de Moraes a visita do Grande Mestre Internacional, que também é Vice-Presidente de Relaçoes Exteriores da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX - e faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro - COB.

-> Trajanenses estarão no Campeonato Mundial de Xadrez - Os jogadores de xadrez de Trajano de Moraes, hexacampeões estaduais nas Olimpíadas Escolares, estarão participando do Campeonato Mundial de Xadrez sub 20 que acontecerá no ano que vem no Brasil. O convite veio do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez - FIDE, Élcio Mourão, ao professor Nilton Riguetti, reconhecendo a excelência do xadrez praticado em Trajano de Moraes.  Élcio é árbitro internacional e já arbitrou competições em vários estados e países. No ano passado, foi um dos principais árbitros do Campeonato Mundial da Juventude, em Antalya, na Turquia. Para Mourão, o trabalho realizado em Trajano de Moraes é  admirável e por isso convidou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, a participar com seus alunos do campeonato a ser realizado ano que vem no Brasil.