sábado, 13 de fevereiro de 2010

XADREZ - O QUE SAIU NA IMPRENSA

Jornal Bom Jardim News - 07 de abril de 2010

Xadrez trajanense poderá ir para o Livro Brasileiro dos Recordes

    O xadrez trajanense poderá ser colocado no Livro Brasileiro dos Recordes. O primeiro contato entre a diretoria do CXTM e a entidade já foi feito. A confirmação poderá sair ainda no mês de fevereiro e o registro em abril.
    Trata-se de mais um marketing positivo para a cidade que deverá ser lembrada como "A Cidade do Xadrez" a partir de 2012. Pelo menos essa é a expectativa dos dirigentes do Clube de Xadrez Trajano de Moraes. "Não estamos medindo esforços para que o xadrez trajanense seja reconhecido a nível estadual e nacional" - explica a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi.
    Para conseguir o registro do Livro Brasileiro dos Recordes algumas etapas terão que ser vencidas e a diretoria espera ter o apoio do poder público para realizá-las. Segundo Nilton Riguetti, responsável pelo marketing do Clube, a municipalidade só tem a ganhar com o registro no Livro dos Recordes: "Acredito que o principal interessado deve ser a Prefeitura, já que estaremos, mais uma vez, divulgando positivamente o nome do município e registrando uma marca para nossa cidade. Todas as cidades têm a sua marca, o que a identifica. No nosso caso o xadrez é o melhor exemplo por tudo que conquistamos" - afirmou.
    O município de Trajano de Moraes tem sido destaque na grande mídia pelas conquistas do xadrez em competições regionais e estaduais. Recentemente, os sites CONEXÃO PROFESSOR E CONEXÃO ALUNO publicaram uma entrevista com o professor e técnico de xadrez, Nilton Riguetti, que detalhou para o portal o projeto de xadrez implantado na E. E. Maria Mendonça. A reportagem ainda está no ar e sendo lida por milhares de pessoas diariamente, já que professores e alunos da rede estadual usam o CONEXÃO com importante fonte de consulta. Caso seja concretizado o registro de recorde no Livro Brasileiro dos Recordes será mais uma importante vitória do Clube de Xadrez Trajano de Moraes no seu objetivo de que a cidade de Trajano de Moraes seja reconhecida como "A Cidade do Xadrez" em 2012.

Conexão Professor

Sala de Aula

Voltar
Nas Escolas
Tamanho do Texto Autentar Texto Diminuir Texto Restaurar Texto

08.02.10

Alunos de escolinha rural de Trajano de Moraes, treinados com peças recicladas, tornaram-se tetracampeões estaduais de xadrez

O xadrez representa a luta entre os exércitos de dois reinos, no qual um deles deve capturar o rei adversário. Quem dá a lição é o professor de Educação Física e de Português Nilton César Riguetti. Em 2004, Nilton decidiu ensinar as jogadas, que culminam em xeque-mate, na Escola Estadual Maria Mendonça, localizada em uma área rural do município de Trajano de Moraes, Região Serrana do Rio. Poucos meses depois, a equipe da escola conquistou a primeira das quatro vitórias nos Jogos Estudantis da Educação Pública (as Olimpíadas do Estado do Rio de Janeiro) na modalidade xadrez. E isso treinando apenas com peças e tabuleiros reciclados.  
“Foi um fato marcante para todos nós. A maioria das crianças sequer conhecia a Cidade do Rio de Janeiro e nos anos seguintes jogamos até no Complexo do Maracanã”, comemora o instrutor tetracampeão.

A E.E. Maria Mendonça tem apenas 85 alunos e acesso por sete quilômetros de estrada de terra. São apenas cinco salas e a paisagem ao redor é agrícola. O que motivou o professor Nilton foi “a vontade de fazer diferente e fazer mais”, em suas palavras. Por isso, nas aulas de Educação Física resolveu diversificar as atividades com a prática de mineiro-pau (uma famosa dança folclórica da região), tênis de mesa, peteca e xadrez. Mas, com a grande adesão e os recursos escassos, começou a faltar material para ensinar. A solução foi lançar um desafio: os alunos deveriam inventar peças de xadrez com material reciclado.

“Várias ideias surgiram. Confeccionamos os tabuleiros em papel cartolina, pintados com lápis de cera, e dezenas de peças com tampinhas de garrafa pet. Elas nem se assemelhavam às peças originais. Apenas estabelecemos uma convenção para chamar esta ou aquela pelos nomes correspondentes”, conta Nilton.

Os praticantes de xadrez são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 17 anos. Mesmo os que não gostam são incentivados a participar. Ou, então, devem escolher outras atividades. Quando as quatro atividades são oferecidas no mesmo bimestre, os alunos devem escolher três. Desta forma, nem todos optam por xadrez. O fato é que, depois das vitórias e do reconhecimento da Câmara Municipal, do prefeito e das reportagens nos Jornais O Dia e O Globo, a motivação aumentou.

“Existe a vontade. Já no início do ano, os alunos se fazem uma cobrança: participar dos Jogos. Isto requer treino e disputa interna, pois seleciono só 24 entre mais de 80. Assim, eles se concentram ainda mais, já que o nível é alto e é preciso jogar muito para conquistar uma vaga. Não temos problemas de indisciplina e o xadrez pode ter uma parcela nisso”, acredita o professor.

Hoje há tabuleiros suficientes para treinar todos os alunos, já que a Prefeitura apoia o projeto. A Câmara de Vereadores também ajuda, entregando uma "Menção Honrosa" a cada conquista. Além disso, classificou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - fundado para dar sequência ao projeto, já que os alunos paravam de jogar ao concluir o 9º ano - como Utilidade Pública Municipal. Recentemente, de uma parceria com a estatal Furnas, surgiu o Telecentro Comunitário, um espaço com internet via satélite grátis para toda população da zona rural. No último dia 7 de fevereiro, os 24 alunos que disputaram os jogos em 2009 receberam um kit escolar doado por uma papelaria de Nova Friburgo.

“Também estamos conquistando novas parcerias para fortalecer o projeto”, avisa Nilton, que divulga o trabalho em seu próprio blog: http://niltonriguetti.blogspot.com/.

O valor pedagógico do xadrez

O xadrez na Educação tem um papel muito importante, sobretudo por desenvolver a capacidade de concentração dos alunos. Também aguça o raciocínio lógico e leva-os a tomar decisões entre uma série de possibilidades. Algumas jogadas são decisivas, como na vida.

“Se você tomar uma decisão errada, o jogo pode estar perdido. Também ocorre o contrário: você erra, mas as circunstâncias do jogo permitem que você se recupere e vença o jogo, ainda que as probabilidades sejam pequenas. Tem uma frase famosa que repito para eles quando estão prestes a perder e querem desistir: ‘O jogo só acaba quando termina’”, ensina o instrutor.

No caso do projeto da E.E. Maria Mendonça, outro ganho foi observado: com as vitórias, a autoestima dos alunos melhorou sensivelmente. Hoje, todos os praticantes querem ser campeões e lutam por isso com o apoio dos pais, que são levados aos jogos para vê-los jogar, perder ou ganhar.

“Quando os alunos passaram a ser recebidos pelo prefeito e a sair na imprensa local e depois na grande mídia, os pais se sentiram honrados e orgulhosos dos filhos”, conclui, satisfeito, o professor Nilton Riguetti.


TRIBUNA DA SERRA - CORDEIRO - 01/02/10 
REVISTA FRIWEB - FRIBURGO - 04/02/10   
GAZETA TRAJANENSE -  

Clube de Xadrez Trajano de Moraes conquista mais parcerias

         A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes acaba de fechar mais uma importante parceria no seu objetivo de fortalecer o xadrez no município. Desta vez, a parceria vem com uma papelaria de Nova Friburgo, cujos donos preferem não divulgar o apoio, já que fizeram a parceria sem interesse em aparecer para a mídia.
         A parceria firmada entre o CXTM e a papelaria foi no sentido de doar material escolar para os alunos que praticam o xadrez na E.E. Maria Mendonça. “É uma forma de incentivar a prática e de reconhecer o empenho dos alunos”, afirmou Ana Cláudia Malavazi, presidente do CXTM. Para o ano de 2010, a doação foi para os alunos que, em 2009, disputaram as Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como JEEP/JEPAR. São 24 alunos que conquistaram mais um título de campeão de xadrez para o município de Trajano de Moraes. Eles receberam o material no dia 07 de fevereiro, véspera do início das aulas. Para o ano que vem, a expectativa é doar material escolar para todos os alunos envolvidos no projeto.
         O Clube de Xadrez Trajano de Moraes tem firmado diversas parcerias desde a sua fundação. O prefeito Carlinhos foi um dos primeiros a apoiar, antes mesmo de ser eleito. “Carlinhos nos ajudou a realizar o Regional do Interior de 2008, além de nos auxiliar para que pudéssemos nos fazer presentes nos congressos técnicos do JEEP nos anos de 2007, 2008 e 2009. Agora, já como prefeito, doou material e tem dado demonstração de que quer priorizar a prática do xadrez no município, coincidindo com nosso projeto de transformar o município na Cidade do Xadrez” - comentou Ana Cláudia.
         No ano passado o Clube de Xadrez inaugurou o “Telecentro Xeque-Mate”, um espaço com internet via satélite gratuita para toda a população. Para Nilton Riguetti, gestor do Telecentro, o projeto é um dos mais importantes que o município já conquistou: “São mais de 40 atendimentos por dia. É um sonho conquistado em parceria com FURNAS que acreditou e continua acreditando em nosso trabalho, pela forma séria e responsável como ele é conduzido”. “Aqui no nosso espaço recebemos mais pessoas diariamente do que muitas repartições públicas existentes no município.” - completou Riguetti.
         Outras parcerias estão sendo firmadas pelo Clube de Xadrez neste início de ano, visando a vinda do bicampeão carioca de xadrez, Selmo Bastos, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Também é prioridade para a diretoria a participação do município no campeonato estadual sub 20 nos dias 06 e 07 de março. “Já contactamos alguns comerciantes da cidade que serão os nossos principais parceiros nessa luta para qualificar ainda mais nosso trabalho” - afirma Ana Cláudia. Alguns já se prontificaram a ajudar e outros já estão ajudando, fazendo com que a prática do xadrez no município seja uma atitude de muitos e não só do Clube de Xadrez. O envolvimento dos comerciantes vão proporcionar que o projeto seja expandido para todos os distritos do município. “Em breve, o município vai gerar divisas com a prática do turismo relacionado ao xadrez”, prevê Riguetti.
         Outras parcerias de sucesso do CXTM são com a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro – FEXERJ, que realiza uma das etapas do Estadual em Trajano, também com o enxadrista Selmo Bastos que estará no município fazendo palestras. Novos contatos foram feitos no início do ano e a expectatitva é muito grande. “Pretendemos apresentar um grande projeto para a sociedade trajanense em breve”, afirma Nilton Riguetti. “Estamos em diálogo com nossas grandes parceiras atualmente, FURNAS e Prefeitura de Trajano de Moraes. Esperamos iniciar muito bem nossa meta de transformar a cidade de Trajano de Moraes na Cidade do Xadrez até 2012” - completou.

Gazeta Trajanense - 20/01/10

CONFIRMADO!

O    BI-CAMPEÃO CARIOCA DE XADREZ   
SELMO BASTOS
   
ESTARÁ   EM TRAJANO   NOS DIAS 25, 26 e 27 de FEVEREIRO.


          Selmo Bastos, bi-campeão carioca de xadrez e um dos mais importantes enxadristas do Estado do Rio de Janeiro, estará em Trajano de Moraes nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro a convite do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM. Selmo visitará a sede do Clube de Xadrez e fará uma série de palestras para os alunos da Escola Estadual Maria Mendonça, campeã das Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro nos últimos 5 anos.
          O primeiro contato com Selmo Bastos aconteceu no ano passado, dias depois da Escola ter sido campeã na cidade do Rio de Janeiro. O bi-campeão carioca ficou impressionado com a perfomance do alunos e se mostrou interessado em conhecer o Projeto de Xadrez implantado pelo professor Nilton Riguetti. Na ocasião, o bi-campeão carioca conheceu a aluna Quézia Muller Coelho, campeã individual nos jogos estudantis,  que manteve o título para o município de Trajano de Moraes , uma vez  que no ano anterior a aluna Júlia Wenderroscky Ximenes havia aberto as portas da vitória para o município, com uma sensacional performance e aproveitamento de 100%.
          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes é considerado de utilidade pública municipal pela Lei Nº 688/2007 pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da sociedade trajanense. O projeto de xadrez desenvolvido na comunidade pelo professor Riguetti já rendeu ao município o reconhecimento em todo o Estado. Desde o ano de 2005, a E.E. Maria Mendonça tem sido campeã em diversas categorias nas Olimpíadas Estudantis do Rio de Janeiro, evento realizado pela SUDERJ. O município também foi matéria especial no Jornal O DIA, com uma reportagem de duas páginas na edição de domingo, 30/08/2009 e matéria também no Jornal O GLOBO em 13/12/2009.
          Na comunidade de Maria Mendonça, 4º distrito do município, o Clube mantém um incrível projeto social, oferecendo internet grátis no Telecentro Comunitário Xeque-Mate, conquistado em parceria com Furnas Digital. São 10 computadores com acesso via satélite a internet com a utilização de uma antena conquistada junto ao Ministério das Telecomunicações. A inauguração do Telecentro aconteceu em julho do ano passado e mais de 40 pessoas fazem uso todos os dias.
          Para 2010 o CXTM programou uma série de eventos para comemorar o bom trabalho e para dar início ao Projeto "Trajano: Cidade do Xadrez", que pretende transformar o município no maior praticante de xadrez no Brasil até 2012. Vários projetos estão sendo elaborados e a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi, espera conquistar apoio de toda a sociedade trajanense e de empresários da região para conseguir realizar tal objetivo: "Estamos empenhados em transformar Trajano na Cidade do Xadrez. Não mediremos esforços para conquistar nosso objetivo, mas precisamos do apoio de todos os trajanenses", afirmou.


 
REVISTA FRIWEB - 22/01/10
Gazeta Trajanense - 20/01/10 

 Clube de Xadrez Trajano de Moraes 
divulga calendário 2010

Trajano de Moraes  - O Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM - lança seu Calendário para 2010. "Será um ano de muito trabalho e de muitas conquistas, se Deus quiser", afirma a presidente do Clube, Ana Cláudia Thomaz Malavazi.
          Para os primeiros meses do ano, a expectativa é em relação a alguns eventos, como o Campeonato Estadual Sub-20, com os melhores jogadores do Estado do Rio nesta faixa etária, além do II Xadrez na Praça e a presença do bicampeão carioca Selmo Bastos.
          "Esperamos que nossos alunos estejam bem preparados para estas competições e também para o JEEP 2010, Olimpíadas Estudantis Estaduais, organizadas pelo Governo do Estado, em que os alunos da E.E. Maria Mendonça são campeões ano após anos desde 2005", comenta Ana Cláudia.
          Fundado em 03 de outubro de 2006, o CXTM é considerado de Utilidade Pública Municipal pela Lei Nº 688/2007 e espera conquistar novas parcerias para os novos projetos.
          "Temos a esperança de implantar, já em 2010, o projeto "Xadrez nas Escolas", além de incluir como atividade para a Melhor Idade, já que o esporte tem essa característica de manter as células do cérebro em grande atividade, podendo ajudar a evitar certas doenças propícias aos idosos", afirmou a presidente.
          “Também estamos buscando apoio para nosso maior projeto que é a "Bolsa de Estudos" com contrapartida dos alunos no ensino do xadrez em cada canto de Trajano de Moraes. Todos esses projetos juntos transformarão a cidade de Trajano de Moraes na Cidade do xadrez. Esperamos conquistar este título a partir de 2012", completa Ana Cláudia.

JORNAL PEGA MAIS - MACUCO - 15/09/09
Campeonato Estadual de Xadrez em Trajano de Moraes 
          Depois de sair no JORNAL O DIA como destaque no xadrez estudantil estadual, agora é a vez de Trajano de Moraes sediar uma etapa do Campeonato Estadual de Xadrez, evento organizado pela Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro- FEXERJ. Em parceria com o Clube de Xadrez Trajano de Moraes.
          O evento terá o apoio da Prefeitura Municipal e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, sendo aberto para jogadores profissionais ou não.
          -Ano passado 14 profissionais estiveram presentes, mas sentimos a falta dos jogadores da região, principalmente de nossos vizinhos mais próximos. Jogadores de Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Conceição de Macabu também são bem-vindos ao torneio e são nossos convidados especiais. Afirmou Nilton Riguetti que faz parte da comissão que organiza o evento.
     Ano passado já tivemos a presença de jogadores de Macaé e Nova Friburgo, além de outros municípios do Estado.

Para maiores informações entre em contato pelo telefone (22) 2564-6060 ou pelo e-mail niltonriguetti@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Trajanodemoraes-rj.blogspot.com - 15/09/09 

Etapa do Campeonato Estadual de Xadrez 
acontecerá em Trajano de Moraes 

          O Município de Trajano de Moraes irá sediar uma etapa de Xadrez do Campeonato Estadual de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
           Nos próximos dias 26 e 27 de setembro acontecerá o "REGIONAL DE TRAJANO DE MORAES", em local ainda a ser fixado na sede do município.
          O evento será realizado pelo Clube de Xadrez de Trajano de Moraes em parceria com a Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (FEXERJ), que incluiu Trajano de Moraes no calendário oficial, onde é disputada uma das 14 etapas do campeonato do interior: “Trajano e Petrópolis são, hoje, os principais polos do esporte fora da capital”, enfatizouu o presidente da FEXERJ, Ricardo Barata.
          Segundo informações do idealizador do Clube de Xadrez de Trajano de Moraes, Nilton Riguetti, o evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes e a premiação poderá chegar a R$ 2.000,00.
          Os municípios vizinhos também poderão participar, bastando que entre em contato com o Clube de Xadrez de Trajano de Moraes, através do e-mail: tcxequemate@yahoo.com.br. A atual presidente do Clube é Ana Cláudia Thomaz Malavazi.


O DIA - 30/08/09
xadrezpt.com - 01/09/09
castrocoutinho.blogspot.com - 31/12/09 
noticias.terra.com.br - 31/12/09

Escola leva ouro em criatividade 

Xeque-mate nas dificuldades: alunos de cidade pobre são tetra em xadrez

EDUCAÇÃO         POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO




O GLOBO - 13/12/09





JORNAL TRIBUNA DA SERRA - CORDEIRO - 23/07/09

Alunos de escolas municipais de Trajano de Moraes
participam de olimpíadas escolares de xadrez.

Os jogos estudantis (JEEP/JEPAR), modalidade xadrez, fez um destaque durante o evento no Rio de Janeiro, realizado no último dia 4 de julho no Colégio Cruzeiro no bairro do Pechincha em Jacarepaguá. A aluna da Escola Estadual Municipalizada Maria Mendonça, Quézia Muller Coelho, obteve excelente participação juntamente com 350 enxadristas, conquistando o 1º lugar em sua categoria feminina, que foi dividida em “a” e “b”, tanto no Jeep como no Jepar.
O evento fez parte das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro e englobou os jogos estudantis das escolas públicas (Jeep) e os jogos estudantis das escolas particulares (Jepar), que foram promovidos pelo Governo do Estado através da Suderj. A principal finalidade deste tipo de evento é promover o processo pedagógico esportivo vivenciado nas unidades escolares. A capacidade de descobrir talentos, oportunizando a participação do maior número de alunos e contribuindo para sua socialização e formação integral.
O vencedor do confronto entre os campeões das olimpíadas escolares fase estadual nas modalidades coletivas e os resultados nas modalidades individuais representarão sua escola e seu estado nas Olimpíadas Escolares Etapa Nacional, que será realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (Cob).
Na faixa etária de 12 a 14 anos, os vencedores das olimpíadas escolares etapa nacional poderá representar nosso país nos jogos Sul Americano no mesmo ano.
Campeões de 12 a 14 anos disputarão nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei. Na categoria  15 a 17 anos, as modalidades serão atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. O evento em sua fase estadual é classificatório  para as olimpíadas escolares – fase nacional e, ao final de nove modalidades esportivas, so campeões das competições dos Jeep e Jepar disputarão vaga pata integrar a seleção do estado do Rio na competição nacional.



REVISTA ÊXITO FRIWEB - 31/07/08
Jornal Tribuna da Serra - Cordeiro - 31/07/08 

Trajano de Moraes é sensação regional no xadrez


Xadrez - Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Xadrez (Foto: Divulgação)
Município recebe etapa do torneio estadual organizado pela Fexerj
Hoje, os jovens e adolescentes da localidade de Maria Mendonça, zona rural do município de Trajano de Moraes, são a sensação regional no jogo de xadrez. E não é por menos. Além de conquistarem três vezes o título de melhor equipe nos Jogos Estudantis das Escolas Públicas do Estado (Jeep), agora o município vai ser sede de um campeonato de xadrez organizado pela Federação Estadual de Xadrez (Fexerj).
A garotada de Trajano de Moraes, liderada pelo professor Nilton Riguetti, vem sendo destaque no cenário enxadrístico estadual, pois alcançou marcas que nenhum município da região conseguiu até agora. Essas conquistas se consubstanciaram no que hoje é evidente: a nata do xadrez regional está em terras trajanenses.
O brilhante esforço que o professor Nilton Riguetti e os jovens trajanenses vêm realizando vai ter agora a possibilidade de ser reconhecido por familiares, amigos e admiradores que, impossibilitados de ver essa garotada jogando xadrez nos Jeep, vão poder torcer por eles e ainda vê-los desafiados por jogadores regionais. Essa é a expectativa da Federação: fazer com que o município seja sede de um campeonato regional, onde, além de prêmios, haverá contagem de pontos para o campeonato Interior Absoluto, sendo evento válido também para o Circuito dos Regionais, que classifica para a final do Estadual Absoluto deste ano.
Para quem pensa que a premiação se restringe apenas aos troféus, haverá também premiação em dinheiro para os melhores colocados. Para dar uma idéia, o campeão receberá R$ 400. E como quem está em alta é a garotada de Trajano de Moraes, haverá premiação específica, inclusive para os melhores jogadores trajanenses, e uma premiação especial para os estudantes trajanenses que obtiverem as melhores colocações: 1º Melhor Estudante Trajanense (uma bicicleta), 2º Melhor Estudante Trajanense (um MP3) e 3º Melhor Estudante Trajanense (um celular).
O xadrez hoje é uma realidade em Trajano, tanto que a cidade contempla inclusive um Clube de Xadrez em pleno funcionamento, motivo de inveja para vários municípios da região. Segundo argumenta o professor Nilton Riguetti, mais do que uma diversão, é um prazer. O exercício do jogo do xadrez é conhecido por benefícios intelectuais, contribuindo inclusive para despertar o interesse do praticamente em avançar nos estudos, em desenvolver a concentração.
O Regional do Interior em Trajano de Moraes acontecerá nos dias 2 e 3 de agosto (sábado e domingo), no Ciep Professor Guiomar Gonçalves Neves, no Centro da cidade. Os interessados em participar deverão estar no local às 9 horas, sendo importante ressaltar que a competição é aberta inclusive para jogadores não ligados à federação. Maiores informações podem ser obtidas no site da Fexerj ou com o professor Nilton Riguetti, em Trajano de Moraes.