terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRAJANO NO LIVRO DOS RECORDES

XADREZ TRAJANENSE PODERÁ IR PARA O 
LIVRO BRASILEIRO DOS RECORDES

         O xadrez trajanense poderá ser colocado no Livro Brasileiro dos Recordes. O primeiro contato entre a diretoria do CXTM e a entidade já foi feito. A confirmação poderá sair ainda no  mês de fevereiro e  o registro em abril.
          Trata-se de mais um marketing positivo para a cidade que deverá ser lembrada como "A Cidade do Xadrez" a partir de 2012. Pelo menos essa é a expectativa dos dirigentes da Clube de Xadrez Trajano de Moraes. "Não estamos medindo esforços para que o xadrez trajanense seja reconhecido a nível estadual e nacional" - explica a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi.
          Para conseguir o registro do Livro Brasileiro dos Recordes algumas etapas terão que ser vencidas e a diretoria espera ter o apoio do poder público para realizá-las. Segundo Nilton Riguetti, responsável pelo marketing da Clube, a municipalidade só tem a ganhar com o registro no Livro dos Recordes: "Acredito que o principal interessado deve ser a Prefeitura, já que estaremos, mais uma vez, divulgando positivamente o nome do município e registrando uma marca para nossa cidade. Todas as cidades têm a sua marca, o que a identifica. No nosso caso o xadrez é o melhor exemplo por tudo que conquistamos" - afirmou.
          A diretoria do CXTM está correndo contra o tempo para garantir que seja possível o registro. Segundo a presidente, Ana Cláudia, as etapas a serem vencidas já estão com o tempo correndo. "Cada dia que passa, menor nossa chance. Temos que mobilizar uma força tarefa e até o início de março apresentarmos um planejamento, se não tudo estará perdido" - concluiu. 
          Um dos empecilhos para a concretização do feito é o período de carnaval, onde  a evolução é muito lenta, devido aos trâmites burocráticos que não acontecem nesses dias. "Vamos tentar agendar com o Prefeito Carlinhos o mais rápido possível para saber do interesse municipal e tentar viabilizar uma parceria" - afirmou Riguetti. Segundo ele, sem a participação do município vai ser muito difícil cumprir as etapas previstas e garantir o registro.
          O município de Trajano de Moraes tem sido destaque na grande mídia pelas conquistas do xadrez em competições regionais e estaduais. Recentemente, os sites CONEXÃO PROFESSOR E CONEXÃO ALUNO publicaram uma entrevista com o professor e técnico de xadrez, Nilton Riguetti,  que detalhou para o portal o projeto de xadrez implantado na E.E. Maria Mendonça. A reportagem ainda está no ar e sendo lida por milhares de pessoas diariamente, já que professores e alunos da rede estadual usam o CONEXÃO com importante fonte de consulta. Caso seja concretizado o registro de recorde no Livro Brasileiro dos Recordes será mais uma importante vitória do Clube de Xadrez Trajano de Moraes no seu objetivo de que a cidade de Trajano de Moraes seja reconhecida como "A Cidade do Xadrez" em 2012.