terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

JORNAL O GLOBO - 13/12/09

Jogada de mestre

Em Trajano, alunos levam ouro no xadrez em olimpíada
 
● TRAJANO DE MORAES. Mesmo com infraestrutura precária — a cidade não tem esgoto tratado e quase 100% das estradas são de terra —, Trajano de Moraes driblou as dificuldades e colocou filhos de agricultores sob os holofotes da rede pública estadual de ensino. Desde que começou a participar das disputas de xadrez das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio, em 2005, a escola Maria Mendonça, na zona rural da cidade, acumula medalhas de ouro. Na categoria por equipes, é tetracampeã no feminino, e este ano conquistou também a vitória por equipe no masculino.
          Fruto do esforço do professor de educação física Nilton Riguetti, que encontrou nos tabuleiros feitos de cartolina e peças de tampinhas de garrafas PET poderosas armas para aumentar o poder de concentração e autoestima dos alunos.
            — Como os jogos demoram de uma a duas horas e exigem raciocínio, os estudantes se tornam mais disciplinados e concentrados nos estudos. E os troféus elevam a autoestima.
              Quézia Müller Coelho, 14 anos, é uma das que participaram das olimpíadas este ano. Sorte de principiante ou não, levou a medalha de ouro na categoria individual feminina até 14 anos.
              — Já esperava ganhar, treinei muito — diz, sem modéstia.
              Com o bom desempenho dos alunos, Riguetti já pensa grande. A meta é fazer do xadrez hobby de 15% da população, transformando Trajano em referência do esporteno estado. (Danielle Nogueira)