terça-feira, 13 de março de 2012

CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS

ESCOLA MARIA MENDONÇA TEM EXPERIÊNCIA POSITIVA COM CONCURSO DE REDAÇÃO

Os jurados fizeram a escolha do texto
pela internet e os alunos ficaram sabendo do
resultado "ao vivo"

          A E.E. Maria Mendonça, sempre inovando, e considerada uma das melhores escolas do Estado do Rio de Janeiro, mais uma vez se consolida com um projeto inovador.  Os alunos, que sempre participam de concursos e olimpíadas, já têm a experiência de competir e se darem bem em diversas competições. Exemplos mais famosos são o Projeto de Xadrez e o de Badminton, ambos com reconhecimento a nível estadual.
          Desde o ano passado, os alunos também se destacam nas Olimpíadas de Astronomia e vários alunos foram premiados, sendo dois com a medalha de prata oferecido pela Sociedade Brasileira de Astronomia, organizadora da Olimpíada. Também na OBMEP, Olimpíadas de Matemática, os alunos representam a escola com maestria. Este ano, dos 3 premiados com medalha de honra ao mérito no município, 2 são da escola.
          Em 2011, os alunos aderiram a outra competição que vale a experiência: o Concurso Internacional de Cartas, realizado pelos  Correios.
          Para este ano, o professor Nilton resolveu inovar e contou com a internet para isso. Dos sete jurados, seis usaram a rede social para escolher, julgar e comentar sobre as redações. Os alunos receberam pseudônimo e os jurados foram escolhidos pela sua capacidade de julgar os textos apresentados.
          O resultado só foi conhecido pelos alunos  e pelo professor durante a aula, quando o professor Nilton "abriu os envelopes" (e-mails) com as notas para cada redação. "Nosso objetivo era dar maior glamour ao concurso e imitar a premiação do Oscar, quando os premiados são conhecidos na hora. Acredito que os alunos se sentirão ainda mais motivados de agora em diante, sabendo que podem ser julgados por pessoas de outras cidades e outros estados", podera o Nilton Riguetti, professor de Língua Portuguesa e de Educação Física.