sábado, 24 de março de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012

E.E. MARIA MENDONÇA SE PREPARA PARA AS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012

As equipes de badminton e de xadrez serão
definidas até o dia 30 de março

          Tradicional e importante competidora nas Olimpíadas Escolares, a E.E. Maria Mendonça iniciou a seletiva para as Olimpíadas Escolares de 2012 no mês de  fevereiro e, após mais de 30 dias de competição interna, os atletas começam a garantir as suas vagas para as competições de xadrez e de badminton.
          O Objetivo do professor Nilton Riguetti, responsável pelo treinamento das crianças, é manter o nível de jogo e a concentração dos alunos, sobretudo na competição de xadrez, em que a escola é campeã ano a ano, desde 2005. "Não podemos perder o foco da competição. O fato de sermos campeões nos dá ainda mais responsabilidade. Precisamos manter nosso treinamento para representarmos dignamente nosso município, independente do resultado", ponderou.
          Para este ano, a preocupação maior do professor  é com a grande renovação que a equipe A, de 12 a 14 anos,   vai sofrer: "Perdemos importantes  atletas que mudaram de categoria ou saíram da escola. Na equipe masculina só ficou Wíverson, o atual campeão da escola, e na feminina, só temos Josiane, atual medalhista de bronze nas Olimpíadas. Teremos  que preparar outros 5 atletas para comporem cada categoria", afirmou.
          Nas Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, também competem alunos da Categoria B, de 15 a 17 anos. Nesta categoria, as mudanças das equipes são menores e o professor Riguetti aposta na experiência de alguns alunos para  superar as dificuldades: "Eles já têm experiência de competição e podem ajudar as suas equipes, inclusive na fase de treinamento, que se inicia em abril". Na equipe masculina, a escola conta com Lucas Malavazi da Silva, campeão das Olimpíadas Escolares em 2010, ainda pela categoria A, além de outros atletas vencedores em vários torneios. 

nossa equipe de badminton será sucesso estadual"

          A equipe de badminton também está em sua seletiva final e a expectativa do professor é melhorar o rendimento dos alunos nas Olimpíadas Escolares. Em 2011, a escola conquistou o vice campeonato individual, com a aluna Vívian Hélia, além do vice-campeonato feminino e do 3º lugar masculino, ambos por equipes. "Agora, nosso treinamento se intensificou e nossa equipe será ainda mais forte que no ano passado. Vamos tentar subir ao pódio com mais alunos", afirmou, entusiasmado, o professor Nilton.
          Ele acredita que o badminton é um esporte que dará muita visibilidade ao município de Trajano de  Moraes, assim como aconteceu com o xadrez: "Tenho a esperança que nossa equipe de badminton será sucesso estadual num curto período. Minha expectativa é ter um atleta convocado para a seleção estadual até 2013", sonha o professor.
          Recentemente, o projeto de badminton da escola de Maria Mendonça, realizado pelo professor Nilton Riguetti, foi destaque da INTERTV, emissora afiliada à Rede Globo, numa reportagem de quase 10 minutos. A emissora mostrou detalhes do jogo, além de entrevistar os alunos e o professor Riguetti, que disse de sua missão em fazer com que os alunos tenham o direito de sonhar e de acreditar que seus sonhos podem se transformar em realidade.          
          Parece que isso já está acontecendo para os alunos da E.E. Maria Mendonça, cuja auto-estima é trabalhada dia-a-dia, e os sonhos de serem campeões são renovados a cada treinamento e viram realidade em cada competição que participam.