E.E. MARIA MENDONÇA SE PREPARA PARA AS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012
As equipes de badminton e de xadrez serão
definidas até o dia 30 de março
definidas até o dia 30 de março
Tradicional e importante competidora nas Olimpíadas Escolares, a E.E. Maria Mendonça iniciou a seletiva para as Olimpíadas Escolares de 2012 no mês de fevereiro e, após mais de 30 dias de competição interna, os atletas começam a garantir as suas vagas para as competições de xadrez e de badminton.
O Objetivo do professor Nilton Riguetti, responsável pelo treinamento das crianças, é manter o nível de jogo e a concentração dos alunos, sobretudo na competição de xadrez, em que a escola é campeã ano a ano, desde 2005. "Não podemos perder o foco da competição. O fato de sermos campeões nos dá ainda mais responsabilidade. Precisamos manter nosso treinamento para representarmos dignamente nosso município, independente do resultado", ponderou.
Para este ano, a preocupação maior do professor é com a grande renovação que a equipe A, de 12 a 14 anos, vai sofrer: "Perdemos importantes atletas que mudaram de categoria ou saíram da escola. Na equipe masculina só ficou Wíverson, o atual campeão da escola, e na feminina, só temos Josiane, atual medalhista de bronze nas Olimpíadas. Teremos que preparar outros 5 atletas para comporem cada categoria", afirmou.
Nas Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, também competem alunos da Categoria B, de 15 a 17 anos. Nesta categoria, as mudanças das equipes são menores e o professor Riguetti aposta na experiência de alguns alunos para superar as dificuldades: "Eles já têm experiência de competição e podem ajudar as suas equipes, inclusive na fase de treinamento, que se inicia em abril". Na equipe masculina, a escola conta com Lucas Malavazi da Silva, campeão das Olimpíadas Escolares em 2010, ainda pela categoria A, além de outros atletas vencedores em vários torneios.
" nossa equipe de badminton será sucesso estadual"
A equipe de badminton também está em sua seletiva final e a expectativa do professor é melhorar o rendimento dos alunos nas Olimpíadas Escolares. Em 2011, a escola conquistou o vice campeonato individual, com a aluna Vívian Hélia, além do vice-campeonato feminino e do 3º lugar masculino, ambos por equipes. "Agora, nosso treinamento se intensificou e nossa equipe será ainda mais forte que no ano passado. Vamos tentar subir ao pódio com mais alunos", afirmou, entusiasmado, o professor Nilton.
Ele acredita que o badminton é um esporte que dará muita visibilidade ao município de Trajano de Moraes, assim como aconteceu com o xadrez: "Tenho a esperança que nossa equipe de badminton será sucesso estadual num curto período. Minha expectativa é ter um atleta convocado para a seleção estadual até 2013", sonha o professor.
Recentemente, o projeto de badminton da escola de Maria Mendonça, realizado pelo professor Nilton Riguetti, foi destaque da INTERTV, emissora afiliada à Rede Globo, numa reportagem de quase 10 minutos. A emissora mostrou detalhes do jogo, além de entrevistar os alunos e o professor Riguetti, que disse de sua missão em fazer com que os alunos tenham o direito de sonhar e de acreditar que seus sonhos podem se transformar em realidade.
Parece que isso já está acontecendo para os alunos da E.E. Maria Mendonça, cuja auto-estima é trabalhada dia-a-dia, e os sonhos de serem campeões são renovados a cada treinamento e viram realidade em cada competição que participam.