domingo, 27 de novembro de 2011

XADREZ COM TAMPINHAS DE GARRAFAS PET

E.E. MARIA MENDONÇA REALIZA 
II TORNEIO DAS TAMPINHAS

O troféu deste ano é em homenagem ao saudoso 
professor Ilton Magalhães

          A Escola Estadual Maria Mendonça premiou os campeões do II Torneio das Tampinhas, competição de xadrez realizado com peças improvisadas com tampinhas de garrafas pet. O objetivo do torneio é manter viva a história do início do xadrez na escola. 

Alunos durante a premiação

          Em 2005, o professor Nilton Riguetti iniciou a prática de xadrez com apenas 1 tabuleiro oficial. Acreditando que seria impossível a prática rotineira e por todos os alunos com apenas um conjunto, elaborou uma gincana na qual uma das tarefas era que os alunos criassem peças de xadrez com material reciclado de fácil acesso. A solução encontrada pelos alunos e adotada imediatamente pelo professor foi a confecção de tabuleiros em papel cartolina, pintados com lápis de cera, e peças confeccionadas com tampinhas de garrafa pet. 
          Pela praticidade e pela abundância da matéria prima, os alunos puderam praticar com mais intensidade o jogo e tornaram-se, logo no primeiro ano, campeões das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, fato que vem se repetindo e que levou a E.E. Maria Mendonça à 7ª conquista consecutiva este ano, inclusive numa disputa muito mais difícil, já que os alunos tiveram que disputar contra competidores de escolas particulares, o que transformou o resultado final num dos grandes feitos de sua história.

Equipe campeã - Maracanãzinho - 2010

          O Torneio das Tampinhas relembra o passado do xadrez na escola homenageando o passado de Trajano de Moraes. A cada ano, a competição homenageia uma personalidade do município, sobretudo alguém ligado à educação e à cultura. No ano passado, a homenageada foi a professora Zélia Alves Fajardo e neste ano quem recebeu a merecida homenagem foi o professor Ilton Magalhães, que faleceu há poucos meses. "A nossa ideia é homenagear em vida as pessoas que fizeram parte de nossa história. Infelizmente, o professor Ilton partiu antes", lamentou-se Riguetti.

Prof Ilton, à esquerda, apoiando também o carnaval em Trajano

          Ilton Magalhães foi um professor de muito respeito e querido pelos trajanenses. Foi Secretário Municipal de Educação e grande incentivador da cultura e da arte em Trajano de Moraes. Foi responsável pela conquista de importantes avanços para a área educacional da cidade. Foi sob sua gestão como secretário, por exemplo, que a E.E. Maria Mendonça iniciou a oferta do 2º segmento do Ensino Fundamental, do 6º ano 9º ano, antigo ginásio. "Nada mais justo que a escola homenageie hoje o responsável por dar aos nossos jovens essa oportunidade de estarem estudando e, consequentemente, praticando o xadrez", ponderou o professor Nilton.

Dep Comte, professoras Norma, Raquel e Joailda (diretora)

          Os troféus foram entregues durante a visita do Deputado Estadual Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ. Quem representou a família foi a professora Norma Lúcia, que leciona na escola e é irmã do professor Ilton. Ela disse de sua satisfação em ter o nome do seu irmão sendo lembrado: "Fico muito feliz por essa homenagem e agradeço ao professor Nilton pela lembrança do nome do meu irmão", disse, emocionada.

Professora Norma representando a família Magalhães

        O campeão masculino, Patrick Gonçalves Muzi, conquistou o bicampeonato, já que também tinha vencido o torneio no ano passado. A campeã feminina foi Vívian Hélia Ribeiro Riguetti, que também se destacou no projeto de badminton da escola, sendo vice-campeã estadual das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.

Campeão Patrick

          A classificação final ficou assim:

Masculino

Campeão -> Patrick Gonçalves Muzi
Vice -> José Vítor Ribeiro da Costa
3º lugar -> Sávio Lessa da Silva
4º lugar -> Wíverson Ribeiro Riguetti

Feminino

Campeã -> Vívian Hélia Ribeiro Riguetti
Vice -> Patrícia Gonçalves Muzi
3º lugar -> Lídia Wenderoscky Ximenes 
4º lugar -> Poliana Ponciano Ribeiro