quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CLUBE DE XADREZ SE REÚNE COM O PREFEITO

PREFEITO CARLINHOS SE REÚNE COM
DIRETORIA DO CLUBE DE XADREZ

        O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, reuniu-se com a diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM - para viabilizar uma parceria que seja possível a ambos. O encontro aconteceu na última terça-feira, 14, na sede do Telecentro Comunitário Xeque-Mate, na localidade de Maria Mendonça.
        O objetivo do encontro foi minimizar os últimos desencontros entre a Prefeitura Municipal e o Clube de Xadrez. O prefeito Carlinhos se comprometeu a apoiar no que for possível e disse que sempre esteve pronto a colaborar com a entidade. Os diretores frisaram a importância que a entidade tem no cenário estadual e a divulgação positiva que faz na imprensa regional a cerca do município de Trajano de Moraes. "Acreditamos que o Clube de Xadrez Trajano de Moraes é um motivo de muito orgulho para o município e, por isso, entendemos que a Prefeitura deve ser nossa principal parceira", afirmou Nilton Riguetti, responsável pelo marketing da entidade.
        Uma das principais reivindicações da diretoria é em relação a participação dos alunos trajanenses em competições a nível estadual. "Somos campeões de competições importantes e isso tem feito com que o município de Trajano de Moraes seja respeitado e convidado para outros eventos, como é o caso do Mundial de Xadrez que acontecerá no ano que vem", esclareceu Ana Cláudia Malavazi, presidente do CXTM.
        Este ano o município deixou de participar de competições importantes e a diretoria pretende se reorganizar para que isso não aconteça no ano que vem. "Vamos viabilizar novos patrocínios para que nossos campeões possam continuar sua bonita jornada na conquista da cidadania plena e de dignidade", concluiu Nilton.
        Ao final do encontro, porém, nada ficou acertado em relação à visita do tricampeão brasileiro, Darcy Lima, em Trajano de Moraes no dia 17 de outubro. A expectativa é que outras reuniões aconteçam para que a Prefeitura participe do evento. "Ainda não discutimos como será a participação da Prefeitura no evento, mas esperamos que possa ser nossa primeira parceria após essa reunião", entusiasmou-se Ana Cláudia.
        O Clube de Xadrez Trajano de Moraes, em parceria com a Escola Estadual Maria Mendonça, mantém 120 crianças e adultos em atividade constante de xadrez. O município é considerado pela Federação Estadual um importante centro de xadrez e o projeto de xadrez escolar é destaque por suas conquistas.
        Para o professor Nilton Riguetti, o município de Trajano de Moraes atingiu um patamar de qualidade que não tem mais volta: “Daqui pra frente temos que participar de outras competições mais importantes, que exijam mais dos nossos alunos. Queremos que tenham o direito de ampliar seus horizontes e superar seus limites atuais. Afinal, temos o melhor projeto de xadrez escolar do Estado do Rio de Janeiro”, ponderou o professor, que é técnico hexacampeão das Olimpíadas Escolares Estaduais.
        A diretoria do CXTM pretende incluir no calendário de 2011 a participação no Brasileiro Escolar e no Campeonato Mundial sub 20 que acontecerá no Brasil. Também está na lista de prioridades a participação em competições da FEXERJ que qualificam os trajanenses com pontos no ranking oficial. De acordo com Felipe Assis da Costa, Secretário do Clube de Xadrez, a entidade tem ainda outras ambições para o ano que vem: “Hoje o CXTM é o 13º colocado entre todos os clubes do Estado. Pretendemos estar entre os 10 primeiros em 2011. Para isso, precisamos melhorar a pontuação dos nossos jogadores e isso só é possível com a participação em competições oficiais”, afirmou.