quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TRAJANENSE VAI A BELÉM COMO TÉCNICO DA EQUIPE DE XADREZ DO RIO DE JANEIRO

Nilton Riguetti foi o técnico oficial 
pelo 2º ano consecutivo 

          O professor Nilton Riguetti foi o técnico oficial de xadrez da delegação que representou o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA). A competição aconteceu entre os dias 08 e 10 de novembro e contou com a participação de todos os campeões estaduais de xadrez da categoria entre 15 e 17 anos. 
          
Técnicos estaduais em Belém

          Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB, em parceria com o Ministério do Esporte e com as Organizações Globo e são considerados o maior evento esportivo do Brasil.  A competição cresce a cada ano e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes, de acordo com informações do próprio COB.


Os JEJ são realizados pelo COB


          Além de Riguetti, o município de Trajano de Moraes também enviou para Belém a atleta Poliana Ponciano Ribeiro, do projeto de xadrez de Maria Mendonça. Poliana é a atual campeã estadual de xadrez da categoria e foi para Belém para competir entre as 27 melhores jogadoras do Brasil, um marco para o município de Trajano de Moraes, que a cada dia se torna mais presente no meio enxadrístico brasileiro. No ano passado, o município já tinha enviado a Poços de Caldas a enxadrista Josiane Leal Knupp como representante do Estado e o próprio Riguetti foi o técnico oficial em Cuiabá (MT). O outro representante do Estado do Rio de Janeiro em Belém foi o campeão estadual Miguel Ângelo, da capital fluminense.

Poliana, Miguel e Nilton: Equipe do RJ em Belém

          O professor Nilton se prepara agora para os novos desafios e se mostra otimista para o futuro: "Estamos construindo, passo a passo, uma história importante com esses jovens talentosos que temos. Os desafios são grandes, mas nossa caminhada em 2014 contará com importantes apoios", afirmou. Riguetti se refere com carinho ao projeto que será implantado no ano que vem e que tenderá a transformar o projeto existente em excelência no xadrez escolar brasileiro. Na semana que vem, com a chancela FEXERJ, Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, o município realizará o Estadual Escolar, com a participação de diversos campeões estaduais em diversas categoria. Durante o torneio, o professor Nilton anunciará a primeira parceira para a implantação do "Projeto de Excelência e Inclusão em Xadrez Escolar - PEIXE, ensinando a pescar". Segundo ele, o objetivo é formar atletas para competir em igualdade de condições com os melhores jogadores do Brasil: "A Poliana e a Josiane são exemplos recentes de que estamos no caminho certo. Mas nosso projeto possui 15 atletas nesse mesmo nível. O objetivo é dar excelência a esses e aos próximos campeões de nosso projeto", declarou.

Poliana entre as melhores do Brasil