sábado, 12 de outubro de 2013

TRAJANO DE MORAES SEDIA ETAPA DO ESTADUAL DE XADREZ

Regional do Interior acontecerá nos dias
 26 e 27 de outubro e é organizado
pela FEXERJ , Federação Estadual

          A Federação Estadual de Xadrez - FEXERJ, confirmou para os dias 26 e 27 de outubro, a realização de uma etapa do Estadual de Xadrez em Trajano de Moraes. O município, pela 3ª vez, vai sediar o evento, que receberá importantes jogadores de xadrez do Estado do Rio. O Presidente da FEXERJ, Alberto mascarenhas, confirmou o evento como forma de prestigiar o Clube de Xadrez Trajano de Moraes que está sem atividades desde 2011. Para o presidente, um município com o histórico de campeão que tem Trajano de Moraes, precisa participar mais das atividades da FEXERJ.


          Para o professor Nilton César Riguetti, responsável pelo projeto de xadrez na cidade, será mais uma oportunidade que os alunos do projeto terão para competir em alto nível, com jogadores adultos e com muita experiência em competições. "Há muito tempo não conseguimos realizar um evento desse nível. Agradecemos ao presidente Mascarenhas pelo incentivo e a oportunidade que está dando ao nosso município", afirmou.

Darcy Lima, tricampeão brasileiro, e Alberto Mascarenhas, presidente da FEXERJ

          O Regional do Interior acontece em algumas cidades do interior. Apesar de o município de Trajano de Moraes não oferecer infra-estrutura adequada para um evento de maior porte, a FEXERJ prestigia o professor Riguetti pelo trabalho realizado. Alunos do projeto de xadrez escolar realizado em Maria Mendonça são destaques em competições estaduais e, desde 2012, vêm representando o Estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude, o maior evento esportivo do Brasil, que reúne os campeões de cada Estado. 

O COB realiza os JEJ

          No ano passado, Maria Mendonça enviou a estudante Josiane Leal Knupp para Poços de Caldas e, em 2013, a campeã estadual da categoria foi Poliana Ponciano  Ribeiro, que sairá de Maria Mendonça para representar o Estado do Rio de Janeiro em Belém (PA), na competição nacional, que reúne apenas os campeões estaduais. O professor Nilton também representou o Estado do Rio, sendo o técnico oficial em Cuiabá (MT) em 2012 e convidado para ser o técnico em Belém, em novembro deste ano.

Nilton Riguetti, técnico em Cuiabá (2012)