segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CLUBE DE XADREZ REALIZA O MAIOR CAMPEONATO DO BRASIL

TRAJANO DE MORAES ENTRA PARA O
 LIVRO DOS RECORDES

          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes realizou, no dia 17 de setembro de 2011, o MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ EM COMUNIDADE AGRÍCOLA e colocou o município no Livro dos Recordes Brasileiros, o RANKBRASIL.
          A Festa do Xadrez Trajanense aconteceu em Maria Mendonça, no 4º distrito do município, onde existe o melhor projeto de xadrez escolar do Estado do Rio de Janeiro.

 

          Cento e trinta e cinco competidores participaram do evento que entra para a história do município de Trajano de Moraes e o coloca como um dos mais importantes centros enxadrísticos do Brasil. Para o idealizador do projeto e presidente do CXTM, Nilton Riguetti, o objetivo foi plenamente atingido. "Estamos muito felizes por darmos esse importante passo para que o município de Trajano de Moraes seja reconhecido nacionalmente como excelência na prática do xadrez escolar", afirmou.

         
          O recorde foi acompanhado de perto pela auditora do Rankbrasil, Camila Geliane de Cristo, responsável pela pesquisa e fiscalização de recordes em várias partes do país. A auditora veio diretamente de Curitiba, exclusivamente para o evento, e entregou ao professor Nilton a camisa comemorativa do feito e o troféu que oficializou a marca: "Conferimos ao Clube de Xadrez Trajano de Moraes o recorde nacional por ter realizado o Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola nesta data. Assim sendo, entregamos este troféu para consolidar esse grande feito", falou.


          O município de Trajano de Moraes mais uma vez se destaca através do xadrez. Este ano, a cidade já havia conquistado o título de campeã das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, superando, inclusive, as escolas particulares que participaram dos jogos no Maracanãzinho.
          A concretização do recorde veio respaldada pelo árbitro oficial do evento, Élcio Mourão, que é reconhecido nacionalmente pela competência e lisura nas competições em que atua. Élcio foi o árbitro principal das Olimpíadas Escolares realizadas no início de setembro em João Pessoa - PB. Também será árbitro do Mundial que será realizado em novembro na cidade de Caldas Novas, em Goiás. Sua mais importante arbitragem foi em 2009 quando foi um dos árbitros do Mundial da Turquia, na cidade de Antalya.


          Quem também prestigiou o evento foi o Mestre Internacional Luís Rodi, uruguaio que compete oficialmente pela Argentina. Rodi conquistou há pouco o título de MI e está pleiteando o título de Grande Mestre, o que pretende conquistar ainda este ano, com a participação em competições internacionais. 


          Na véspera do Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola, o MI Rodi disputou uma simultânea contra oa alunos trajanenses, como forma de prestigiar o evento e de incentivar os jovens a competirem em grande nível. Os alunos sentiram-se honrados em poder participar de um jogo contra um Mestre Internacional de Xadrez, proporcionada pelo CXTM: "É uma honra para nós termos esse privilégio de jogar contra um jogador de nível internacional", afirmou Sávio Lessa, um dos campeões da E.E. Maria Mendonça.


          A organização do evento considerou que a vinda do uruguaio a Maria Mendonça foi mais uma vitória do xadrez trajanense que ruma passo a passo na busca de reconhecimento: "Estamos colocando o nome do município no cenário nacional com notícias de vitórias e de sucesso. Temos o reconhecimento de pessoas importantes em todo o Estado e mesmo fora dele. Já passou da hora de sermos respeitados também pelas autoridades municipais", afirmou o presidente do CXTM, Nilton Riguetti.