quinta-feira, 23 de junho de 2011

XADREZ TRAJANENSE NO GLOBO ESPORE

XADREZ TRAJANENSE NO GLOBO ESPORTE

          O sucesso do projeto de xadrez em Trajano de Moraes conquista mais um espaço na mídia nacional, sendo matéria num dos mais conceituados veículos esportivos do Brasil. O portal de notícias esportivas da Rede Globo, o Globoesporte.com divulgou, no dia 16 de junho, a trajetória de sucesso do xadrez trajanense através de uma entrevista exclusiva com o professor Nilton Riguetti, responsável pelo projeto.
         A reportagem aborda o início da prática de xadrez na Escola Estadual Maria Mendonça, no 4º distrito de Trajano de Moraes, e as dificuldades de manutenção do projeto, que não conta com o apoio de órgãos públicos. A publicação, presente na categoria "Esportes e personagens, Projetos sociais", do blog das Olimpíadas Escolares, enfatiza as conquistas e os projetos futuros da escola e do Clube de Xadrez Trajano de Moraes, que foi criado para dar sequência ao projeto escolar.
         Esta é a 4ª vez que o projeto é matéria em veículo de grande circulação no Estado do Rio de Janeiro. O Jornal o Dia foi o primeiro a destacar o xadrez trajanense, em reportagem especial de duas páginas. Depois, o Jornal o Globo e o Conexão Professor, site oficial da Secretaria Estadual de Educação, também divulgaram o empenho do professor Riguetti em transformar Trajano de Moraes na Cidade do Xadrez em 2012.
           Um dos primeiros passos para se concretizar esse objetivo será dado no dia 17 de setembro, quando o Clube de Xadrez Trajano de Moraes, com o apoio de dezenas de parceiros, realizará o "Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola", evento que obterá registro no Livro dos Recordes.