terça-feira, 30 de novembro de 2010

INFORME Nº 09 - NOVEMBRO 2010

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06 CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 09 - NOVEMBRO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:


->  Telecentro Xeque-Mate fechará as portas -> O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa, com pesar, que encerrou as atividades do Telecentro Xeque-Mate a partir de 01 de novembro, em virtude de não possuir condições financeiras para tocar o projeto. O Telecentro atendia, com internet gratuita, a toda a população do 4º distrito. Durante o período que funcionou, de julho de 2009 até a presente data, foram mais de 5.000 atendimentos. A diretoria do CXTM considera uma perda enorme para as comunidades atendidas e espera poder manter em funcionamento os seus outros projetos.

-> Final do Torneio das Tampinhas  -> O final do Torneio das Tampinhas aconteceu no sábado, dia 22, e culminou com a vitória de Patrick Gonçalves Muzi, no masculino, e Cássia Élen de Oliveira da Silva, no feminino. O torneio homenageou a professora Zélia Alves Fajardo, que será convidada a participar da entrega dos troféus no início de 2011. O Torneio das Tampinhas é realizado como forma de preservar a memória do início da prática do xadrez no município de Trajano de Moraes. Foi com treinamento com tampinhas de garrafas pet que o município conquistou seu primeiro campeonato nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.

-> Férias do CXTM -> O Clube de Xadrez estará de férias durante os meses de dezembro e janeiro e retomará suas atividades a partir de fevereiro de 2011, quando sairá nosso próximo informativo.


-> Projeto de Xadrez é premiado como o melhor projeto cultural e esportivo de 2010 -> O Projeto de xadrez realizado pelo professor Nilton Riguetti em Maria Mendonça foi premiado como o melhor projeto cultural / esportivo de 2010. A premiação aconteceu durante as festividades do dia da Consciência Negra em Visconde de Imbé, quando o Jovens Amigos Ativistas Sociais - JAAS - premiou os melhores do ano no município de Trajano de Moraes em diversas áreas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO DE XADREZ É PREMIADO

Projeto de Xadrez é premiado como o
melhor projeto cultural e esportivo de 2010

          O Projeto de Xadrez realizado há 5 anos em Maria Mendonça acaba de receber a mais importante premiação do município de Trajano de Moraes. O Grupo de Jovens e Amigos Ativistas Sociais - JAAS, durante as festividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, premiou o professor Nilton Riguetti com o Troféu JAAS de Melhor Projeto Cultural e Esportivo de Trajano de Moraes em 2010.
          O evento aconteceu no último dia 27 de novembro, em Visconde de Imbé, 2º distrito de Trajano de Moraes. O Grupo Jovem, que realiza a festa há 6 anos, faz a premiação aos personagens que fizeram a diferença durante o ano.
          A premiação da categoria foi em reconhecimento ao sucesso conquistado pelo projeto de xadrez, que sagrou-se hexacampeão estadual das Olimpíadas Escolares e recebeu, em 2010,  a visita de Darcy Lima, Grande Mestre de xadrez, que já foi considerado o melhor jogador de xadrez do mundo.
          Para o professor Nilton Riguetti, o prêmio é de grande importância, "já que premia o sucesso da auto-estima e da dignidade das crianças e jovens trajanenses que participam do projeto". São mais de 120 crianças que praticam o esporte  e que conquistaram um estrondoso sucesso a nível estadual e o reconhecimento da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX. "Quero agradecer, de coração, ao JAAS esse prêmio e dedicar aos meus alunos, os verdadeiros merecedores de toda homenagem. Fico ainda mais feliz por saber que o reconhecimento vem do povo, de uma organização popular, uma vez que o reconhecimento do poder público não existe", afirmou Riguetti. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INFORME Nº 8 - OUTUBRO DE 2010

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06 CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 08 - OUTUBRO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:


->  Troféu Darcy Lima -> O Clube de Xadrez Trajano de Moraes realizou no dia 16 de julho o Troféu Darcy Lima. A competição foi em homenagem ao Grande Mestre Internacional, que veio a Trajano como uma homenagem ao professor Nilton Riguetti. Os campeões receberam os trofeus das mãos do próprio Darcy, no dia 17. O grande campeão foi Sávio Lessa da Silva, que também havia vencido o Trofeu Selmo Bastos. Em 2º ficou Vívian Hélia Riguetti, em 3º Wíverson Ribeiro Riguetti e em 4º Lohan Lage Pingone. Os melhores colocados foram classificados para disputar uma simultânea contra o Darcy, no dia 17. O evento contou com a participação da União dos Jovens Trajanenses, UJT, que ajudou na organização.

-> Darcy Lima em Trajano de Moraes - Esteve em Trajano de Moraes no dia 17 de outubro o tricampeão brasileiro e bi sulamericano, Darcy Lima.  O campeão veio participar de uma simultânea, jogando contra 12 trajanenses ao mesmo tempo. O Grande Mestre Internacional fez questão de vir ao município parabenizar o professor Nilton Riguetti pelo excelente trabalho feito com as crianças e jovens trajanenses. Ao todo, são mais de 120 atletas envolvidos no projeto. A iniciativa foi combinada entre Nilton e Darcy durante as competições das Olimpíadas Escolares, em julho, no Maracanãzinho, quando os alunos do professor Riguetti conquistaram o hexacampeonato estadual da categoria. O GM enfatizou a importância da participação dos jovens trajanenses em competições a nível nacional e internacional.

->  Simultânea com Darcy Lima -> Os alunos do projeto de xadrez implantado em Trajano de Moraes pelo professor Nilton Riguetti participaram  de uma simultânea com o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Darcy Lima, que já esteve 4 vezes na final do mundial de xadrez e já foi considerado o melhor jogador do mundo. Darcy parabenizou o professor Nilton pela qualidade do trabalho e se colocou a disposição do Clube de Xadrez para auxiliar o xadrez trajanense a participar de competições nacionais e internacionais.  "O xadrez trajanense é um sucesso e vocês precisam  participar de mais competições", afirmou. Durante 1 hora e meia o Grande Mestre jogou contra os alunos do projeto. Segundo palavras do professor Nilton Riguetti, "a presença do Darcy Lima em Trajano é o auge de nossas expectativas. Estamos galgando passo a passo em busca de elevar a auto-estima dessas crianças e nosso sucesso é fruto de humildade e muito trabalho".

-> Nilton Riguetti recebe homenagem pelo sucesso do xadrez -> O professor Nilton Riguetti foi homenageado pelo sucesso do xadrez em Trajano de Moraes.  A homenagem foi uma surpresa feita por Nestor Lopes,  presidente do Museu Dercy Gonçalves, de Santa Maria Madalena, durante a visita do Grande Mestre Darcy Lima. "O professor Nilton merece esse reconhecimento pelo  execente  trabalho feito  com a juventude que participa desse projeto", afirmou Nestor, que já foi vereador em Santa Maria Madalena por diversos mandatos.

->  CXTM tem novo presidente -> No dia 30 de outubro, o Clube de Xadrez Trajano de Moraes elegeu sua nova diretoria para o período 2011/2012. O professor Nilton Riguetti foi eleito para comandar a entidade pelos próximos 2 anos. A posse acontecerá no início de novembro e a prioridade do novo presidente será dar continuidade ao trabalho realizado pela presidente Ana Cláudia e expandir as ações do CXTM. "Os dois anos dessa administração foram vitoriosos. Muitas portas foram abertas para que agora possamos ampliar nosso trabalho", afirmou Riguetti. O presidente eleito espera que os trajanenses possam participar de duas importantes competições em 2011: O Campeonato Brasileiro e o Mundial sub 20, além de confirmar a participação nas competições estaduais e nas Olimpíadas Escolares. Também voltará a ser discutido o registro no Livro Brasileiro dos Recordes, menina dos olhos do professor Nilton.

domingo, 31 de outubro de 2010

CIDADANIA E AÇÃO. UM MOMENTO DE INTEGRAÇÃO

E. E. MARIA MENDONÇA É CAMPEÃ DO
CIDADANIA E AÇÃO. UM MOMENTO DE INTEGRAÇÃO
     (Todas as fotos usadas neste documento são da UJT)


Os alunos que fizeram a prova, Saulo Diniz (UJT) e Nilton Riguetti. (E.E. Maria Mendonça)
       
    A E.E. Maria Mendonça é a campeã da gincana do conhecimento promovida pela União dos Jovens Trajanenses - UJT. O "Cidadania e Ação. Um momento de integração" é uma competição entre estudantes e este ano contou com a participação das principais escolas do 2º segmento do município de Trajano de Moraes.


O evento contou com um grande público
 
        O evento aconteceu na Praça Nilo Peçanha no sábado, dia 23 de outubro, e,  entre as tarefas, estava a exigência de uma apresentação artística e arrecadação de alimentos. A atividade mais importante da gincana, porém, era a realização de uma prova de múltipla escolha contendo 50 questões, com conteúdos das diversas disciplinas que compõem o Ensino Fundamental, 2º segmento (antigo Ginásio).


Alunos de Maria Mendonça fazendo a prova


Correção das provas 

        A E.E. Maria Mendonça, cumprindo sua missão de participar ativamente de atividades esportivas e culturais, apresentou  o Mineiro-Pau, a mais importante manifestação artística do município, que este ano foi tema de documentário do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB. Também cumpriu a tarefa de arrecadação de alimentos e ainda ofereceu aulas de xadrez numa tenda montada pela organização do evento.


Apresentação do Mineiro-Pau
 
Tenda do Xadrez
 
       Para o professor Nilton Riguetti, responsável pela participação da escola no "Cidadania e Ação", a vitória confirmou a qualidade do ensino oferecido na escola de Maria Mendonça: "No ano passado, nossa escola foi a que obteve melhor participação na avaliação feita pelo Governo do Estado. Tivemos 4 alunos premiados com notebooks, a melhor performance do município". A escola também é destaque nas olimpíadas escolares, sendo hexacampeã estadual de xadrez. Além disso, oferece aos alunos aulas de tênis de mesa, peteca e incluirá o badmington no ano que vem. Este ano, os alunos já foram a Petrópolis e ao Rio de Janeiro para ampliar seus conhecimentos.
                         

Nilton recebendo o Certificado de Participação

       Os alunos que fizeram a prova e conquistaram o título para Maria Mendonça, acertando 33 das 50 questões, foram: Matheus Mafortt da Costa (9º ano), Suele da Costa Knupp (9º ano), Patrícia Gonçalves Muzi (8º ano), Patrick Gonçalves Muzi (7º ano) e Wíverson Ribeiro Riguetti (6º ano). Eles foram premiados com câmeras digitais e a escola ganhou uma viagem para um local a ser definido.


Comemoração dos Alunos de Maria Mendonça

       O evento foi um sucesso, destacando-se pela organização, pontualidade e a maciça participação das escolas. Torna-se, para o município de Trajano de Moraes, na mais importante reunião de jovens com intuito de promover intercâmbio cultural. A União dos Jovens Trajanenses sai fortalecida e mostra que é capaz de realizar um grande evento e de mobilizar todas as comunidades trajanenses.
     

União dos Jovens Trajanenses - UJT
Exemplo de Competência 

sábado, 30 de outubro de 2010

GM DARCY LIMA EM TRAJANO DE MORAES

DARCY LIMA EM TRAJANO DE MORAES


        O Clube de Xadrez Trajano de Moraes recebeu, no dia 17 de outubro, o Grande Mestre de xadrez, Darcy Lima. O tricampeão brasileiro e bicampeão sulamericano já foi  considerado o melhor jogador do mundo e esteve em Trajano de Moraes para ser homenageado pela diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes. A presidente do CXTM, Ana Cláudia Thomaz Malavazi, enfatizou que "a vinda do Darcy Lima em Trajano é mais um incentivo para que o nosso trabalho prossiga". A diretoria colocou em disputa o Troféu Darcy Lima, que teve a participação de 16 trajanenses e foi vencido por Sávio Lessa da Silva. Também receberam troféus: Vívian Hélia Riguetti, vice-campeã, Wíverson Ribeiro Riguetti, 3º lugar e Lohan Lage Pignone, 4º lugar. 

 
Vívian, Sávio e Wíverson

  
    GM Darcy Lima destaca o projeto de xadrez trajanense como referência no Estado:

"Quando falamos em xadrez na juventude, todos  se lembram de Trajano. O município é reconhecido pelo trabalho que o professor Nilton vem fazendo desde 2005", disse. "O que vocês precisam é de mais apoio para que possam competir a nível nacional", concluiu. 
        O campeão veio a Trajano acompanhado de Élcio Mourão, árbitro da Federação Internacional de Xadrez e do uruguaio Luís Ernesto Rodi, mestre de xadrez, atualmente competindo em nível internacional pela Argentina.

       
    A União dos Jovens Trajanenses - UJT, foi grande parceira durante o evento. Também estiveram presentes o prefeito Carlinhos, o vereador Celso Bechara e o presidente do museu Dercy Gonçalves, Nestor Lopes. O vereador Celso e Nestor Lopes homenagearam Darcy Lima com diplomas de Honra ao Mérito. 
 
 
                  

Simultânea com o Darcy 

       Os trajanenses tiveram o prazer de participar de uma simultânea contra o Darcy Lima. Onze alunos do projeto do professor Nilton Riguetti jogaram ao mesmo tempo contra o mestre. O último a perder foi  Wíverson.


   

   

     
    Estiveram na simultânea: Lucas, Cássia, Poliana, e Letícia (medalhistas nas Olimpíadas Escolares 2010), além de  Sávio (campeão do trofeu Selmo Bastos e do trofeu Darcy Lima), Wíverson, Vívian,  Izabele, Izabel,  Cosme e  Vinícius (medalhista - Olimpíadas Escolares  2008).  

 
    
 

   
      

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PRÓXIMOS EVENTOS

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/2006  CNPJ: 08.537.285-0001/06
Utilidade Pública Municipal - Lei nº 688/07


P R Ó X I M O S    E V E N T O S


16/10/2010 -> TROFÉU DARCY LIMA
Local: Trajano Social Clube
Das 9:00 às 15:00
Os primeiros colocados participarão da
Simultânea com Darcy Lima, no dia 17/10/10


17/10/10 -> SIMULTÂNEA COM DARCY LIMA
Darcy Lima é tricampeão brasileiro
E estará disputando contra 20 trajanenses ao mesmo tempo
Local: Trajano Social Clube
A partir das 11:30


30/10/10 ->  DESAFIO DAS TAMPINHAS
Troféu: Professora Zélia Alves Fajardo
Em respeito à História
Local: Maria Mendonça
A partir das 9:00 


19/11/10 -> II XADREZ NA PRAÇA
Local: Praça em Trajano
A partir das 9:30

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

INFORME Nº 07 - SETEMBRO 2010

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06              CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 07 - SETEMBRO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:

->  Clube de Xadrez inicia o Desafio das Tampinhas - O CXTM iniciou um dos mais importantes desafios de xadrez: o "Desafio das Tampinhas", que será disputado com peças confeccionadas com tampinhas de garrafa pet. O objetivo é manter viva a memória do início da prática de xadrez na E. E. Maria Mendonça. O trofeu homenageará a professora Zélia Alves Fajardo, numa forma de reconhecimento pelo que a professora representa para a história da cultura em nosso município. A expectativa é que os grandes campeões trajanenses participem da competição.
 
-> Diretoria do CXTM se reúne com o prefeito Carlinhos -> A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes esteve reunida com o Prefeito Municipal, Carlinhos Gomes, com o objetivo de tentar uma parceria que torne possível a participação dos alunos campeões trajanenses nas competições previstas para 2011. Também esteve em pauta o apoio do prefeito para a manutenção do Telecentro Xeque-Mate,  que  oferece internet gratuita para toda a população e já está chegando a 5.000 acessos. A diretoria espera um posicionamento do prefeito, já que está pendente o pagamento de aluguel desde a inauguração do Telecentro em julho de 2009. Na ocasião, o prefeito se comprometeu  a arcar com esta despesa.
 
-> Gestor do Telecentro Xeque-Mate participa de curso de capacitação ->  O gestor do Telecentro Xeque-Mate, Nilton Riguetti, esteve na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25 de setembro participando de um curso de capacitação em gestão de telecentros oferecido pelo Gesac, programa de inclusão digital do Governo Federal.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LINDBERG FARIAS SENADOR!

LINDBERG FARIAS É O MEU CANDIDATO!


    Lindberg Farias representa uma mudança no perfil dos políticos brasileiros. É uma liderança capaz de defender o Estado do Rio em Brasília com competência e força. É a garra da juventude aliada à experiência que possui como prefeito de uma das maiores cidades do Estado. Vamos juntos nessa luta ao Senado Federal, com  Dilma Presidente!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CLUBE DE XADREZ SE REÚNE COM O PREFEITO

PREFEITO CARLINHOS SE REÚNE COM
DIRETORIA DO CLUBE DE XADREZ

        O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, reuniu-se com a diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM - para viabilizar uma parceria que seja possível a ambos. O encontro aconteceu na última terça-feira, 14, na sede do Telecentro Comunitário Xeque-Mate, na localidade de Maria Mendonça.
        O objetivo do encontro foi minimizar os últimos desencontros entre a Prefeitura Municipal e o Clube de Xadrez. O prefeito Carlinhos se comprometeu a apoiar no que for possível e disse que sempre esteve pronto a colaborar com a entidade. Os diretores frisaram a importância que a entidade tem no cenário estadual e a divulgação positiva que faz na imprensa regional a cerca do município de Trajano de Moraes. "Acreditamos que o Clube de Xadrez Trajano de Moraes é um motivo de muito orgulho para o município e, por isso, entendemos que a Prefeitura deve ser nossa principal parceira", afirmou Nilton Riguetti, responsável pelo marketing da entidade.
        Uma das principais reivindicações da diretoria é em relação a participação dos alunos trajanenses em competições a nível estadual. "Somos campeões de competições importantes e isso tem feito com que o município de Trajano de Moraes seja respeitado e convidado para outros eventos, como é o caso do Mundial de Xadrez que acontecerá no ano que vem", esclareceu Ana Cláudia Malavazi, presidente do CXTM.
        Este ano o município deixou de participar de competições importantes e a diretoria pretende se reorganizar para que isso não aconteça no ano que vem. "Vamos viabilizar novos patrocínios para que nossos campeões possam continuar sua bonita jornada na conquista da cidadania plena e de dignidade", concluiu Nilton.
        Ao final do encontro, porém, nada ficou acertado em relação à visita do tricampeão brasileiro, Darcy Lima, em Trajano de Moraes no dia 17 de outubro. A expectativa é que outras reuniões aconteçam para que a Prefeitura participe do evento. "Ainda não discutimos como será a participação da Prefeitura no evento, mas esperamos que possa ser nossa primeira parceria após essa reunião", entusiasmou-se Ana Cláudia.
        O Clube de Xadrez Trajano de Moraes, em parceria com a Escola Estadual Maria Mendonça, mantém 120 crianças e adultos em atividade constante de xadrez. O município é considerado pela Federação Estadual um importante centro de xadrez e o projeto de xadrez escolar é destaque por suas conquistas.
        Para o professor Nilton Riguetti, o município de Trajano de Moraes atingiu um patamar de qualidade que não tem mais volta: “Daqui pra frente temos que participar de outras competições mais importantes, que exijam mais dos nossos alunos. Queremos que tenham o direito de ampliar seus horizontes e superar seus limites atuais. Afinal, temos o melhor projeto de xadrez escolar do Estado do Rio de Janeiro”, ponderou o professor, que é técnico hexacampeão das Olimpíadas Escolares Estaduais.
        A diretoria do CXTM pretende incluir no calendário de 2011 a participação no Brasileiro Escolar e no Campeonato Mundial sub 20 que acontecerá no Brasil. Também está na lista de prioridades a participação em competições da FEXERJ que qualificam os trajanenses com pontos no ranking oficial. De acordo com Felipe Assis da Costa, Secretário do Clube de Xadrez, a entidade tem ainda outras ambições para o ano que vem: “Hoje o CXTM é o 13º colocado entre todos os clubes do Estado. Pretendemos estar entre os 10 primeiros em 2011. Para isso, precisamos melhorar a pontuação dos nossos jogadores e isso só é possível com a participação em competições oficiais”, afirmou.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INFORME Nº 06 - AGOSTO 2010

INFORME Nº 06 - AGOSTO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:

->  Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro - No dia 10 de julho, os campeões trajanenses foram ao Estádio do Maracanã, na sede da SUDERJ, para disputar contra os campeões das escolas particulares, o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro em Fortaleza e em Goiânia, na fase nacional das Olimpíadas Escolares. As alunas Érica Biral Daudt, do CIEP 279, e Cássia Élen de Oliveira da Silva, da E.E. Maria Mendonça, empataram com as campeãs das escolas particulares e precisaram disputar uma espécie de prorrogação, uma segunda série de mata-mata, quando perderam por 2 a 0. O campeão Lucas Malavazi da Silva também perdeu a série por 2 a 0 e o sonho trajanense de representar o Estado do Rio foi mais uma vez adiado. Fica a certeza de que faltou muito pouco, talvez um patrocinador, para que pudéssemos preparar melhor nossas crianças. Mas o sonho não acabou. Quem acredita sempre alcança!

-> Enxadristas trajanenses começam a jogar via satélite -> Os jogadores de xadrez de Trajano de Moraes começaram a disputar jogos através da internet. As partidas acontecem com pessoas de várias partes do Brasil e até de outros países. Os jogos on line têm a duração máxima de 20 minutos e é uma experiência nova, já que podem disputar contra jogadores experientes e ainda conversar, via chat, com a pessoa com quem está jogando. Viva a tecnologia! Viva a internet grátis de Maria Mendonça! Viva o Telecentro Xeque-Mate!

-> Trajanenses ultrapassam 1.000 pontos em rating da Federação Estadual de Xadrez - FEXERJ -> Os alunos do professor Nilton Riguetti começaram a participar de competições oficiais da FEXERJ e já ultrapassam a marca dos 1.000 pontos. O objetivo inicial é que atinjam a marca de 1.600 pontos e possam disputar, em 2011, o Campeonato Estadual Absoluto Classe C. Veja a pontuação dos principais jogadores trajanenses:
Luan da Silva Alves -> 1.352
José Vítor Ribeiro da Costa -> 1.224
Vinícius Fagundes da Silva -> 1.209
Poliana Ponciano Ribeiro -> 1.198
Antônio Luís de Oliveira da Silva -> 1.119
Lucas Malavazi da Silva -> 1.077
Cássia Élen de Oliveira da Silva -> 976

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DESAFIO DAS TAMPINHAS

CLUBE DE XADREZ DE TRAJANO 
REALIZA DESAFIO DAS TAMPINHAS
Trofeu homenageia professora Zélia Alves Fajardo


       O Clube de Xadrez Trajano de Moraes realizará  no mês de setembro o  "Desafio das Tampinhas", competição de xadrez  disputado com  peças  confeccionadas com tampinhas de garrafa pet. O objetivo da diretoria é manter viva a história do xadrez trajanense, desde o início. "Tudo começou com tabuleiros improvisados com papel cartolina e peças feitas com tampinhas de garrafa pet", afirmou Ana Cláudia Thomaz Malavazi, presidente do CXTM.
        Pela falta de material suficiente para o treinamento das crianças da E.E. Maria Mendonça, que disputariam as Olimpíadas Escolares Estaduais em 2005, o professor Nilton Riguetti sugeriu aos alunos que confeccionassem peças de xadrez com material descartável. A ideia que mais fácil se adaptou ao dia-a-dia foi a utilização de tampinhas de garrafa pet. Com isso, a prática de xadrez na escola tornou-se diária e os alunos puderam adquirir técnica suficiente para se tornarem campeões daquelas olimpíadas, sucesso repetido nos anos seguintes.
       Para que a história não seja esquecida, a diretoria resolveu promover o "Desafio das Tampinhas", que será disputado em Maria Mendonça durante o mês de setembro  e homenageará a professora Zélia Alves Fajardo, grande incentivadora da arte e da cultura em Trajano de Moraes. A professora já foi Secretária Municipal de Educação e de Cultura e é uma das responsáveis, entre outras coisas, pelo sucesso da banda de música da cidade.         Para o professor Nilton, a homenagem é em reconhecimento ao que representa a professora Zélia para o município de Trajano de Moraes. "Se queremos preservar a história de sucesso do nosso xadrez, nada mais justo que fazermos uma homenagem a professora Zélia, que também deve ser lembrada pela sua história de sucesso", afirmou.
       Os primeiros colocados, além de receberem a premiação em trofeus, ainda terão o direito de participar da "Simultânea com o Darcy Lima", no dia 17 de outubro. Darcy Lima é Grande Mestre Internacional de Xadrez, tricampeão brasileiro, vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, e estará no município atendendo a um convite do professor Nilton. Na simultânea, o campeão - que já foi considerado o melhor jogador do mundo - disputará uma partida contra 10 jogadores ao mesmo tempo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DARCY LIMA EM TRAJANO

VISITA DE DARCY LIMA SERÁ DIA 17 DE OUTUBRO
Grande Mestre Internacional já foi o melhor do mundo
 Darcy Gustavo Machado Vieira Lima
        A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes está se preparando para receber, no dia 17 de outubro, o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Darcy Lima. A expectativa é muito grande por parte dos organizadores do evento, já que a visita do GMI será um marco na história trajanense.
       Darcy Lima é considerado um dos maiores enxadristas brasileiros, tendo obtido marcas impressionantes no cenário mundial. Tricampeão brasileiro nos anos de 1992, 2002 e 2003, também foi campeão Sulamericano e, em setembro de 2003, foi considerado o melhor jogador de xadrez do mundo por um site russo especializado no esporte.
       Nas Olimpíadas Escolares, evento realizado no Maracanãzinho e que marcou o hexacampeonato trajanense, o GMI Darcy Lima e  o professor Nilton Riguetti tiveram um encontro e combinaram uma visita do campeão ao município de Trajano de Moraes. Lima disse que reconhece o projeto de xadrez realizado no município e se prontificou a fazer uma visita: "Já ouvi falar do projeto e quero conhecê-lo. Essa visita é um compromisso que assumo com você", disse na ocasião. Para o professor Nilton, a visita do Darcy Lima será mais uma vitória do xadrez trajanense: "A presença do Darcy será o auge de nossas expectativas. Ele é um entusiasta do xadrez escolar e será uma grande honra para o município de Trajano de Moraes receber um grande mestre internacional do xadrez em nossa cidade", afirmou.
         Darcy Lima integra a equipe olímpica brasileira desde 1988 a atualmente é Vice Presidente de Relações Exteriores  da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX.  É editor do jornal Xeque-Mate e uma de suas principais metas sempre foi levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, idéia essa que em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.
        A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, acredita que a visita do Darcy Lima vai consolidar ainda mais o projeto "Trajano, Cidade do Xadrez", título que se espera alcançar até o ano de 2012. A presidente do Clube, Ana Cláudia Thomaz Malavazi, está planejando uma recepção a altura do campeão e uma série de atividades para o evento: "Todos os jogadores e admiradores do xadrez da região estarão no município para recepcionar o Darcy. Também teremos atos oficiais e competições que marcarão a data", disse.