domingo, 25 de março de 2012

INTERCÂMBIO DE BADMINTON

NILTON CÉSAR RIGUETTI
&
EQUIPE M.M. DE BADMINTON
 
CONVIDAM PARA INTERCÂMBIO
 
EQUIPE MIRATUS X EQUIPE M.M.
 
Com atletas campeões panamericanos
da Seleção Brasileira de Badminton
 
DIA: 14 DE ABRIL DE 2012
LOCAL: MARIA MENDONÇA
HORA: 10:00
 
-> Seja um parceiro dessa iniciativa, que faz parte de nosso planejamento para colocar nossa equipe entre as 4 melhores do Estado do Rio de Janeiro.
-> Nossa equipe é vice-campeã das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro e nossa aluna, Vívian, conseguiu um importante feito em Duque de Caxias em 2011, sagrando-se vice-campeã das Olimpíadas Escolares, o maior evento esportivo do Brasil.
-> A EQUIPE MIRATUS é responsável pelo melhor projeto de Badminton do Brasil e vários de seus atletas compõem a Seleção Brasileira.
-> Se quiser ser parceiro, entre em contato.

sábado, 24 de março de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012

E.E. MARIA MENDONÇA SE PREPARA PARA AS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012

As equipes de badminton e de xadrez serão
definidas até o dia 30 de março

          Tradicional e importante competidora nas Olimpíadas Escolares, a E.E. Maria Mendonça iniciou a seletiva para as Olimpíadas Escolares de 2012 no mês de  fevereiro e, após mais de 30 dias de competição interna, os atletas começam a garantir as suas vagas para as competições de xadrez e de badminton.
          O Objetivo do professor Nilton Riguetti, responsável pelo treinamento das crianças, é manter o nível de jogo e a concentração dos alunos, sobretudo na competição de xadrez, em que a escola é campeã ano a ano, desde 2005. "Não podemos perder o foco da competição. O fato de sermos campeões nos dá ainda mais responsabilidade. Precisamos manter nosso treinamento para representarmos dignamente nosso município, independente do resultado", ponderou.
          Para este ano, a preocupação maior do professor  é com a grande renovação que a equipe A, de 12 a 14 anos,   vai sofrer: "Perdemos importantes  atletas que mudaram de categoria ou saíram da escola. Na equipe masculina só ficou Wíverson, o atual campeão da escola, e na feminina, só temos Josiane, atual medalhista de bronze nas Olimpíadas. Teremos  que preparar outros 5 atletas para comporem cada categoria", afirmou.
          Nas Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, também competem alunos da Categoria B, de 15 a 17 anos. Nesta categoria, as mudanças das equipes são menores e o professor Riguetti aposta na experiência de alguns alunos para  superar as dificuldades: "Eles já têm experiência de competição e podem ajudar as suas equipes, inclusive na fase de treinamento, que se inicia em abril". Na equipe masculina, a escola conta com Lucas Malavazi da Silva, campeão das Olimpíadas Escolares em 2010, ainda pela categoria A, além de outros atletas vencedores em vários torneios. 

nossa equipe de badminton será sucesso estadual"

          A equipe de badminton também está em sua seletiva final e a expectativa do professor é melhorar o rendimento dos alunos nas Olimpíadas Escolares. Em 2011, a escola conquistou o vice campeonato individual, com a aluna Vívian Hélia, além do vice-campeonato feminino e do 3º lugar masculino, ambos por equipes. "Agora, nosso treinamento se intensificou e nossa equipe será ainda mais forte que no ano passado. Vamos tentar subir ao pódio com mais alunos", afirmou, entusiasmado, o professor Nilton.
          Ele acredita que o badminton é um esporte que dará muita visibilidade ao município de Trajano de  Moraes, assim como aconteceu com o xadrez: "Tenho a esperança que nossa equipe de badminton será sucesso estadual num curto período. Minha expectativa é ter um atleta convocado para a seleção estadual até 2013", sonha o professor.
          Recentemente, o projeto de badminton da escola de Maria Mendonça, realizado pelo professor Nilton Riguetti, foi destaque da INTERTV, emissora afiliada à Rede Globo, numa reportagem de quase 10 minutos. A emissora mostrou detalhes do jogo, além de entrevistar os alunos e o professor Riguetti, que disse de sua missão em fazer com que os alunos tenham o direito de sonhar e de acreditar que seus sonhos podem se transformar em realidade.          
          Parece que isso já está acontecendo para os alunos da E.E. Maria Mendonça, cuja auto-estima é trabalhada dia-a-dia, e os sonhos de serem campeões são renovados a cada treinamento e viram realidade em cada competição que participam. 

terça-feira, 13 de março de 2012

CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS

ESCOLA MARIA MENDONÇA TEM EXPERIÊNCIA POSITIVA COM CONCURSO DE REDAÇÃO

Os jurados fizeram a escolha do texto
pela internet e os alunos ficaram sabendo do
resultado "ao vivo"

          A E.E. Maria Mendonça, sempre inovando, e considerada uma das melhores escolas do Estado do Rio de Janeiro, mais uma vez se consolida com um projeto inovador.  Os alunos, que sempre participam de concursos e olimpíadas, já têm a experiência de competir e se darem bem em diversas competições. Exemplos mais famosos são o Projeto de Xadrez e o de Badminton, ambos com reconhecimento a nível estadual.
          Desde o ano passado, os alunos também se destacam nas Olimpíadas de Astronomia e vários alunos foram premiados, sendo dois com a medalha de prata oferecido pela Sociedade Brasileira de Astronomia, organizadora da Olimpíada. Também na OBMEP, Olimpíadas de Matemática, os alunos representam a escola com maestria. Este ano, dos 3 premiados com medalha de honra ao mérito no município, 2 são da escola.
          Em 2011, os alunos aderiram a outra competição que vale a experiência: o Concurso Internacional de Cartas, realizado pelos  Correios.
          Para este ano, o professor Nilton resolveu inovar e contou com a internet para isso. Dos sete jurados, seis usaram a rede social para escolher, julgar e comentar sobre as redações. Os alunos receberam pseudônimo e os jurados foram escolhidos pela sua capacidade de julgar os textos apresentados.
          O resultado só foi conhecido pelos alunos  e pelo professor durante a aula, quando o professor Nilton "abriu os envelopes" (e-mails) com as notas para cada redação. "Nosso objetivo era dar maior glamour ao concurso e imitar a premiação do Oscar, quando os premiados são conhecidos na hora. Acredito que os alunos se sentirão ainda mais motivados de agora em diante, sabendo que podem ser julgados por pessoas de outras cidades e outros estados", podera o Nilton Riguetti, professor de Língua Portuguesa e de Educação Física. 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

LANÇAMENTO DO PROJETO BADMINTON 2012

EQUIPE MARIA MENDONÇA  DE BADMINTON
LANÇA PROJETO PARA 2012

objetivo é ficar entre as 4 melhores do Estado

         O professor Nilton Riguetti, responsável pela equipe de badminton de Maria Mendonça, lançou, na sexta-feira, dia 24, o Projeto de Badminton para 2012.   O objetivo principal é manter em constante atividade a equipe que no ano passado conquistou o vice-campeonato em uma categoria e ficou em 3º lugar em outra nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.
          Para este ano está prevista a participação da equipe em pelo menos 4 competições estaduais, além de intercâmbio com duas equipes de alto nível da cidade do Rio de Janeiro. Já em abril, o professor Nilton receberá em Maria Mendonça, a equipe MIRATUS, que mantém atletas de alto nível, tendo conquistado, inclusive, campeonatos panamericanos. "Estou muito feliz com a vinda da Equipe Miratus, que possui um dos melhores projetos de badminton do Brasil. O professor Sebastião, responsável pela equipe, se sensibilizou com nosso trabalho e nos fará uma visita", disse Riguetti.
          Um dos objetivos específicos traçados pelo professor Nilton para 2012 está o de figurar entre as 4 melhores equipes do Estado. O projeto também prevê treinamento específico para que a equipe, mais uma vez, suba ao pódio nas Olimpíadas Escolares, em agosto. "Queremos fazer parte da elite do badminton estadual. Para isso, nosso treinamento se intensificará neste ano. Desejo que, em pouco tempo, tenhamos um atleta de nossa equipe integrando a Seleção de Badminton do Estado do Rio de Janeiro", entusiasmou-se o professor Nilton.
          Riguetti sabe, porém, que não será tão fácil cumprir o planejamento, que ele próprio considera ousado. As principais dificuldades é em relação as despesas para a participação nas  competições ao longo do ano em diversas cidades do Estado. Isto porque as competições são realizadas em dois dias, o que exige a hospedagem dos atletas, além de alimentação e transporte para os locais dos jogos. "Pretendemos conquistar o apoio de empresas que sempre nos apoiaram com o projeto de xadrez, como a Transforma e a SERMAP", concluiu.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CAMPEÕES PANAMERICANOS EM TRAJANO

CAMPEÕES PANAMERICANOS
VIRÃO A TRAJANO EM ABRIL

Projeto Miratus é um dos melhores do Brasil

         O projeto de badminton existente em Trajano de Moraes começa a ser reconhecido a nível estadual.  O professor Nilton Riguetti, idealizador do projeto, prevê um ano de sucessos em 2012. O calendário oficial será lançado na próxima sexta-feira, dia 24, na E.E. Maria Mendonça e a expectativa é incluir o município de Trajano de Moraes no seleto grupo dos melhores do Estado do Rio de Janeiro já em 2012. "Pretendemos ficar entre as 4 melhores equipes de badminton do Estado. Para isso, iniciamos nossas atividades em fevereiro e planejamos nosso calendário de competições e de treinamento", afirmou Riguetti.
         Entre as prioridades para 2012 está a vinda da Equipe Miratus de Badminton, da cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá no dia 14 de abril.
         O Projeto Miratus é considerado um dos melhores do Brasil, sobretudo pelo seu alto alcance social. O projeto tem como mentor o professor Sebastião Oliveira, que é referência nacional no esporte. Sebastião é reconhecido em todo o Brasil pelo seu projeto, realizado com crianças carentes da Favela do Chacrinha, na cidade do Rio de Janeiro.
          Hoje, a equipe Miratus já prepara atletas para competições internacionais. Alguns de seus alunos, inclusive, são campeões panamericanos e representam o Brasil em diversas partes do mundo, fazendo parte da Seleção Brasileira de Badminton. Alguns desses alunos estarão em Trajano de Moraes no dia 14 de abril para um intercâmbio com os alunos do professor Nilton Riguetti, que manifestou sua opinião: "É um orgulho muito grande para o município de Trajano de Moraes receber  o Projeto Miratus. Esperamos poder recebê-los dignamente e tratá-los com o respeito que merecem".
          O professor Nilton acredita que o intercâmbio trará maior visibilidade para o projeto e motivará os alunos. A expectativa é conquistar parceiros para tornar realidade o planejamento, que prevê despesas com transporte, alimentação e hospedagem dos alunos, já que a maioria das competições de  badminton é realizada em dois dias, em várias etapas durante o ano. 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CALENDÁRIO BADMINTON 2012

BADMINTON 2012

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES
(SUJEITO A ALTERAÇÕES)

JANEIRO
-> PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

FEVEREIRO
-> LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO 
-> TROFÉU TRANSFORMA DE BADMINTON

MARÇO
-> INÍCIO DO CAMPEONATO ESCOLAR
-> 31/03 & 01/04 - ESTADUAL - DUQUE DE CAXIAS

ABRIL
-> TROFÉU "SEBASTIÃO OLIVEIRA" DE BADMINTON
-> INTERCÂMBIO EQUIPE MIRATUS
-> 28/04 & 29/04 - ETAPA FEDERAÇÃO - UFRJ 

MAIO
-> FESTIVAL DE BADMINTON

JUNHO
-> SELETIVA OLIMPÍADAS ESCOLARES
-> 07/06 & 08/06 - ETAPA FEBARJ - PENHA / RJ

JULHO
-> INTERCÂMBIO - EQUIPE DO RJ

AGOSTO
-> 11/08 - OLIMPÍADAS ESCOLARES

SETEMBRO
-> 30/09 - FESTIVAL DE BADMINTON - PETRÓPOLIS


          ESTE É O CALENDÁRIO PARA OS PRIMEIROS MESES DO ANO. PRECISAREMOS ADAPTÁ-LO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E COM O CALENDÁRIO DA FEDERAÇÃO ESTADUAL E DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE BADMINTON. PORTANTO, ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BADMINTON 2012

BADMINTON 2012

VEM AÍ NOSSO 1º FESTIVAL DE BADMINTON

          EM BREVE, LANÇAREMOS NOSSO CALENDÁRIO PARA 2012. ESTE ANO, PRETENDEMOS PARTICIPAR DE MAIS COMPETIÇÕES ESTADUAIS E COLOCAR NOSSA EQUIPE ENTRE AS 4 MELHORES DO ESTADO. PARTICIPE CONOSCO!

sábado, 10 de dezembro de 2011

2011 - MAIS UM ANO DE VITÓRIAS

2011 - MAIS UM ANO DE VITÓRIAS


O ano da consolidação do projeto de xadrez 
e da implantação do badminton 

         Costumo dizer que sou um abençoado. Tantas bençãos recebidas me remetem ao meu lema de vida: quem acredita sempre alcança. No plano pessoal ou profissional sempre gosto de levar pelo lado otimista. Acredito que pensamento positivo atrai coisas boas.
         Em 2011, vários foram os motivos para comemorar. Vou fazer um resumo como forma de relembrar este ano especial para mim, para o Clube de Xadrez e para a Escola Estadual Maria Mendonça. Priorizarei o plano profissional.
         Iniciei o ano fazendo um curso de arbitragem pela Confederação Brasileira de Xadrez - CBX. O curso aconteceu nos dias 15 e 16 de janeiro na cidade do Rio de Janeiro e fiquei qualificado a arbitrar jogos em todo o território nacional. Ser convidado pela CBX para participar de um curso de arbitragem é motivo de orgulho e compartilho com todos os trajanenses.
          Em Março, iniciei as aulas de badminton na E.E. Maria Mendonça e recebi o incentivo do presidente da Federação Estadual de Badminton - FEBARJ e do responsável pelo Projeto Miratus, um dos maiores projetos de badminton do Brasil. Em julho, nosso projeto já contava com 64 atletas jogando regularmente e o resultado foi o vice-campeonato nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, que nos qualificou para representar o Estado na fase nacional, em João Pessoa - PB.
          Em abril, lançamos a ideia de entrar para o Livro dos Recordes, realizando o "Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola", cujo lançamento oficial aconteceu em 15 de julho e o  grande evento em 17 de setembro, quando registramos 135 pessoas jogando xadrez na comunidade agrícola de Maria Mendonça, colocando o nome do município no cenário nacional
          Em junho, nosso projeto de xadrez foi destaque num dos principais sites de esportes do Brasil, o Globoesporte.com, que contou nossa história desde os tempos em que jogávamos com tampinhas de garrafa pet. 
          Em julho, nossa aluna Vívian Hélia conquistou o vice-campeonato estadual escolar de badminton em Duque de Caxias, honrando nosso município com o direito de representar o Estado do Rio na fase nacional das Olimpíadas Escolares. As portas estavam abertas para que o badminton se tornasse um orgulho em nossa cidade.
          Em agosto fizemos a final de nosso campeonato interno, que contou com a presença de vários campeões escolares de xadrez. A competição masculina foi vencida por Wíverson Riguetti e a feminina teve a conquista do bicampeonato por Patrícia Gonçalves Muzi. Também em agosto obtivemos uma das mais fantásticas vitórias de nosso xadrez: sagramo-nos campeões das Olimpíadas Escolares do Estado pela 7ª vez consecutiva, desta feita disputando, inclusive, contra alunos de escolas particulares.
          Em setembro, na mesma data em que realizamos nossa Festa do Xadrez, com o registro do Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola no Livro dos Recordes, também recebemos a visita do Mestre Internacional Luís Rodi, uruguaio que veio prestigiar nosso evento e nos honrou com uma simultânea contra alguns alunos meus.
          Em novembro realizamos a Gincana da Solidariedade, quando arrecadamos mais de 700 itens de gêneros de higiene pessoal, a serem doados para o asilo de Trajano, numa ação em conjunto com a Igreja Presbiteriana de Maria Mendonça. Também neste mês premiamos 10 alunos que foram contemplados com medalhas pela brilhante participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA, e recebemos a importante visita do Presidente da Comissão de Educação da ALERJ, Deputado Estadual Comte Bittencourt, que tornou-se importante parceiro de nosso projeto de xadrez. Ainda em novembro, recebi o prêmio que é o Oscar Trajanense, como "Destaque Cultural e Esportivo do ano de 2011", durante a festa da Consciência Negra, em Visconde. Fechamento com chave de ouro deste ano especial, entre tantos outros.
          Para 2012 esperamos continuar com nossos projetos e ampliar nossas ações. Almejamos construir nossa sede, reinstalar o Telecentro Xeque-Mate e participar de competições a nível nacional e internacional. Nada demais para quem ousou inserir xadrez e badminton como prática diária de alunos de uma escola da zona rural e conquistou prêmios em tudo que participou. Nada demais para quem é abençoado e acredita no que faz, porque quem acredita sempre alcança.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ESCOLA DE MARIA MENDONÇA NO CONEXÃO PROFESSOR

E.E. MARIA MENDONÇA É NOTÍCIA NOVAMENTE

Escola é matéria do Conexão Professor e do Conexão Aluno

          A Escola Estadual Maria Mendonça mais uma vez se destaca na mídia estadual. Os sites oficiais da Secretaria de Estado de Educação publicou, no dia 06 de dezembro, uma reportagem sobre a excelente participação dos alunos da escola na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica.

          A matéria completa pode ser lida no "Conexão Professor" ou no "Conexão Aluno", canais da SEEDUC que são acessados por milhares de pessoas diariamente. É através destes canais que a Secretaria disponibiliza para os profissionais da rede estadual todas as informações pertinentes e de interesse dos educadores de todo o Estado do Rio de Janeiro. 
          Os melhores projetos desenvolvidos nas escolas estaduais são publicados e a população tem a oportunidade de conhecer mais sobre as unidades escolares. A E.E. Maria Mendonça já teve outros projetos divulgados através destes canais de comunicação.

domingo, 27 de novembro de 2011

XADREZ COM TAMPINHAS DE GARRAFAS PET

E.E. MARIA MENDONÇA REALIZA 
II TORNEIO DAS TAMPINHAS

O troféu deste ano é em homenagem ao saudoso 
professor Ilton Magalhães

          A Escola Estadual Maria Mendonça premiou os campeões do II Torneio das Tampinhas, competição de xadrez realizado com peças improvisadas com tampinhas de garrafas pet. O objetivo do torneio é manter viva a história do início do xadrez na escola. 

Alunos durante a premiação

          Em 2005, o professor Nilton Riguetti iniciou a prática de xadrez com apenas 1 tabuleiro oficial. Acreditando que seria impossível a prática rotineira e por todos os alunos com apenas um conjunto, elaborou uma gincana na qual uma das tarefas era que os alunos criassem peças de xadrez com material reciclado de fácil acesso. A solução encontrada pelos alunos e adotada imediatamente pelo professor foi a confecção de tabuleiros em papel cartolina, pintados com lápis de cera, e peças confeccionadas com tampinhas de garrafa pet. 
          Pela praticidade e pela abundância da matéria prima, os alunos puderam praticar com mais intensidade o jogo e tornaram-se, logo no primeiro ano, campeões das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, fato que vem se repetindo e que levou a E.E. Maria Mendonça à 7ª conquista consecutiva este ano, inclusive numa disputa muito mais difícil, já que os alunos tiveram que disputar contra competidores de escolas particulares, o que transformou o resultado final num dos grandes feitos de sua história.

Equipe campeã - Maracanãzinho - 2010

          O Torneio das Tampinhas relembra o passado do xadrez na escola homenageando o passado de Trajano de Moraes. A cada ano, a competição homenageia uma personalidade do município, sobretudo alguém ligado à educação e à cultura. No ano passado, a homenageada foi a professora Zélia Alves Fajardo e neste ano quem recebeu a merecida homenagem foi o professor Ilton Magalhães, que faleceu há poucos meses. "A nossa ideia é homenagear em vida as pessoas que fizeram parte de nossa história. Infelizmente, o professor Ilton partiu antes", lamentou-se Riguetti.

Prof Ilton, à esquerda, apoiando também o carnaval em Trajano

          Ilton Magalhães foi um professor de muito respeito e querido pelos trajanenses. Foi Secretário Municipal de Educação e grande incentivador da cultura e da arte em Trajano de Moraes. Foi responsável pela conquista de importantes avanços para a área educacional da cidade. Foi sob sua gestão como secretário, por exemplo, que a E.E. Maria Mendonça iniciou a oferta do 2º segmento do Ensino Fundamental, do 6º ano 9º ano, antigo ginásio. "Nada mais justo que a escola homenageie hoje o responsável por dar aos nossos jovens essa oportunidade de estarem estudando e, consequentemente, praticando o xadrez", ponderou o professor Nilton.

Dep Comte, professoras Norma, Raquel e Joailda (diretora)

          Os troféus foram entregues durante a visita do Deputado Estadual Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ. Quem representou a família foi a professora Norma Lúcia, que leciona na escola e é irmã do professor Ilton. Ela disse de sua satisfação em ter o nome do seu irmão sendo lembrado: "Fico muito feliz por essa homenagem e agradeço ao professor Nilton pela lembrança do nome do meu irmão", disse, emocionada.

Professora Norma representando a família Magalhães

        O campeão masculino, Patrick Gonçalves Muzi, conquistou o bicampeonato, já que também tinha vencido o torneio no ano passado. A campeã feminina foi Vívian Hélia Ribeiro Riguetti, que também se destacou no projeto de badminton da escola, sendo vice-campeã estadual das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.

Campeão Patrick

          A classificação final ficou assim:

Masculino

Campeão -> Patrick Gonçalves Muzi
Vice -> José Vítor Ribeiro da Costa
3º lugar -> Sávio Lessa da Silva
4º lugar -> Wíverson Ribeiro Riguetti

Feminino

Campeã -> Vívian Hélia Ribeiro Riguetti
Vice -> Patrícia Gonçalves Muzi
3º lugar -> Lídia Wenderoscky Ximenes 
4º lugar -> Poliana Ponciano Ribeiro

terça-feira, 22 de novembro de 2011

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

ALUNOS DE MARIA MENDONÇA PREMIADOS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

estudantes conquistaram 2 medalhas de prata 
e 8 de bronze

          Os alunos da E.E. Maria Mendonça conquistaram 10 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com Eletrobras Furnas. Um dos prêmios foi uma luneta, que foi montada pelos próprios alunos.


          




















         


          


          




          A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, dia 18, e contou com a presença do Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Deputado Comte Bittencourt, que veio prestigiar a premiação e conhecer os alunos que participam do projeto de xadrez da escola, destaque na grande mídia e que acontece há mais de 5 anos na instituição. Para Comte, a E.E. Maria Mendonça "é um exemplo de educação, apesar de todas as adversidades que possui. Vou levar o nome desta escola para todo o Estado", afirmou na abertura da solenidade.

          Dep. Comte, Professoras Norma, Gleice e Joailda (Diretora)

          Este ano, a OBA contou com a participação de 9160 escolas, envolvendo mais de 64 mil professores e 801.000 alunos. Para a coordenadora do projeto na escola, professora Gleice Mara, o destaque dos alunos em mais um projeto já era esperado: "Eles estão sempre empenhados em participar dos projetos com dedicação e responsabilidade. A presença do Deputado Comte Bittencourt nos orgulha e qualifica nossa cerimonia", disse, emocionada.

Sávio Lessa , um dos alunos premiados, com Comte e a prof. Gleice

         Deputado anuncia emenda ao orçamento do Estado

         Esta foi a segunda vez que o Deputado Comte Bittencourt  visita a escola e, impressionado com os seus projetos vitoriosos,  anunciou a inclusão de emenda orçamentária para o Projeto de Xadrez da escola. "Vim a este estabelecimento convidado pelo professor Nilton Riguetti e hoje anuncio que em fevereiro esta escola estará recebendo R$ 30.000,00 para o seu projeto  de xadrez", falou, sendo ovacionado pelos presentes. 


           Comte Bittencourt visitou as dependências da escola e disse que está empenhado em melhorar as suas condições físicas. O parlamentar afirmou que já esteve com o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, e recebeu a palavra de que toda a unidade passará por reforma em breve. Os alunos também receberam uma promessa do Deputado: uma viagem até o Rio de Janeiro para uma visita a Assembleia Legislativa e outros pontos turísticos e culturais da cidade.


          Os alunos que se destacaram, entre mais de 800 mil no Brasil inteiro, foram: Medalhas de Prata - Patrícia Gonçalves Muzi e Wíverson Ribeiro Riguetti; Medalhas de Bronze - Chaiane Klen Rodrigues, Sávio Lessa da Silva, Sandra Klem Frez, Poliana Ponciano Ribeiro, Lucas Malavazi da Silva, Juliana Cordeiro do Espírito Santo, José Wallas de Oliveira da Costa e Jhennifer de Castro Klen. Outros 21 alunos também receberam certificado de participação.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

GINCANA DA SOLIDARIEDADE

Escola Estadual Maria Mendonça faz doação
para o asilo de Trajano
Alunos arrecadaram 740 itens em gincana escolar

          Os alunos da E.E. Maria Mendonça arrecadaram mais de 700 itens de higiene pessoal que serão doados para o asilo de idosos de Trajano de Moraes. A ação faz parte da gincana escolar proposta pelo professor Nilton Riguetti nas suas aulas de Educação Física e tem a parceria da Igreja Presbiteriana de Maria Mendonça.

         A ideia foi proposta pelo pastor Paulo Roberto Alves Cunha, que pretende dar um natal especial para os moradores do asilo de Trajano de Moraes. Ele sugeriu que a Escola de Maria Mendonça ficasse responsável pelos itens de higiene pessoal, enquanto a igreja cuidava de outros itens, como gêneros alimentícios.
         Os alunos de Maria Mendonça, acostumados com desafios, aceitaram a tarefa e fizeram um bonito ato de solidariedade, saindo de casa em casa pedindo produtos aos moradores da localidade e nas comunidades vizinhas. Ao todo foram arrecadados 740 itens sugeridos na gincana, sendo 293 sabonetes, 157 pastas de dente, 81 talcos, 93 desodorantes e 116 escovas de dente.

         Para o professor Nilton, o objetivo foi atingido. "Estamos muito felizes porque fizemos uma parceria inteligente com a Igreja, praticamos um ato de solidariedade e ainda realizamos uma atividade escolar. Três bons motivos para comemorar os resultados", afirmou.
          Os produtos serão entregues no dia 03 de dezembro, quando uma comissão da Igreja Presbiteriana irá ao asilo de Trajano levando estes e outros itens, proporcionando momento de alegria e de emoção para os moradores da instituição.