quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MANIFESTO OFICIAL


MANIFESTO OFICIAL

          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes -  CXTM, através de sua presidência, vem a público protestar contra a fórmula de disputa das Olimpíadas Escolares, 2011, modalidade xadrez, por entender que a competição não deveria prever disputa entre escolas públicas e particulares.
        Entendemos que o Governo do Estado do Rio de Janeiro desmotiva as escolas públicas a participar das Olimpíadas Escolares quando as coloca para disputar contra escolas particulares, que têm outra realidade e outros interesses.
         Não garantimos a participação de nossos alunos, representados pela E.E. Maria Mendonça, heptacampeões das Olimpíadas Escolares, para o ano de 2012, caso o formato de disputa indique a competição entre escolas públicas e particulares.
          A prática de xadrez na E.E. Maria Mendonça é de apenas 50 minutos semanais e, portanto, torna-se injusta uma competição em  que tenhamos que disputar contra alunos que contem com toda uma infra-estrutura e professores exclusivos. 

Maria Mendonça, 16 de agosto de 2011.
Nilton César Riguetti.
Presidente.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAMPEÕES TRAJANENSES DE XADREZ 2011

TRAJANO JÁ TEM SEUS MAIS NOVOS 
CAMPEÕES DE XADREZ

          A Escola Estadual Maria Mendonça realiza todos os anos o mais importante campeonato de xadrez da região. A competição reúne importantes jogadores do Estado do Rio de Janeiro na categoria escolar, uma vez que o  município de Trajano de Moraes é destaque pelos seus alunos campeões das Olimpíadas Escolares Estaduais. 
            Em 2011, não foi diferente. A competição escolar de Maria Mendonça contou com a participação dos atuais campeões das Olimpíadas Escolares, Lucas Malavazi da Silva e Cássia Élen de Oliveira da Silva, que subiram no lugar mais alto do pódio no Maracanãzinho, no ano passado. 
           Na competição masculina, também participaram o campeão do Troféu Selmo Bastos e Troféu Darcy Lima, Sávio Lessa da Silva, além de Patrick Gonçalves Muzi, campeão do Troféu Zélia Alves Fajardo e vice-campeão das Olimpíadas Escolares 2010, José Vítor Ribeiro da Costa, 3° colocado das Olimpíadas Escolares em 2010 e Wíverson Ribeiro Riguetti, vice campeão do Troféu Zélia Alves Fajardo.   
          Na categoria feminina, estavam disputando a fase final as alunas Poliana Ponciano Ribeiro, campeã estadual sub-14 em Petrópolis  em 2010, Patrícia Gonçalves Muzi, campeã escolar em 2009 e 3ª colocada nas Olimpíadas Escolares do ano passado, além de Letícia Sá da Silva, 3ª colocada nas Olimpíadas Escolares 2010 e Vívian Hélia Ribeiro Riguetti, vice campeã do troféu Zélia Alves Fajardo e atual vice-campeã estadual de badminton nas Olimpíadas Escolares 2011.
          Confirmando a tradição de formar campeões e de renovar a equipe a cada ano, os resultados revelaram surpresas. Os jogadores mais experientes não foram os mais vencedores. As revelações de 2011 evoluíram na competição e acabaram por projetar mais sucesso para o xadrez de Trajano de Moraes para os próximos anos.
          Na categoria feminina, a campeã foi Patrícia Gonçalves Muzi, que conquistou seu bicampeonato, e no masculino o campeão foi Wíverson Ribeiro Riguetti, de apenas 12 anos. 

Wíverson com o campeão brasileiro, Darcy Lima

          Patrícia e Wíverson também estarão representando a escola e o município nas olimpíadas Escolares deste ano, no próximo sábado, 13, no Maracanazinho. A Escola Estadual Maria Mendonça estará defendendo o título em 3 das 4 categorias existentes, já que foi campeã masculina na categoria sub-14 e feminina nas categorias sub-14 e sub-17.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAIS UMA CONQUISTA DO BADMINTON EM TRAJANO

ESCOLA MARIA MENDONÇA ENTRE AS MELHORES
DO ESTADO TAMBÉM NO BADMINTON

          A E.E. Maria Mendonça, em Trajano de Moraes, famosa por seu projeto de xadrez hexacampeão das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, emplaca mais uma marca positiva para o município. No dia 23 de julho, na cidade de Duque de Caxias, a escola conquistou prata na categoria feminina por equipes e bronze na masculina. 
          No mesmo dia, a aluna Vívian Hélia Ribeiro Riguetti conquistou o 2º lugar individual e o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, que acontecerão em João Pessoa (PB) entre os dias 9 e 12 de setembro.
           Agora, consolidado o resultado por equipe, a escola comemora mais essa conquista e terá que aumentar sua galeria de troféus, que já se encontra abarrotada pelas vitórias do xadrez. São mais de 20 troféus conquistados nos últimos 6 anos, que colocaram o município de Trajano de Moraes em destaque na mídia estadual como excelência na prática de xadrez escolar.
          O resultado do badminton representa um avanço nas pretensões do professor Nilton Riguetti, treinador dos alunos, que projetava essa conquista para o ano que vem: "Nosso objetivo para este ano era estar entre os 8 melhores do Estado. Conquistar o vice campeonato feminino individual, além do vice feminino  e o 3º lugar masculino por equipes, foi um salto em nosso planejamento", comemorou.
          A equipe de Maria Mendonça que sagrou-se vice-campeã foi composta  pelas alunas Vívian Hélia Ribeiro Riguetti, Aléxia Arraiol da Silva Ribeiro e Nicole Queiroz Muzi. O 3º lugar por equipes foi conquistado com a participação de José Vítor Ribeiro da Costa, Ânderson de Oliveira Cunha e Antônio Luiz de Oliveira da Silva.
           A escola se prepara agora para a competição de xadrez das Olimpíadas Escolares, que acontecerão no dia 13 de agosto, no Maracanazinho. Para o professor Nilton, a expectativa é muito boa: "Os alunos estão bem treinados e esperamos representar dignamente o município, como fazemos todos os anos", concluiu.

domingo, 24 de julho de 2011

ALUNA DE TRAJANO É VICE-CAMPEÃ DE BADMINTON
 NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES


          A jovem Vívian Hélia Ribeiro Riguetti, 14 anos, é a mais nova celebridade em Trajano de Moraes. Ela acaba de conquistar o vice-campeonato de badminton nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, evento realizado na cidade de Duque de Caxias em 23 de julho.
          Demonstrando capacidade de superação, a atleta da E.E. Maria Mendonça venceu 3 dos seus 4 jogos e colocou o nome do município de Trajano de Moraes entre os melhores do Estado na prática deste que é o segundo esporte mais praticado no mundo. Vívian começou a treinar há 3 meses e faz parte da equipe do professor Nilton Riguetti, que já é conhecido pelo seu vitorioso projeto de xadrez.


         O jogo final foi de muita emoção para o professor e pai da jovem, que viu sua filha superar todos os limites e disputar de forma espetacular a grande final na quadra central da Vila Olímpica de Duque de Caxias. Vívian tinha acabado de vencer, com facilidade, a semifinal e se qualificado para a grande final. Sem tempo para descansar, a atleta trajanense voltou à quadra e, num esforço físico acima de suas possibilidades, acabou não suportando o jogo bem qualificado da oponente. Para o professor Nilton, "o vice-campeonato da Vívian foi uma vitória em todos os sentidos. Foi a vitória ao cansaço, vitória da determinação e da superação".


         O professor Riguetti agora acumula mais esse feito ao seu currículo. Técnico hexacampeão de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, colocou o nome de Trajano de Moraes na mídia esportiva estadual e agora faz do badminton mais um esporte de sucesso na cidade.
          A aluna Vívian, que no dia seguinte à competição estava sentindo fortes dores musculares, conquistou o direito de pleitear o bolsa atleta, como uma das 3 melhores do Estado em sua categoria e, de acordo com o regulamento das Olimpíadas Escolares, pode fazer parte da equipe que representará o Estado do Rio de Janeiro  na fase nacional, em João Pesssoa - PB, no mês de setembro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

BADMINTON TRAJANENSE EM DUQUE DE CAXIAS

TRAJANENSES ESTARÃO NA FINAL
ESTADUAL DE BADMINTON 
Final das Olimpíadas Escolares será
 neste sábado, 23 de julho,  em Caxias

         Os alunos da E.E. Maria Mendonça estarão na cidade de Duque de Caxias neste sábado, 23, para participar da etapa final de badminton nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro. Também estará em jogo a 1ª experiência dos alunos na Etapa Estadual da Federação de Badminton, FEBARJ.
      A expectativa do professor Nilton Riguetti, técnico dos alunos, é colocar o município entre os 8 melhores do Estado e dar experiência para que pratiquem o esporte contra grandes jogadores de destaque nacional. "Queremos incluir Trajano no circuito estadual de badminton e receber em nossa cidade grandes jogadores. Para isso, já contamos com o apoio da FEBARJ e do Sebastião Oliveira, idealizador do Projeto Miratus, o maior projeto de badminton do Brasil".
       O projeto de badminton em Trajano de Moraes começou no final do ano passado quando o professor Riguetti comprou raquetes e petecas e ensinou para alguns alunos. No início deste ano, Nilton incluiu o badminton nas suas aulas de Educação Física e agora os alunos terão sua primeira experiência em competição a nível estadual.
         O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo e faz parte do programa olímpíco, o que faz o professor Riguetti sonhar: "Pensamos em preparar alguns alunos para participarem do Projeto Miratus, do Professor Sebastião, no Rio de Janeiro, de onde  sairão jogadores que representarão o Brasil nas Olimpíadas de 2016". 
      Para os jogos na cidade de Duque de Caxias neste sábado, o professor Nilton conta com o apoio do Coordenador de Esportes da Prefeitura de Trajano de Moraes, Carlos Alencar, mais conhecido como Dedé. Ele visitou os alunos na escola de Maria Mendonça e doou algumas raquetes e petecas. Dedé também viabilizou o transporte dos alunos e se mostrou interessado em incluir a Prefeitura Municipal como parceira do projeto em competições futuras.