quarta-feira, 14 de julho de 2010

CAMPEÕES TRAJANENSES NO MARACANÃZINHO

 
CAMPEÕES TRAJANENSES NO MARACANÃZINHO
 
        Foi uma vitória espetacular do projeto de xadrez trajanense. A E.E. Maria Mendonça sagrou-se campeã em 3 categorias (A masculino, A feminino e B feminino), além do CIEP 279 que ficou com o vice-campeonato da categoria B feminino. Vitória particular do professor NILTON RIGUETTI que sagrou-se técnico hexa-campeão  e ainda pôde comemorar a vitória por duas escolas, já que os alunos do CIEP 279 também foram treinados por ele.
 
Érica, Nilton, Lucas e Cássia 
todos campeões

PROFESSOR NILTON RECEBENDO TROFEU

 
PROFESSOR NILTON - CAMPEÃO EM 3 CATEGORIAS
 
        Nas Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, o professor NILTON RIGUETTI sagrou-se técnico campeão em 3 categorias: A Masculino, A Feminino e B Feminino.  Estavam em disputa 4 trofeus e a E.E. Maria Mendonça conquistou 3 ouros.
 
Nilton recebendo um dos 
trofeus de campeão 

TRAJANENSES DESFILAM COM A BANDEIRA NACIONAL

TRAJANENSES COM A BANDEIRA NACIONAL



        Na abertura das Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, as alunas trajanenses Letícia Sá da Silva, Izabel Nery (da E.E. Maria Mendonça) e Joyce da Silva Monteiro (do CIEP 279) desfilaram e seguraram a Bandeira Nacional durante a execução do Hino Nacional Brasileiro. 

LETÍCIA (2ª à esquerda) IZABEL E JOYCE) 

OLIMPÍADAS ESCOLARES - B FEMININO

 
CATEGORIA B FEMININO
 
        Nas Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, as alunas trajanenses conquistaram ouro, prata e bronze, na categoria A feminino (12 a 14 anos), sendo campeã Érica Biral Daudt, do CIEP 279, em 2º lugar ficou Quézia Müller Coelho e e em 3º lugar Letícia Sá da Silva.
 
TUANE, ÉRICA E LETÍCIA 
(Tuane representa Quézia)

OLIMPÍADAS ESCOLARES - A FEMININO

 
CATEGORIA A FEMININO
 
        Nas Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, as alunas da E.E. Maria Mendonça conquistaram ouro, prata e bronze, na categoria A feminino (12 a 14 anos), sendo campeã Cássia Élen de Oliveira da Silva, em 2º lugar Poliana Ponciano Ribeiro e em 3º lugar Patrícia Gonçalves Muzi.
 

POLIANA, CÁSSIA E PATRÍCIA 

CAMPEÕES OLIMPÍADAS ESCOLARES 2010 - A MASCULINO

 
CATEGORIA A MASCULINO
 
        Nas Olimpíadas Escolares 2010, evento realizado no dia 03 de julho, no Ginásio do Maracanãzinho, os alunos da E.E. Maria Mendonça conquistaram ouro, prata e bronze, sendo campeão Lucas Malavazi da Silva, em 2º lugar Patrick Gonçalves Muzi e em 3º lugar José Vítor Ribeiro da Costa.
 
PATRICK , LUCAS E VÍTOR 

domingo, 11 de julho de 2010

UM ANO DE INTERNET GRÁTIS 
EM MARIA MENDONÇA

        O Telecentro Xeque-Mate, localizado em Maria Mendonça, no 4º distrito de Trajano de Moraes-RJ, estará completando 1 ano de funcionamento no próximo dia 17 de julho. Administrado pelo Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, o Telecentro Xeque-Mate oferece internet via satélite gratuita para toda a população. A expectativa do professor Nilton Riguetti, gestor do Telecentro, é atingir  4.000 acessos gratuitos a internet ainda neste mês de julho. "Atendemos, atualmente, em torno de 20 pessoas por dia e já passamos de 3.600 acessos. Pretendemos atingir 4.000 até o dia 17, quando completaremos 1 ano de funcionamento" - afirmou.
        O atendimento já foi superior a 40 acessos por dia, mas por defeito em alguns computadores, a média diminuiu. "Agora, as pessoas estão tendo que marcar hora para serem atendidas, o que não é muito prático. Estamos viabilizando parceria para o conserto das máquinas e voltaremos ao atendimento integral em breve", esclareceu Riguetti.
        Fruto de uma parceria entre o Clube de Xadrez, Furnas e o Ministério das Telecomunicações, o Telecentro é uma conquista para a população. Poucas comunidades têm essa oportunidade e os administradores já trabalham com novas linhas de ação para os próximos meses. "Estamos participando de um programa de capacitação de gestores em telecentros, através do GESAC, programa de inclusão digital do Governo Federal. Esperamos novas conquistas para a população, o que anunciaremos nos próximos meses", relata o professor Nilton.

            PARA AS COMEMORAÇÕES DE 1 ANO DE INTERNET GRÁTIS PARA TODA A POPULAÇÃO, ESTAMOS COLHENDO DEPOIMENTOS, OPINIÕES, FRASES QUE SERÃO PUBLICADAS NA SEDE DO TELECENTRO E NA MÍDIA. SE VOCÊ QUISER EMITIR UMA OPINIÃO, ATÉ PARA FORTALECER NOSSO PROJETO, AGRADECEMOS.
                    As opiniões podem ser enviadas para o e-mail: niltonriguetti@yahoo.com.br, respondendo a seguinte questão: O QUE VOCÊ ACHA DESTE PROJETO?

TRAJANENSES DESFILAM COM A BANDEIRA NACIONAL

BANDEIRA NACIONAL CARREGADA POR 
TRAJANENSES  NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 
- MARACANÃZINHO 03/07/2010 -


        As Olimpíadas Escolares 2010 tiveram os jogos de xadrez realizados no dia 03 de julho no Ginásio da Maracanãzinho. O evento contou com a participação de 115 alunos de escolas particulares e 175 alunos de escolas públicas, totalizando 290 alunos que disputaram a maior competição estudantil do Estado do Rio de Janeiro.
        Na abertura do evento, houve o desfile das bandeiras Nacional, do Estado do Rio de Janeiro e das Olimpíadas Escolares. O município de Trajano de Moraes teve a honra de ter 3 alunas escolhidas para carregar a Bandeira Nacional. Foi um momento emocionante para todos os trajanenses presentes que entoaram o Hino Nacional Brasileiro, tendo a Bandeira Nacional nas mãos de 3 alunas trajanenses.
       As alunas Letícia Sá da Silva e Izabele Nery Pinto da E.E. Maria Mendonça, e Joyce da Silva Monteiro, do CIEP 279, honraram o nosso com essa bonita homenagem da organização dos jogos ao nosso município de Trajano de Moraes.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CAMPEÕES TRAJANENSES PODEM REPRESENTAR O ESTADO

CAMPEÕES TRAJANESES DE XADREZ PODEM REPRESENTAR O ESTADO DO RIO
EM GOIÂNIA E FORTALEZA

          Os alunos trajanenses, que sagraram-se campeões no sábado dia 03 de julho no Maracanãzinho, voltarão ao estádio neste sábado, 10, para disputar com os alunos campeões das escolas particulares o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares em sua fase nacional.
          Estarão disputando a vaga os alunos Lucas Malavazi da Silva, campeão estadual das escolas públicas na categoria A masculino, Cássia Élen de Oliveira da Silva, campeã A feminino e Érica Biral Daudt, campeã B feminina. (veja abaixo os confrontos)
          A categoria A é disputada por alunos de 12 a 14 anos e a fase nacional será disputada em Fortaleza no mês de setembro. A categoria B é para alunos de 15 a 17 anos e a fase nacional será disputada no mês de dezembro na cidade de Goiânia. A disputa entre os campeões das Escolas Públicas (JEEP) e os campeões das Escolas Particulares (JEPAR) está prevista no regulamento e só o vencedor tem o direito de representar o Estado.
          Embora seja uma competição dificílima para os alunos trajanenses, o professor Nilton Riguetti prefere apostar nos alunos: "Essas crianças superaram todos os obstáculos para chegar onde estão. Não é agora que vamos duvidar deles", afirmou. Riguetti acha, porém, que os alunos das escolas particulares levam uma vantagem pelo treinamento que fazem: "eles têm professor particular e estudam, em média, duas horas de xadrez por dia. Em nosss escola, fazemos 50 minutos por semana", explica o professor.
          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes está organizando uma semana especial de treinamento para os alunos e a expectativa é que eles cheguem bem preparados técnica e psicologicamente para esta disputa histórica. Segundo o professor Nilton, o objetivo é manter os alunos em atividade de nível elevado para que não percam a concentração. "É normal, após uma conquista, que os alunos se desconcentrem. Durante a semana tentaremos manter a concentração e fazer com que os alunos fiquem focados na disputa. Isso é fundamental", concluiu.

VEJA OS CONFRONTOS:

CATEGORIA      ESCOLA PARTICULAR        X          ESCOLA PÚBLICA

A MASC.             Miguel Ângelo de Carvalho     X         Lucas M. da Silva
                             (Centro Educacional Mingozzi)         (E.E. Maria Mendonça)
A F E M.              Vitória das Neves Giorgini      X        Cássia Élen da Silva
                          (Centro Educacional Frontinense)        (E.E. Maria Mendonça)
B MASC.                 Henrique Proschold           X      Natácio G. Bezerra
                                (Colégio Santa Mônica)           (E.E. Antônio M.T. Filho)
B F E M.         Ana Carolina Roncoli Jerdy   X          Érica B. Daudt 
                                   (Santa Mônica)                              CIEP 279

quarta-feira, 30 de junho de 2010

INFORME Nº 04 -

INFORME Nº 04 - JUNHO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:

-> Telecentro Xeque-Mate recebe a visita do Prefeito de Macaé - Em recente visita à comunidade de Maria Mendonça, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, conversou com o Gestor do Telecentro, Nilton Riguetti, sobre o sucesso do projeto, que estará completando um ano no dia 17 de julho e atingindo a marca de 4.000 acessos gratuitos a internet. O prefeito disse de sua disposição em ajudar, inclusive, na possibilidade da manutenção dos computadores, cuja maioria se encontra fora da atividade por falta de manutenção.

-> Trofeu Selmo Bastos teve a participação de 123 competidores - O Clube de Xadrez Trajano de Moraes realizou no dia 12 de junho o Trofeu Selmo Bastos , que homenageou o bicampeão carioca de xadrez.  A competição teve a participação de 123 jogadores e o campeão foi Sávio Lessa da Silva. Em segundo lugar, ficou Lucas Malavazi da Silva e em terceiro Patrick Gonçalves Muzi.   O projeto teve o apoio de FURNAS que mandou confeccionar 250 camisas comemorativas do evento.   A competição fazia parte do Calendário da Federação Estadual de Xadrez  - FEXERJ - que colocou em seu site oficial como Xadrez Escolar de Trajano de Moraes.        
               
-> Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro - A Escola Estadual Maria Mendonça apresentou para a população trajanense, no dia 30 de junho, os alunos  que representarão a escola nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, no dia 03 de julho. A Escola é pentacampeã estadual da categoria e estará defendendo o título.  Os alunos são os seguintes:

CATEGORIA A (12 a 14 anos)

MASCULINO - > Lucas Malavazi da Silva, Patrick Gonçalves Muzi, José Vítor Ribeiro da Costa, Sávio Lessa da Silva, Antônio Luís de Oliveira da Silva e Genilson Garnier Garcia.
FEMININO - > Poliana Ponciano Ribeiro, Patrícia Gonçalves Muzi, Cássia Élen de Oliveira da Silva, Josiane Leal Knupp, Natália Ponciano Queiroz e Vívian Hélia Ribeiro Riguetti.

CATEGORIA B (15 a 17 anos)

MASCULINO - > Ruan Ponciano Ribeiro, Élson Jonathan Marchon Rodrigues, Matheus Mafort da Costa, Bruno Lessa Tomaz, Luiz Cláudio Virgílio dos Santos e Rosenberg Afonso.
FEMININO - > Quézia Müller Coelho, Letícia Sá da Silva, Izabele Nery Pinto, Suele da Costa Knupp, Tatiane de Souza Müller e Izabel Nery Pinto.

-> Instituto de Arqueologia Brasileira grava vídeo do Mineiro Pau
- Pesquisado- res do IAB - Instituto de Arquelogia Brasileira - estiveram na localidade de Maria Mendonça no dia 30 de junho para gravar em vídeo uma apresentação do Mineiro Pau. A dança foi considerada pelos pesquisadores como a mais importante manifestação folclórica/cultural existente na região por onde passarão as torres de tansmissão de FURNAS, empresa patrocinadora das fimagens que se transformarão em filme sobre o acervo cultural imaterial de toda a região.  Os pesquisadores se encantaram com a performance da crianças treinadas pelo professor Nilton Riguetti.

-> Telecentro Comunitário oferece curso sobre Blog Comunitário - O Telecentro Comunitário Xeque-Mate ofereceu aos seus usuários um curso sobre a criação e manutenção de blog comunitário. O curso foi realizado em parceria com o GESAC, Programa de Inclusão Digital do Governo Federal e foi ministrado pela pesquisadora  Rafaela Mussi Vasti. Os alunos receberam certificado de participação. O curso faz parte de uma série de ações que o Clube de Xadrez Trajano de Moraes pretende desenvolver em parceria com o GESAC.

sábado, 19 de junho de 2010

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2010

ALUNOS CONVOCADOS PARA AS 
OLIMPÍADAS ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

    Os alunos que representarão a E.E. Maria Mendonça nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro serão apresentados para a população e para as autoridades no dia 30 de junho, na escola.  No mesmo dia, receberão o certificado de aptidão técnica. A E.E. Maria Mendonça vai aproveitar a data para entregar a premiação do TROFEU SELMO BASTOS, competição realizada no dia 12 de junho e que contou com mais de 120 participantes. 
      Os alunos convocados para as Olimpíadas Escolares são:

CATEGORIA A - 12 a 14 ANOS

1 - Lucas Malavazi da Silva                      2 - José Vítor Ribeiro da Costa
3 - Sávio Lessa da Silva                             4 - Patrick Gonçalves Muzi
5 - Antônio Luiz de Oliveira da Silva        6 -  Genílson Garnier Garcia

7 - Poliana Ponciano Ribeiro                     8 - Josiane Knupp
9 - Patrícia Gonçalves Muzi                     10 - Natália Ponciano Queiroz
11 - Cássia Élen de Oliveira da Silva       12 - Vívian Hélia Ribeiro Riguetti

CATEGORIA B - 15 a 17 ANOS

1 - Élson Jonathan Marchon Rodrigues    2 - Ruan Ponciano Ribeiro
3 - Bruno Lessa Tomaz                              4 - Matheus Mafortt da Costa
5 -  Luís Cláudio Virgílio Costa                 6 - Rosemberg Afonso

7 - Quézia Müller Coelho                           8 - Tatiane de Souza Müller
9 - Letícia Sá da Silva                               10 - Izabele Nery Pinto
11 - Izabel Nery Pinto                               12 - Suele da Costa Knupp

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TRAJANO JÁ TEM SEU MAIS NOVO 
CAMPEÃO DE XADREZ

Lucas Malavazi da Silva é campeão 2010 invicto

        A E.E. Maria Mendonça realizou a sensacional final masculina de xadrez no dia 21de maio e Lucas Malavazi da Silva, 13 anos, levou a melhor sobre Vítor Ribeiro da Costa e é o campeão escolar de 2010. O campeonato é o mais forte realizado em Trajano de Moraes pelo histórico de 5 anos de preparação destes alunos. "Estes alunos estão há alguns anos disputando competições importantíssimas. A competição é de alto nível técnico", explica o professor Nilton Riguetti, treinador das crianças.
       Este ano, a competição teve 5 divisões, com 8 alunos em cada divisão, tanto na categoria masculina como na feminina. Ou seja, 40 alunos disputaram as finais masculinas e outras 40 alunos as finais femininas. Foram mais de 300 jogos e Lucas venceu as 21 partidas que disputou após o término da fase de treinamento.
       Na disputa pelo 3º lugar, Sávio Lessa da Silva venceu Élson Marchon Rodrigues, que ficou com o 4º lugar. Esses finalistas e outros 20 alunos estão classificados para disputar as Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, evento realizado pelo Governo do Estado, através da SUDERJ. Vale lembrar que a E.E. Maria Mendonça foi campeã nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 e que colocará em risco a supremacia do torneio já que ainda não conseguiu patrocínio e poderá não participar dos jogos que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro no dia 03 de julho. 
 
Dia 12 de junho: xadrez trajanense segue
com pompa e circunstância

       O município poderá estar fechando suas competições oficiais no próximo dia 12 de junho, quando estará em disputa o Trofeu Selmo Bastos. Esta competição estaria valendo como registro para o Livro dos Recordes como "o maior campeonato de xadrez em comunidade agrícola do Brasil", mas por falta de patrocínio a vinda dos auditores deverá ser cancelada.
       O Trofeu Selmo Bastos é mais uma realização do Clube de Xadrez Trajano de Moraes que tem o objetivo de transformar Trajano na Cidade do Xadrez até 2012 e poderá ser a última competição realizada este ano. O nome do trofeu é em homenagem ao bicampeão carioca, que estará no município prestigiando o evento. Mais de 120 pessoas já se inscreveram para participar da competição e o Clube de Xadrez irá distribuir camisa e lanche para todos os participantes. A ideia é conseguir, também, alguns prêmios para sortear.
       O evento é reconhecido pela Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro - FEXERJ, que em seu site oficial (fexerj.com.br) denominou o campeonato como Xadrez Escolar. A entidade estará representada no município para confirmar o prestígio do CXTM junto a Federação. Nesta semana a Secretaria da FEXERJ entrou em contato com a direção do CXTM para saber do interesse em realizar a 3ª Edição do Regional do Interior em Trajano, uma etapa do campeonato Estadual, que geralmente acontece em agosto. Porém, a diretoria não quis fechar uma data, já que atravessa dificuldades financeiras.