terça-feira, 27 de agosto de 2013

SALA DE LEITURA VINÍCIUS DE MORAES, EM MARIA MENDONÇA, REALIZA ATIVIDADES CULTURAIS

Primeira convidada é a escritora Mariana R. Silva-Buck, que mora nos Estados Unidos e veio a Maria Mendonça lançar seu livro e participar do bate-papo com o autor

          A Sala de Leitura da Escola Maria Mendonça, que ganhará o nome do poeta Vinícius de Moraes, está desenvolvendo uma série de atividades visando a aproximação dos estudantes com as diversas manifestações artísticas, sobretudo a literatura. Uma das atividades mais importantes será o "bate-papo com o autor" que, como o próprio nome sugere, proporcionará o encontro dos jovens com autores das diversas artes. Serão convidados personagens regionais que queiram divulgar seus trabalhos e também famosos que aceitem a proposta de conversar com os alunos sem receber cachê, já que as atividades são realizadas na escola, que não dispõe de verba para este fim.

Mariana R. Silva Buck

          A primeira personalidade que aceitou o desafio e participou do bate-papo com os alunos foi a escritora Mariana R. Silva-Buck, que acaba de lançar seu livro nos Estados Unidos e veio ao Brasil para promover o lançamento também no nosso país. "As aventuras de Zandor" é um livro infantil e  conta as aventuras de um cachorrinho que supera seus desafios. A escritora esteve em Maria Mendonça no último dia 23 de agosto e proporcionou aos alunos uma tarde muito prazerosa, respondendo a mais de cinquenta perguntas sobre sua vida pessoal e sua carreira. Mariana deixou uma importante mensagem para os estudantes: "Façam com que seus sonhos se tornem realidade. Acredite que é possível e persevere que tudo dará certo". A escritora fará o lançamento de "As Aventuras de Zandor" também Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, no próximo dia 31 de agosto.

O livro foi lançado nos Estados Unidos e agora chegou ao Brasil 

Objetivo é desenvolver o prazer de ler através do contato direto com as obras e seus autores

          Para o professor Nilton Riguetti, responsável pela sala de leitura, o objetivo foi plenamente atingido, já que os alunos tiveram a oportunidade de interagir com um autor e se aproximaram ainda mais do mundo da literatura: "Estamos muito felizes com a presença da Mariana. É uma honra para nós que a escritora se desloque de tão longe para nos dar o prazer de um 'bate-papo com o autor' inaugural que trouxe uma marca muito interessante: o fato de morar nos Estados Unidos e estar lançando seu livro em Maria Mendonça", disse.

Os estudantes fizeram dezenas de perguntas para a escritora

         

Mariana Buck apresentou e autografou os livros

           Outros autores já aceitaram o desafio e estarão na Sala de Leitura Vinícius de Moraes para conversarem com os estudantes. "Essa aproximação entre escritor e leitor será muito valiosa para a formação literária desses estudantes. Espero que estejamos plantando boas sementes na vida e no imaginário dessas crianças", ponderou Riguetti, que também é escritor e tem três livros lançados em Trajano de Moraes.