terça-feira, 13 de novembro de 2012

 TRAJANENSE É CONVIDADO PARA SER 
O TÉCNICO DO ESTADO DO RIO 
NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES EM CUIABÁ

Nilton Riguetti será o técnico oficial da equipe de xadrez

          O professor Nilton Riguetti foi convidado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer para ser o técnico oficial da equipe que representará o Estado do Rio de Janeiro na fase nacional das Olimpíadas Escolares, em Cuiabá. O convite veio depois das sucessivas conquistas do professor na fase estadual da competição. 
          Desde o ano de 2005 que o projeto de xadrez implantado pelo professor Nilton Riguetti na E.E. Maria Mendonça, no quarto distrito de Trajano de Moraes, vem se destacando em todo o Estado. Nas Olimpíadas Escolares, competição organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a escola é octacampeã, conquistando o título de 2005 a 2012. O projeto também levou o município ao Livro dos Recordes quando realizou o Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola, em setembro de 2011.

Nilton Riguetti, em Poços de Caldas

           Neste ano, o professor Nilton Riguetti conquistou outro importante título nas olimpíadas escolares: o de campeão por equipe na competição de badminton, transformando a E.E. Maria Mendonça numa das mais prestigiadas escolas entre as campeãs, já que é um fato raro um escola pública vencer a competição em duas modalidades diferentes. Para o professor, a sua convocação para ser o técnico da equipe estadual é um reconhecimento pelo trabalho. Riguetti também se diz feliz pelo convite: "É uma honra muito grande poder fazer parte desse projeto e espero representar o Estado da melhor forma possível", afirmou. O Estado do Rio está se preparando para as Olimpíadas de 2016 e as olimpíadas escolares são a base na preparação de futuros atletas.
               As Olimpíadas Escolares, realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB, com o apoio da Rede Globo de Televisão, são o maior evento esportivo do Brasil e diversos atletas são revelados ano a ano no cenário nacional. A categoria A, com estudantes de 12 a 14 anos, aconteceram em Poços de Caldas – MG, e a estudante trajanense Josiane Leal Knupp, aluna do professor Nilton Riguetti, foi a representante do Estado na competição. A categoria B, para estudantes de 15 a 17 anos, acontecerão de 24 de novembro a 09 de dezembro em Cuiabá – MT. A competição de xadrez será nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

 Atletas do Brasil inteiro participam das Olimpíadas Escolares