sábado, 10 de dezembro de 2011

2011 - MAIS UM ANO DE VITÓRIAS

2011 - MAIS UM ANO DE VITÓRIAS


O ano da consolidação do projeto de xadrez 
e da implantação do badminton 

         Costumo dizer que sou um abençoado. Tantas bençãos recebidas me remetem ao meu lema de vida: quem acredita sempre alcança. No plano pessoal ou profissional sempre gosto de levar pelo lado otimista. Acredito que pensamento positivo atrai coisas boas.
         Em 2011, vários foram os motivos para comemorar. Vou fazer um resumo como forma de relembrar este ano especial para mim, para o Clube de Xadrez e para a Escola Estadual Maria Mendonça. Priorizarei o plano profissional.
         Iniciei o ano fazendo um curso de arbitragem pela Confederação Brasileira de Xadrez - CBX. O curso aconteceu nos dias 15 e 16 de janeiro na cidade do Rio de Janeiro e fiquei qualificado a arbitrar jogos em todo o território nacional. Ser convidado pela CBX para participar de um curso de arbitragem é motivo de orgulho e compartilho com todos os trajanenses.
          Em Março, iniciei as aulas de badminton na E.E. Maria Mendonça e recebi o incentivo do presidente da Federação Estadual de Badminton - FEBARJ e do responsável pelo Projeto Miratus, um dos maiores projetos de badminton do Brasil. Em julho, nosso projeto já contava com 64 atletas jogando regularmente e o resultado foi o vice-campeonato nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, que nos qualificou para representar o Estado na fase nacional, em João Pessoa - PB.
          Em abril, lançamos a ideia de entrar para o Livro dos Recordes, realizando o "Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola", cujo lançamento oficial aconteceu em 15 de julho e o  grande evento em 17 de setembro, quando registramos 135 pessoas jogando xadrez na comunidade agrícola de Maria Mendonça, colocando o nome do município no cenário nacional
          Em junho, nosso projeto de xadrez foi destaque num dos principais sites de esportes do Brasil, o Globoesporte.com, que contou nossa história desde os tempos em que jogávamos com tampinhas de garrafa pet. 
          Em julho, nossa aluna Vívian Hélia conquistou o vice-campeonato estadual escolar de badminton em Duque de Caxias, honrando nosso município com o direito de representar o Estado do Rio na fase nacional das Olimpíadas Escolares. As portas estavam abertas para que o badminton se tornasse um orgulho em nossa cidade.
          Em agosto fizemos a final de nosso campeonato interno, que contou com a presença de vários campeões escolares de xadrez. A competição masculina foi vencida por Wíverson Riguetti e a feminina teve a conquista do bicampeonato por Patrícia Gonçalves Muzi. Também em agosto obtivemos uma das mais fantásticas vitórias de nosso xadrez: sagramo-nos campeões das Olimpíadas Escolares do Estado pela 7ª vez consecutiva, desta feita disputando, inclusive, contra alunos de escolas particulares.
          Em setembro, na mesma data em que realizamos nossa Festa do Xadrez, com o registro do Maior Campeonato Brasileiro de Xadrez em Comunidade Agrícola no Livro dos Recordes, também recebemos a visita do Mestre Internacional Luís Rodi, uruguaio que veio prestigiar nosso evento e nos honrou com uma simultânea contra alguns alunos meus.
          Em novembro realizamos a Gincana da Solidariedade, quando arrecadamos mais de 700 itens de gêneros de higiene pessoal, a serem doados para o asilo de Trajano, numa ação em conjunto com a Igreja Presbiteriana de Maria Mendonça. Também neste mês premiamos 10 alunos que foram contemplados com medalhas pela brilhante participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA, e recebemos a importante visita do Presidente da Comissão de Educação da ALERJ, Deputado Estadual Comte Bittencourt, que tornou-se importante parceiro de nosso projeto de xadrez. Ainda em novembro, recebi o prêmio que é o Oscar Trajanense, como "Destaque Cultural e Esportivo do ano de 2011", durante a festa da Consciência Negra, em Visconde. Fechamento com chave de ouro deste ano especial, entre tantos outros.
          Para 2012 esperamos continuar com nossos projetos e ampliar nossas ações. Almejamos construir nossa sede, reinstalar o Telecentro Xeque-Mate e participar de competições a nível nacional e internacional. Nada demais para quem ousou inserir xadrez e badminton como prática diária de alunos de uma escola da zona rural e conquistou prêmios em tudo que participou. Nada demais para quem é abençoado e acredita no que faz, porque quem acredita sempre alcança.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ESCOLA DE MARIA MENDONÇA NO CONEXÃO PROFESSOR

E.E. MARIA MENDONÇA É NOTÍCIA NOVAMENTE

Escola é matéria do Conexão Professor e do Conexão Aluno

          A Escola Estadual Maria Mendonça mais uma vez se destaca na mídia estadual. Os sites oficiais da Secretaria de Estado de Educação publicou, no dia 06 de dezembro, uma reportagem sobre a excelente participação dos alunos da escola na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica.

          A matéria completa pode ser lida no "Conexão Professor" ou no "Conexão Aluno", canais da SEEDUC que são acessados por milhares de pessoas diariamente. É através destes canais que a Secretaria disponibiliza para os profissionais da rede estadual todas as informações pertinentes e de interesse dos educadores de todo o Estado do Rio de Janeiro. 
          Os melhores projetos desenvolvidos nas escolas estaduais são publicados e a população tem a oportunidade de conhecer mais sobre as unidades escolares. A E.E. Maria Mendonça já teve outros projetos divulgados através destes canais de comunicação.