sábado, 5 de março de 2011

BADMINTON

BADMINTON EM TRAJANO DE MORAES


      A Escola Estadual Maria Mendonça está implantando o badminton, esporte jogado com raquetes e peteca, e que se assemelha ao tênis.
        As aulas de badminton na escola começaram em fevereiro e já têm participação de 100% dos alunos. Segundo o professor Nilton Riguetti, responsável pelo projeto, a inclusão do esporte nas aulas de Educação Física é um sonho antigo: "Desde 2009 que estamos estudando para implantar o esporte nas minhas aulas. É um esporte gostoso de praticar, que exige movimentação dos alunos e consome calorias", disse.
        No ano passado, o professor Nilton comprou o material e mostrou aos alunos como se pratica o esporte. Agora, tão logo as aulas iniciaram, o professor iniciou o ensino regular do badminton e assegura que será mais um motivo de orgulho para o município de Trajano de Moraes.
     "Já temos o apoio da FEBARJ, Federação Estadual de Badminton do Estado do Rio de Janeiro e, em breve, estaremos recebendo atletas de renome nacional para conhecerem o projeto". 
       Segundo o presidente da FEBARJ, Cláudio Oliveira Santos, "a iniciativa do professor Nilton é de grande importância para a implantação do badminton em todo o Estado do Rio e tem todo o nosso apoio", afirmou.
     O badminton é um esporte olímpico desde 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, e que tem o professor Sebastião Oliveira, do projeto Miratus, na cidade do Rio de Janeiro, como um dos principais incentivadores. Sebastião e seu projeto já foram destaques na imprensa esportiva pelo trabalho realizado com crianças da comunidade carente da Favela do Chacrinha, em Jacarepaguá.
    O projeto Social Miratus de badminton foi criado em 1998 com o objetivo de lutar contra a falta de oportunidades e a ociosidade das crianças, jovens e adolescentes da favela da Chacrinha, ensinando-lhes a evitar os maus caminhos da vida, como a evasão escolar, o trabalho infantil, além da delinquência e das drogas.
    Sebastião Oliveira também vê na iniciativa de professor Nilton um futuro de sucesso e que "iniciativa igual a essa não pode deixar de ser apoiada pela FEBARJ. Vamos planejar algo com o professor Riguetti, para que a cidade receba grandes atletas do badminton nacional", disse. 
     Em Trajano de Moraes, o projeto tem tudo para virar sucesso, já que contará com a experiência que o professor Nilton Riguetti tem em projetos esportivos e será praticado pelos alunos da E.E. Maria Mendonça, acostumados a participar de projetos vitoriosos. Os alunos são hexacampeões estaduais de xadrez, nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro