terça-feira, 30 de novembro de 2010

INFORME Nº 09 - NOVEMBRO 2010

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06 CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 09 - NOVEMBRO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:


->  Telecentro Xeque-Mate fechará as portas -> O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa, com pesar, que encerrou as atividades do Telecentro Xeque-Mate a partir de 01 de novembro, em virtude de não possuir condições financeiras para tocar o projeto. O Telecentro atendia, com internet gratuita, a toda a população do 4º distrito. Durante o período que funcionou, de julho de 2009 até a presente data, foram mais de 5.000 atendimentos. A diretoria do CXTM considera uma perda enorme para as comunidades atendidas e espera poder manter em funcionamento os seus outros projetos.

-> Final do Torneio das Tampinhas  -> O final do Torneio das Tampinhas aconteceu no sábado, dia 22, e culminou com a vitória de Patrick Gonçalves Muzi, no masculino, e Cássia Élen de Oliveira da Silva, no feminino. O torneio homenageou a professora Zélia Alves Fajardo, que será convidada a participar da entrega dos troféus no início de 2011. O Torneio das Tampinhas é realizado como forma de preservar a memória do início da prática do xadrez no município de Trajano de Moraes. Foi com treinamento com tampinhas de garrafas pet que o município conquistou seu primeiro campeonato nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.

-> Férias do CXTM -> O Clube de Xadrez estará de férias durante os meses de dezembro e janeiro e retomará suas atividades a partir de fevereiro de 2011, quando sairá nosso próximo informativo.


-> Projeto de Xadrez é premiado como o melhor projeto cultural e esportivo de 2010 -> O Projeto de xadrez realizado pelo professor Nilton Riguetti em Maria Mendonça foi premiado como o melhor projeto cultural / esportivo de 2010. A premiação aconteceu durante as festividades do dia da Consciência Negra em Visconde de Imbé, quando o Jovens Amigos Ativistas Sociais - JAAS - premiou os melhores do ano no município de Trajano de Moraes em diversas áreas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO DE XADREZ É PREMIADO

Projeto de Xadrez é premiado como o
melhor projeto cultural e esportivo de 2010

          O Projeto de Xadrez realizado há 5 anos em Maria Mendonça acaba de receber a mais importante premiação do município de Trajano de Moraes. O Grupo de Jovens e Amigos Ativistas Sociais - JAAS, durante as festividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, premiou o professor Nilton Riguetti com o Troféu JAAS de Melhor Projeto Cultural e Esportivo de Trajano de Moraes em 2010.
          O evento aconteceu no último dia 27 de novembro, em Visconde de Imbé, 2º distrito de Trajano de Moraes. O Grupo Jovem, que realiza a festa há 6 anos, faz a premiação aos personagens que fizeram a diferença durante o ano.
          A premiação da categoria foi em reconhecimento ao sucesso conquistado pelo projeto de xadrez, que sagrou-se hexacampeão estadual das Olimpíadas Escolares e recebeu, em 2010,  a visita de Darcy Lima, Grande Mestre de xadrez, que já foi considerado o melhor jogador de xadrez do mundo.
          Para o professor Nilton Riguetti, o prêmio é de grande importância, "já que premia o sucesso da auto-estima e da dignidade das crianças e jovens trajanenses que participam do projeto". São mais de 120 crianças que praticam o esporte  e que conquistaram um estrondoso sucesso a nível estadual e o reconhecimento da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX. "Quero agradecer, de coração, ao JAAS esse prêmio e dedicar aos meus alunos, os verdadeiros merecedores de toda homenagem. Fico ainda mais feliz por saber que o reconhecimento vem do povo, de uma organização popular, uma vez que o reconhecimento do poder público não existe", afirmou Riguetti. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INFORME Nº 8 - OUTUBRO DE 2010

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06 CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 08 - OUTUBRO/2010

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:


->  Troféu Darcy Lima -> O Clube de Xadrez Trajano de Moraes realizou no dia 16 de julho o Troféu Darcy Lima. A competição foi em homenagem ao Grande Mestre Internacional, que veio a Trajano como uma homenagem ao professor Nilton Riguetti. Os campeões receberam os trofeus das mãos do próprio Darcy, no dia 17. O grande campeão foi Sávio Lessa da Silva, que também havia vencido o Trofeu Selmo Bastos. Em 2º ficou Vívian Hélia Riguetti, em 3º Wíverson Ribeiro Riguetti e em 4º Lohan Lage Pingone. Os melhores colocados foram classificados para disputar uma simultânea contra o Darcy, no dia 17. O evento contou com a participação da União dos Jovens Trajanenses, UJT, que ajudou na organização.

-> Darcy Lima em Trajano de Moraes - Esteve em Trajano de Moraes no dia 17 de outubro o tricampeão brasileiro e bi sulamericano, Darcy Lima.  O campeão veio participar de uma simultânea, jogando contra 12 trajanenses ao mesmo tempo. O Grande Mestre Internacional fez questão de vir ao município parabenizar o professor Nilton Riguetti pelo excelente trabalho feito com as crianças e jovens trajanenses. Ao todo, são mais de 120 atletas envolvidos no projeto. A iniciativa foi combinada entre Nilton e Darcy durante as competições das Olimpíadas Escolares, em julho, no Maracanãzinho, quando os alunos do professor Riguetti conquistaram o hexacampeonato estadual da categoria. O GM enfatizou a importância da participação dos jovens trajanenses em competições a nível nacional e internacional.

->  Simultânea com Darcy Lima -> Os alunos do projeto de xadrez implantado em Trajano de Moraes pelo professor Nilton Riguetti participaram  de uma simultânea com o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Darcy Lima, que já esteve 4 vezes na final do mundial de xadrez e já foi considerado o melhor jogador do mundo. Darcy parabenizou o professor Nilton pela qualidade do trabalho e se colocou a disposição do Clube de Xadrez para auxiliar o xadrez trajanense a participar de competições nacionais e internacionais.  "O xadrez trajanense é um sucesso e vocês precisam  participar de mais competições", afirmou. Durante 1 hora e meia o Grande Mestre jogou contra os alunos do projeto. Segundo palavras do professor Nilton Riguetti, "a presença do Darcy Lima em Trajano é o auge de nossas expectativas. Estamos galgando passo a passo em busca de elevar a auto-estima dessas crianças e nosso sucesso é fruto de humildade e muito trabalho".

-> Nilton Riguetti recebe homenagem pelo sucesso do xadrez -> O professor Nilton Riguetti foi homenageado pelo sucesso do xadrez em Trajano de Moraes.  A homenagem foi uma surpresa feita por Nestor Lopes,  presidente do Museu Dercy Gonçalves, de Santa Maria Madalena, durante a visita do Grande Mestre Darcy Lima. "O professor Nilton merece esse reconhecimento pelo  execente  trabalho feito  com a juventude que participa desse projeto", afirmou Nestor, que já foi vereador em Santa Maria Madalena por diversos mandatos.

->  CXTM tem novo presidente -> No dia 30 de outubro, o Clube de Xadrez Trajano de Moraes elegeu sua nova diretoria para o período 2011/2012. O professor Nilton Riguetti foi eleito para comandar a entidade pelos próximos 2 anos. A posse acontecerá no início de novembro e a prioridade do novo presidente será dar continuidade ao trabalho realizado pela presidente Ana Cláudia e expandir as ações do CXTM. "Os dois anos dessa administração foram vitoriosos. Muitas portas foram abertas para que agora possamos ampliar nosso trabalho", afirmou Riguetti. O presidente eleito espera que os trajanenses possam participar de duas importantes competições em 2011: O Campeonato Brasileiro e o Mundial sub 20, além de confirmar a participação nas competições estaduais e nas Olimpíadas Escolares. Também voltará a ser discutido o registro no Livro Brasileiro dos Recordes, menina dos olhos do professor Nilton.