quarta-feira, 31 de março de 2010

XADREZ TRAJANENSE CAMPEÃO EM PETRÓPOLIS

Jornal da Região - Cantagalo - 18 a 24/03/10
Bom Jardim News - 24 de março de 2010

Mais um título de campeão de xadrez
para Trajano de Moraes

Título de Campeã Estadual Feminina sub 14 é inédito

    O Clube de Xadrez Trajano de Moraes conquistou um título inédito para o município. Em disputa dificílima no Campeonato Estadual sub 20, em Petrópolis, a aluna Poliana Ponciano Ribeiro, 13 anos, conquistou o título de campeã estadual sub 14. A conquista eleva o município a um novo patamar, já que esta disputa se dá entre os melhores jogadores do Estado do Rio de Janeiro, inclusive com a participação de alunos de escola particular e outras crianças e jovens que têm professor exclusivo.
    Segundo o professor de xadrez, Nilton Riguetti, a conquista foi um fato importante a ser comemorado: "Conquistamos um título dificílimo, numa disputa com uma carga emocional muito grande. Meus alunos demonstraram muita maturidade e estão de parabéns!" - afirmou.
    A expectativa inicial era de conquistar um lugar no pódio, mas acreditava-se que um 4º lugar já fosse um excelente resultado. Ao final da competição, o município colocou todos os seus jogadores entre os 10 primeiros em todas as categorias que disputou. Além do título feminino sub 14,  o Clube de Xadrez ainda comemorou o 3º lugar de Jhonatan Ponciano Héler, na categoria sub 20. "São mais dois trofeus que vêm para o município de Trajano de Moraes e o reconhecimento da comunidade enxadrística estadual", comentou Ana Cláudia Thomaz Malavaz, presidente do Clube de Xadrez.
    Essa nova conquista fortalece as pretensões do CXTM  em transformar a cidade de Trajano na "Cidade do Xadrez". Segundo a diretoria do Clube, os objetivos estão sendo atingidos um a um. O próximo passo acontecerá na Festa do Xadrez a ser realizada, possivelmente, no dia 12 de junho, com a disputa do Trofeu Selmo Bastos, bicampeão carioca de xadrez.  Ana Cláudia acredita que neste dia o município de Trajano de Moraes poderá já estar recebendo a visita de consultor do Livro Brasileiro dos Recordes com objetivo de registrar "o maior campeonato de xadrez em comunidade agrícola" já realizado no Brasil.
     Durante a cerimônia de encerramento do sub 20, nos  dias 13 e 14 de março, em Petrópolis, o Secretário da FEXERJ - Federação Estadual de Xadrez -, Marcelo Einrohen,  fez um elogio ao Clube de Xadrez Trajano de Moraes pela sua competência  e disse ao técnico Nilton: "Agora, Nilton, vocês podem dizer que são campeões, também, do Campeonato Estadual Absoluto sub 14! Parabéns!"

RESULTADO FINAL


CATEGORIA SUB 12
Wíverson Ribeiro Riguetti  -  9º lugar 

CATEGORIA SUB 14 - MASCULINA
José Vítor Ribeiro da Costa - 4º lugar
Lucas Malavazi da Silva - 6º lugar
Antônio Luiz de Oliveira da Silva - 8º lugar

CATEGORIA SUB 14 - FEMININA
POLIANA PONCIANO RIBEIRO - Campeã
Cássia Elen de Oliveira da Silva - 5º lugar
Vívian Hélia Ribeiro Riguetti - 6º lugar

CATEGORIA SUB 16
Vinícius Fagundes da Silva - 8º lugar

CATEGORIA SUB 18 
Luan da Silva Alves - 7º lugar

CATEGORIA SUB 20
Jhonatan Ponciano Héller - 3º lugar

O CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES PARABENIZA TODOS OS JOGADORES PELA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO!

domingo, 21 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

PARABÉNS E.E. MARIA MENDONÇA

PARABÉNS, ESCOLA MARIA MENDONÇA!

     A Escola Estadual Maria Mendonça já é reconhecida pelo seu trabalho de excelência na prática de xadrez. Desde 2005 que a unidade escolar é campeã das Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro - JEEP, disputadas na cidade do Rio de Janeiro com a participação de centenas de jogadores de todo o Estado.     
    O que muita gente não sabe é que a E.E.M.M. também é campeã em outros quesitos. Como é famosa  a sua merenda, muitas vezes acrescentada de legumes doados pela comunidade! Também  o espaço físico  oferece comodidade aos alunos, além de contar com um transporte escolar eficiente. 
    A Escola atende aos alunos de 5º ao 9º ano das comunidades de Alto Macabu, Tirol, Ponte de Zinco, Ponte Nova e Maria Mendonça. São esses alunos que trazem alegria ao cotidiano escolar, fazendo com que os professores sejam parceiros na busca do conhecimento. Esses profissionais estão em constante busca de melhores informações e técnicas modernas para oferecer uma educação de qualidade aos jovens.
    Um dos maiores orgulhos da Escola é não ter casos de indisciplina nem de vandalismo. Toda a comunidade sente-se responsável pelo espaço e ajuda a construir uma escola de sucesso e um espaço de educação reconhecidamente forte e comprometido com a qualidade do ensino ali ministrado.
    A qualidade da educação oferecida na E.E. Maria Mendonça já foi testada e aprovada. Em todas as avaliações feitas pelos órgãos competentes, seja na esfera Estadual ou Federal, a unidade escolar esteve acima da média da região, do Estado e até da média nacional.
          Exemplos mais recentes a serem citados são as Olimpíadas da Língua Portuguesa e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática. Em ambas a Escola foi destaque. Em Língua Portuguesa, foi campeã municipal nas duas categorias que disputou: Poesia (6º ano) e Memórias (8º e 9º anos). Em Matemática, somente dois alunos do município de Trajano de Moraes receberam menção honrosa: um foi da E.E. Maria Mendonça.
          O ano de 2010 começou muito bem para toda a comunidade escolar. Professores e direção estão comemorando o fato de que quatro alunos foram premiados com Notebooks pelo Governo do Estado, após avaliação feita no final do ano passado. A Escola tornou-se campeã, mais uma vez, tendo um dos maiores índices percentuais de premiação de todo o Estado do Rio de Janeiro.
          A premiação demonstra a qualidade educacional da Escola Estadual Maria Mendonça, que conta com profissionais competentes, bem preparados, comprometidos com a educação e que honram a tradição municipal de possuir excelentes escolas e excelentes professores!
          Por tudo isso é que damos os parabéns a toda a comunidades escolar, desde alunos, professores e direção, aos funcionários, famílias e as populações das comunidades atendidas pela escola!

 
Abaixo, mencionamos algumas vitórias dos alunos da E.E. Maria Mendonça:

1 - Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro:

Escola campeã - categoria feminina A (12 a 14 anos) - 2005, 2006, 2007 e 2008;
Escola campeã - categoria feminina B (15 a 17 anos) - 2006 e 2007;
Escola campeã - categoria masculina A (12 a 14 anos) - 2009;
Escola vice-campeã - categoria feminina A (12 a 14 anos) - 2009;
Escola vice-campeã - categoria feminina B (15 a 17 anos) - 2005 e 2008;
Escola vice-campeã - categoria masculina A (12 a 14 anos) -  2006 e 2007;
Escola 3º lugar - categoria masculina A (12 a 14 anos) - 2008

Onilde Priscila Batista Daudt - vice-campeã individual - 2005
Luma da Costa Marchon -  terceira colocada individual - 2005 
Dayane dos Santos Leite - terceira colocada individual - 2005
Dayane dos Santos Leite - campeã individual - 2006
Daiane do Espírito Santo - vice-campeã individual - 2006 
Suzamar Knupp - terceira colocada individual - 2006
Oneide Priscila Batista Daudt - vice-campeã individual - 2006
Luana Daudt Tomaz - terceira colocada individual - 2006
Vinícius Fagundes da Silva - vice-campeão individual - 2006
Suzamar Knupp - vice-campeã individual - 2007
Raísa Muzi Tomaz - terceira colocada individual - 2007
Júlia Wenderroscky Ximenes - campeã individual - 2008
Joyce da Silva Monteiro - vice-campeã individual - 2008
Vinícius Fagundes da Silva - terceiro colocado individual - 2008
Quézia Müller Coelho - campeã individual - 2009 

2 -  Olimpíadas da Língua Portuguesa

Escola campeã - categoria Poesia (6º ano) - 2008 
Escola campeã - categoria Memórias (9º ano) - 2008 

Sávio Lessa da Silva - campeão individual - Poesia - 2008 
Júlia Wenderroscky Ximenes - campeã individual - Memórias - 2008  

  3 - Olimpíadas Brasileiras de Matemática

Gabriel Carneiro da Silva Frez - menção honrosa

  4 - Avaliação Saerj - premiação Notebooks

Júlia Wenderroscky Ximenes - 2008 - notebook
Matheus Mafort da Costa - 2009 - notebook
Lídia Wenderroscky Ximenes - 2009 - notebook
Gustavo da Silva Mafort - 2009 - notebook
Sávio Lessa da Silva - 2009 - notebook

 5 - Campeonato sub 20 de xadrez em Petrópolis

Poliana Ponciano Ribeiro - campeã - categoria sub 14 
Jhonatan Ponciano Héler - terceiro colocado - categoria sub 20

segunda-feira, 15 de março de 2010

ESTADUAL SUB 20 EM PETRÓPOLIS

 ESTADUAL SUB 20 EM PETRÓPOLIS - 13 E 14 DE MARÇO
(Abaixo, veja a classificação final!)
        Nos dias 13 e 14 de março estaremos enviando alunos para participarem do Campeonato Estadual sub 20, em Petrópolis. A competição reune os melhores enxadristas do Estado do Rio de Janeiro na categoria. Nossa expectativa é honrar o município com uma participação digna, independentemente do resultado. Sabemos de nossas limitações e de nossa inexperiência numa competição de alto nível como essa. Porém, será mais uma participação onde defenderemos o nome do município de Trajano de Moraes com nosso maior orgulho.
           Boa sorte para todos e que Deus nos  proteja! 
           Quem acredita sempre alcança!
        

 Jornal FRIWEB - Nova Friburgo - 10/03/10

XADREZ TRAJANENSE ENCARA SEU MAIOR DESAFIO

          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM - estará proporcionando aos enxadristas até 20 anos mais uma oportunidade. Os campeões trajanenses vão a Petrópolis encarar seu maior desafio até hoje. Trata-se do Campeonato Estadual sub 20, que reune a nata do xadrez no Estado do Rio de Janeiro. O evento é realizado pela Federação Estadual em parceria com o Clube de Xadrez de Petrópolis.
          É uma competião dividida nas categorias sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 20 e é uma mais concorridas no calendário da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro - FEXERJ.
          As crianças trajanenses, treinadas pelo professor Nilton Riguetti, técnico campeão das 5 últimas edições das Olimpíadas Estudantis, encaram a competição como o maior desafio que enfrentaram até hoje. Nesta competição estarão presentes os atuais campeões nas categorias, além de outros competidores treinados por profissionais para este fim específico, o que qualifica a competição e dificulta a vida dos trajanenses.
          "Vamos representar o município com dignidade e estaremos fazendo o melhor. Nosso maior problema é não poder contar com força máxima, já que alguns alunos convocados não poderão ir, em virtude de outros compromissos",  reclama o professor Nilton.
          A competição acontecerá nos dias 13 e 14 de março e o CXTM tem o apoio da Prefeitura Municipal para o evento. "É uma competição caríssima, que requer transporte, hospedagem e alimentação para quase 20 pessoas. Sem o apoio da Prefeitura Municipal teríamos muita dificuldade para participar", afirma Ana Cláudia Thomaz Malavazi, presidente do Clube de Xadrez.
          Para o técnico Nilton Riguetti esta competição é importantíssima para dar maior qualidade aos alunos, já que estarão disputando contra os melhores jogadores do Estado. "Precisamos dar mais experiência de competições para nossos alunos. Faz parte de nosso planejamento para o futuro. Pretendemos participar do Intercolegial do Globo e das Olimpíadas Estudantis. É um ciclo de maturação para todos", afirmou.
          De acordo a presidente do Clube de Xadrez Trajano de Moraes, Ana Cláudia, o município deve se preparar para o maior evento já realizado em Trajano de Moraes que é o registro de recorde no Livro Brasileiro dos Recordes, previsto para acontecer em junho. "A primeira etapa, de entendimento com o RankBrasil já foi vencida", afirma. Segundo ela, é preciso implantar o estudo do xadrez em mais escolas no município para vencer a segunda etapa das exigências. "Estamos trabalhando nessse sentido. Já iniciamos as aulas na Escola Municipal Maria Mendonça, que é a primeira no município a receber as aulas do Clube de Xadrez".
          O professor e técnico Nilton Riguetti disse que está preocupado com as etapas a serem vencidas pelo CXTM para que o município fique apto a ser reconhecido nacionalmente pela prática de xadrez:  "Deveríamos ter avançado na implantação de xadrez em escolas municipais, de forma organizada e oficial. Não o fizemos. O mês de março era o marco zero" - argumentou.

SUCESSO ABSOLUTO EM PETRÓPOLIS 

    Nosso objetivo em Petrópolis era dar maior experiência aos jogadores. Mais uma vez fomos surpreendidos pelos alunos campeões de Maria Mendonça. Fomos campeões na categoria sub 14 feminina e 3º colocado na sub 20 masculina. Parabéns trajanenses que orgulham a nossa terra! 
        Abaixo, veja o resultado final. Todos os nossos jogadores estiveram entre os dez primeiros nesta competição que é a mais forte da categoria até 20 anos.

 RESULTADO FINAL

CATEGORIA SUB 12
Wíverson Ribeiro Riguetti  -  9º lugar 

CATEGORIA SUB 14 - MASCULINA                                                                      
José Vítor Ribeiro da Costa - 4º lugar
Lucas Malavazi da Silva - 6º lugar
Antônio Luiz de Oliveira da Silva - 8º lugar

CATEGORIA SUB 14 - FEMININA
POLIANA PONCIANO RIBEIRO - Campeã
Cássia Elen de Oliveira da Silva - 5º lugar
Vívian Hélia Ribeiro Riguetti - 6º lugar

CATEGORIA SUB 16
Vinícius Fagundes da Silva - 8º lugar

CATEGORIA SUB 18 
Luan da Silva Alves - 7º lugar

CATEGORIA SUB 20                                                                                                  
Jhonatan Ponciano Héller - 3º lugar

O CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES PARABENIZA TODOS OS JOGADORES PELA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO!