terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRAJANO NO LIVRO DOS RECORDES

XADREZ TRAJANENSE PODERÁ IR PARA O 
LIVRO BRASILEIRO DOS RECORDES

         O xadrez trajanense poderá ser colocado no Livro Brasileiro dos Recordes. O primeiro contato entre a diretoria do CXTM e a entidade já foi feito. A confirmação poderá sair ainda no  mês de fevereiro e  o registro em abril.
          Trata-se de mais um marketing positivo para a cidade que deverá ser lembrada como "A Cidade do Xadrez" a partir de 2012. Pelo menos essa é a expectativa dos dirigentes da Clube de Xadrez Trajano de Moraes. "Não estamos medindo esforços para que o xadrez trajanense seja reconhecido a nível estadual e nacional" - explica a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi.
          Para conseguir o registro do Livro Brasileiro dos Recordes algumas etapas terão que ser vencidas e a diretoria espera ter o apoio do poder público para realizá-las. Segundo Nilton Riguetti, responsável pelo marketing da Clube, a municipalidade só tem a ganhar com o registro no Livro dos Recordes: "Acredito que o principal interessado deve ser a Prefeitura, já que estaremos, mais uma vez, divulgando positivamente o nome do município e registrando uma marca para nossa cidade. Todas as cidades têm a sua marca, o que a identifica. No nosso caso o xadrez é o melhor exemplo por tudo que conquistamos" - afirmou.
          A diretoria do CXTM está correndo contra o tempo para garantir que seja possível o registro. Segundo a presidente, Ana Cláudia, as etapas a serem vencidas já estão com o tempo correndo. "Cada dia que passa, menor nossa chance. Temos que mobilizar uma força tarefa e até o início de março apresentarmos um planejamento, se não tudo estará perdido" - concluiu. 
          Um dos empecilhos para a concretização do feito é o período de carnaval, onde  a evolução é muito lenta, devido aos trâmites burocráticos que não acontecem nesses dias. "Vamos tentar agendar com o Prefeito Carlinhos o mais rápido possível para saber do interesse municipal e tentar viabilizar uma parceria" - afirmou Riguetti. Segundo ele, sem a participação do município vai ser muito difícil cumprir as etapas previstas e garantir o registro.
          O município de Trajano de Moraes tem sido destaque na grande mídia pelas conquistas do xadrez em competições regionais e estaduais. Recentemente, os sites CONEXÃO PROFESSOR E CONEXÃO ALUNO publicaram uma entrevista com o professor e técnico de xadrez, Nilton Riguetti,  que detalhou para o portal o projeto de xadrez implantado na E.E. Maria Mendonça. A reportagem ainda está no ar e sendo lida por milhares de pessoas diariamente, já que professores e alunos da rede estadual usam o CONEXÃO com importante fonte de consulta. Caso seja concretizado o registro de recorde no Livro Brasileiro dos Recordes será mais uma importante vitória do Clube de Xadrez Trajano de Moraes no seu objetivo de que a cidade de Trajano de Moraes seja reconhecida como "A Cidade do Xadrez" em 2012.

JORNAL O GLOBO - 13/12/09

Jogada de mestre

Em Trajano, alunos levam ouro no xadrez em olimpíada
 
● TRAJANO DE MORAES. Mesmo com infraestrutura precária — a cidade não tem esgoto tratado e quase 100% das estradas são de terra —, Trajano de Moraes driblou as dificuldades e colocou filhos de agricultores sob os holofotes da rede pública estadual de ensino. Desde que começou a participar das disputas de xadrez das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio, em 2005, a escola Maria Mendonça, na zona rural da cidade, acumula medalhas de ouro. Na categoria por equipes, é tetracampeã no feminino, e este ano conquistou também a vitória por equipe no masculino.
          Fruto do esforço do professor de educação física Nilton Riguetti, que encontrou nos tabuleiros feitos de cartolina e peças de tampinhas de garrafas PET poderosas armas para aumentar o poder de concentração e autoestima dos alunos.
            — Como os jogos demoram de uma a duas horas e exigem raciocínio, os estudantes se tornam mais disciplinados e concentrados nos estudos. E os troféus elevam a autoestima.
              Quézia Müller Coelho, 14 anos, é uma das que participaram das olimpíadas este ano. Sorte de principiante ou não, levou a medalha de ouro na categoria individual feminina até 14 anos.
              — Já esperava ganhar, treinei muito — diz, sem modéstia.
              Com o bom desempenho dos alunos, Riguetti já pensa grande. A meta é fazer do xadrez hobby de 15% da população, transformando Trajano em referência do esporteno estado. (Danielle Nogueira)

JORNAL O DIA

<EDUCAÇÃO> 

Escola leva ouro em criatividade

Xeque-mate nas dificuldades: alunos de cidade pobre são tetra em xadrez

POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO
Rio - Tabuleiros improvisados, feitos de cartolina e papelão, e tampinhas de garrafas PET foram suficientes para levar estudantes de uma escola pública ao lugar mais alto do pódio. Em Trajano de Moraes, a 220 quilômetros do Rio, filhos de agricultores deram xeque-mate nas adversidades e se tornaram tetracampeões estaduais de xadrez, por equipes, no feminino, nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.


Orgulhosos, estudantes exibem seus troféus
No pátio da Escola Estadual Maria Mendonça, é comum ver os alunos praticando o esporte, que virou sinônimo de vitória em Trajano. Nas Olimpíadas Escolares deste ano, os meninos conquistaram o título na faixa etária de 12 a 14 anos, após três vice-campeonatos consecutivos. Já as meninas, tetracampeãs entre 2005 e 2008, ficaram em segundo lugar. Brilhou, porém, a estrela de Quézia Coelho Muller, 14, medalha de ouro no individual feminino.

Filha de lavradores, a estudante pretende ser bicampeã. “Meu sonho é representar o Rio no campeonato nacional”, avisa a estudante do 8º ano.

Entusiasmado com o desempenho da garotada, o técnico e professor de Língua Portuguesa e Educação Física Nilton César Riguetti, 42 anos, sonha cada vez mais alto. “Estamos no meio do mato, em plena zona rural, mas isso não impede a gente fazer da cidade o primeiro polo de xadrez do interior do estado”, diz. Para realizar o sonho, o professor tenta sensibilizar grandes empresas em busca de patrocínio. “Uma prova de que o esporte mudou a rotina da região é que os alunos foram homenageados na Câmara de Vereadores”, completa.

As sucessivas conquistas renderam frutos. Em julho, Furnas Centrais Elétricas inaugurou o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, com 10 computadores conectados à Internet por banda larga. A estatal informou que a biblioteca Arca das Letras completa o Furnas Digital, programa voltado para comunidades de baixa renda. “Graças ao jogo vi o mar pela primeira vez na minha vida, quando fui ao Rio representar a minha escola nos Jogos Estudantis”, revela Lucas Malavares da Silva, 11, aluno do Ensino Fundamental.

O apoio também veio do poder público. A prefeitura doou 12 tabuleiros e peças em tamanho oficial. Na escola, três mesas de concreto foram construídas para oferecer mais comodidade aos desportistas. “Tivemos que melhorar as instalações após tantas conquistas”, reconhece Joailda Rezende, diretora do colégio onde estudam 150 alunos — deles, 70% são enxadristas. “Não há como negar que a concentração e o raciocínio lógico dos alunos melhoraram, em particular na interpretação de problemas”, observa o professor de Matemática Joaquim Otávio Figueira.

Em 2005, o governo federal lançou o ‘Xadrez nas Escolas’ com distribuição de kits — tabuleiros, peças e manual de instruções — que nunca chegaram a Trajano de Moraes. O Ministério do Esporte informou que está em formação grupo de trabalho com entidades ligadas ao esporte para lançar plano de desenvolvimento do xadrez como atividade educacional.

Federação põe cidade como sede de torneio

A performance dos estudantes no tabuleiro atraiu a atenção da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (Fexerj). Desde o ano passado, o presidente da entidade, Ricardo Barata, incluiu Trajano de Moraes no calendário oficial, onde é disputada uma das 14 etapas do campeonato do interior: “Trajano e Petrópolis são, hoje, os principais polos do esporte fora da capital”. Segundo Barata, a garotada precisa ser estimulada a pensar. “Temos muitas atividades para exercitar os músculos. Às vezes esquecemos de praticar a ginástica da mente”.

DENTRO DE TRAJANO

MENOR DO ESTADO

Trajano é o menor município do estado, com 592,9 km² e 10 mil habitantes. Pelo Índice Firjan, foi o pior em emprego e renda. Mas foi o 3º que mais evoluiu em educação.

SEM CELULAR
A zona rural de Trajano de Moraes tem cerca de 500 moradores. Na região, a 655 metros de altitude, não há sinal para celular nem telefone público.

INTERNET
A chegada da Internet mudou o hábito dos jovens da Escola Maria Mendonça. A maioria não sabia navegar na rede, tampouco operar um computador. Orkut e MSN já estão entre as ferramentas mais acessadas.

CAMPEÕES BRASILEIROS DE XADREZ

CAMPEÕES BRASILEIROS

ANO                   CAMPEÃO                                VICE-CAMPEÃO                                         

2009        Giovani Portilho Vescovi                   Gilberto Milos Jr.
2008        André Diamant                                  Giovani Portilho Vescovi
2007        Giovani Portilho Vescovi                   Rafael Dualibe Leitão
2006        Giovani Portilho Vescovi                   Rafael Dualibe Leitão
2005        Alexander Hilário Takeda Fier          Gilberto Milos Jr.
2004        Rafael Dualibe Leitão                        Gilberto Milos Jr.
2003        Darcy Gustavo Lima                          Everaldo Matsuura
2002        Darcy Gustavo Lima                          Ricardo Teixeira
2001        Giovani Portilho Vescovi                   Everaldo Matsuura
2000        Giovani Portilho Vescovi                   Darcy Gustavo Lima
1999        Giovani Portilho Vescovi                   Eduardo Thelio Limp
1998        Rafael Dualibe Leitão                        Giovani Portilho Vescovi
1997        Rafael Dualibe Leitão                        Giovani Portilho Vescovi 
1996        Rafael Dualibe Leitão                        Giovani PortilhoVescovi
1995        Gilberto Milos Jr.                              Herman C. van Riemsdijk
1994        Aron Antunes Corrêa                        Giovani Portilho Vescovi
1992        Darcy Gustavo Lima                          James Mann de Toledo

CAMPEÕES ESTADUAIS DE XADREZ - RJ

CAMPEÕES ESTADUAIS DE XADREZ - RJ


ANO                        CAMPEÃO ESTADUAL ABSOLUTO                CLUBE 

1976                         Márcio Miranda                                                    ACB
1977                         Jerônimo Pimenta                                               ALEX
1978                         Eduardo Thelio Limp                                           AABB - Rio
1979                         Peter Toth                                                              FFC
1980                         Luis de Vasconcellos Loureiro                         CGX
1981                         Darcy Gustavo Lima                                           TTC
1982                         Hermes Almicar Machado Junior                    TTC

1983                         João César de Castro Rocha                            AARG
1984                         Alberto Pinheiro de Mascarenhas                    AABB - La
1985                         Luís Carlos Galvão                                                CRFC
1986                         Ricardo da Silva Teixeira                                     TTC
1987                         Flávio Marques da Silveira                                   ALEX
1988                         Hilton Carlos Rios Filho                                        ALEX
1989                         Raimondo Bottari                                                   ALEX
1990                         Carlos Eduardo Gouveia                                       TTC
1991                         Carlos Roberto de Jesus Rocha                         ALEX
1992                         Carlos Roberto de Jesus Rocha (2)                    AXAMA
1993                         Eduardo Arruda da Gama Cunha                        AXAMA
1995                         Carlos Henrique Batista Fontes                          ALEX
1996                         Wagner Peixoto Guimarães                                 CNAV
1997                         Wagner Peixoto Guimarães (2)                            CNAV 
1998                         José Eduardo Bastos de Oliveira Maia               TTC 
1999                         Wagner Peixoto Guimarães (3)                            CXGR
2000                         Sadi Glasser Dumont                                              CXGR 
2001                         Diego Rafael di Berardino                                      TTC
2002                         Diego Rafael di Berardino (2)                                CFCSN
2003                         Eduardo Thelio Limp (2)                                          CXGR
2004                         Diego Rafael di Berardino (3)                                CFCSN
2005                         Eduardo Thelio Limp (3)                                          CXGR  
2006                         Diego Rafael di Berardino (4)                                CXGR
2007                         Diego Rafael di Berardino (5)   
2008                  
2009                         Diego Rafael di Berardino (6)                                 TTC 

sábado, 13 de fevereiro de 2010

XADREZ - O QUE SAIU NA IMPRENSA

Jornal Bom Jardim News - 07 de abril de 2010

Xadrez trajanense poderá ir para o Livro Brasileiro dos Recordes

    O xadrez trajanense poderá ser colocado no Livro Brasileiro dos Recordes. O primeiro contato entre a diretoria do CXTM e a entidade já foi feito. A confirmação poderá sair ainda no mês de fevereiro e o registro em abril.
    Trata-se de mais um marketing positivo para a cidade que deverá ser lembrada como "A Cidade do Xadrez" a partir de 2012. Pelo menos essa é a expectativa dos dirigentes do Clube de Xadrez Trajano de Moraes. "Não estamos medindo esforços para que o xadrez trajanense seja reconhecido a nível estadual e nacional" - explica a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi.
    Para conseguir o registro do Livro Brasileiro dos Recordes algumas etapas terão que ser vencidas e a diretoria espera ter o apoio do poder público para realizá-las. Segundo Nilton Riguetti, responsável pelo marketing do Clube, a municipalidade só tem a ganhar com o registro no Livro dos Recordes: "Acredito que o principal interessado deve ser a Prefeitura, já que estaremos, mais uma vez, divulgando positivamente o nome do município e registrando uma marca para nossa cidade. Todas as cidades têm a sua marca, o que a identifica. No nosso caso o xadrez é o melhor exemplo por tudo que conquistamos" - afirmou.
    O município de Trajano de Moraes tem sido destaque na grande mídia pelas conquistas do xadrez em competições regionais e estaduais. Recentemente, os sites CONEXÃO PROFESSOR E CONEXÃO ALUNO publicaram uma entrevista com o professor e técnico de xadrez, Nilton Riguetti, que detalhou para o portal o projeto de xadrez implantado na E. E. Maria Mendonça. A reportagem ainda está no ar e sendo lida por milhares de pessoas diariamente, já que professores e alunos da rede estadual usam o CONEXÃO com importante fonte de consulta. Caso seja concretizado o registro de recorde no Livro Brasileiro dos Recordes será mais uma importante vitória do Clube de Xadrez Trajano de Moraes no seu objetivo de que a cidade de Trajano de Moraes seja reconhecida como "A Cidade do Xadrez" em 2012.

Conexão Professor

Sala de Aula

Voltar
Nas Escolas
Tamanho do Texto Autentar Texto Diminuir Texto Restaurar Texto

08.02.10

Alunos de escolinha rural de Trajano de Moraes, treinados com peças recicladas, tornaram-se tetracampeões estaduais de xadrez

O xadrez representa a luta entre os exércitos de dois reinos, no qual um deles deve capturar o rei adversário. Quem dá a lição é o professor de Educação Física e de Português Nilton César Riguetti. Em 2004, Nilton decidiu ensinar as jogadas, que culminam em xeque-mate, na Escola Estadual Maria Mendonça, localizada em uma área rural do município de Trajano de Moraes, Região Serrana do Rio. Poucos meses depois, a equipe da escola conquistou a primeira das quatro vitórias nos Jogos Estudantis da Educação Pública (as Olimpíadas do Estado do Rio de Janeiro) na modalidade xadrez. E isso treinando apenas com peças e tabuleiros reciclados.  
“Foi um fato marcante para todos nós. A maioria das crianças sequer conhecia a Cidade do Rio de Janeiro e nos anos seguintes jogamos até no Complexo do Maracanã”, comemora o instrutor tetracampeão.

A E.E. Maria Mendonça tem apenas 85 alunos e acesso por sete quilômetros de estrada de terra. São apenas cinco salas e a paisagem ao redor é agrícola. O que motivou o professor Nilton foi “a vontade de fazer diferente e fazer mais”, em suas palavras. Por isso, nas aulas de Educação Física resolveu diversificar as atividades com a prática de mineiro-pau (uma famosa dança folclórica da região), tênis de mesa, peteca e xadrez. Mas, com a grande adesão e os recursos escassos, começou a faltar material para ensinar. A solução foi lançar um desafio: os alunos deveriam inventar peças de xadrez com material reciclado.

“Várias ideias surgiram. Confeccionamos os tabuleiros em papel cartolina, pintados com lápis de cera, e dezenas de peças com tampinhas de garrafa pet. Elas nem se assemelhavam às peças originais. Apenas estabelecemos uma convenção para chamar esta ou aquela pelos nomes correspondentes”, conta Nilton.

Os praticantes de xadrez são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 17 anos. Mesmo os que não gostam são incentivados a participar. Ou, então, devem escolher outras atividades. Quando as quatro atividades são oferecidas no mesmo bimestre, os alunos devem escolher três. Desta forma, nem todos optam por xadrez. O fato é que, depois das vitórias e do reconhecimento da Câmara Municipal, do prefeito e das reportagens nos Jornais O Dia e O Globo, a motivação aumentou.

“Existe a vontade. Já no início do ano, os alunos se fazem uma cobrança: participar dos Jogos. Isto requer treino e disputa interna, pois seleciono só 24 entre mais de 80. Assim, eles se concentram ainda mais, já que o nível é alto e é preciso jogar muito para conquistar uma vaga. Não temos problemas de indisciplina e o xadrez pode ter uma parcela nisso”, acredita o professor.

Hoje há tabuleiros suficientes para treinar todos os alunos, já que a Prefeitura apoia o projeto. A Câmara de Vereadores também ajuda, entregando uma "Menção Honrosa" a cada conquista. Além disso, classificou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - fundado para dar sequência ao projeto, já que os alunos paravam de jogar ao concluir o 9º ano - como Utilidade Pública Municipal. Recentemente, de uma parceria com a estatal Furnas, surgiu o Telecentro Comunitário, um espaço com internet via satélite grátis para toda população da zona rural. No último dia 7 de fevereiro, os 24 alunos que disputaram os jogos em 2009 receberam um kit escolar doado por uma papelaria de Nova Friburgo.

“Também estamos conquistando novas parcerias para fortalecer o projeto”, avisa Nilton, que divulga o trabalho em seu próprio blog: http://niltonriguetti.blogspot.com/.

O valor pedagógico do xadrez

O xadrez na Educação tem um papel muito importante, sobretudo por desenvolver a capacidade de concentração dos alunos. Também aguça o raciocínio lógico e leva-os a tomar decisões entre uma série de possibilidades. Algumas jogadas são decisivas, como na vida.

“Se você tomar uma decisão errada, o jogo pode estar perdido. Também ocorre o contrário: você erra, mas as circunstâncias do jogo permitem que você se recupere e vença o jogo, ainda que as probabilidades sejam pequenas. Tem uma frase famosa que repito para eles quando estão prestes a perder e querem desistir: ‘O jogo só acaba quando termina’”, ensina o instrutor.

No caso do projeto da E.E. Maria Mendonça, outro ganho foi observado: com as vitórias, a autoestima dos alunos melhorou sensivelmente. Hoje, todos os praticantes querem ser campeões e lutam por isso com o apoio dos pais, que são levados aos jogos para vê-los jogar, perder ou ganhar.

“Quando os alunos passaram a ser recebidos pelo prefeito e a sair na imprensa local e depois na grande mídia, os pais se sentiram honrados e orgulhosos dos filhos”, conclui, satisfeito, o professor Nilton Riguetti.


TRIBUNA DA SERRA - CORDEIRO - 01/02/10 
REVISTA FRIWEB - FRIBURGO - 04/02/10   
GAZETA TRAJANENSE -  

Clube de Xadrez Trajano de Moraes conquista mais parcerias

         A diretoria do Clube de Xadrez Trajano de Moraes acaba de fechar mais uma importante parceria no seu objetivo de fortalecer o xadrez no município. Desta vez, a parceria vem com uma papelaria de Nova Friburgo, cujos donos preferem não divulgar o apoio, já que fizeram a parceria sem interesse em aparecer para a mídia.
         A parceria firmada entre o CXTM e a papelaria foi no sentido de doar material escolar para os alunos que praticam o xadrez na E.E. Maria Mendonça. “É uma forma de incentivar a prática e de reconhecer o empenho dos alunos”, afirmou Ana Cláudia Malavazi, presidente do CXTM. Para o ano de 2010, a doação foi para os alunos que, em 2009, disputaram as Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como JEEP/JEPAR. São 24 alunos que conquistaram mais um título de campeão de xadrez para o município de Trajano de Moraes. Eles receberam o material no dia 07 de fevereiro, véspera do início das aulas. Para o ano que vem, a expectativa é doar material escolar para todos os alunos envolvidos no projeto.
         O Clube de Xadrez Trajano de Moraes tem firmado diversas parcerias desde a sua fundação. O prefeito Carlinhos foi um dos primeiros a apoiar, antes mesmo de ser eleito. “Carlinhos nos ajudou a realizar o Regional do Interior de 2008, além de nos auxiliar para que pudéssemos nos fazer presentes nos congressos técnicos do JEEP nos anos de 2007, 2008 e 2009. Agora, já como prefeito, doou material e tem dado demonstração de que quer priorizar a prática do xadrez no município, coincidindo com nosso projeto de transformar o município na Cidade do Xadrez” - comentou Ana Cláudia.
         No ano passado o Clube de Xadrez inaugurou o “Telecentro Xeque-Mate”, um espaço com internet via satélite gratuita para toda a população. Para Nilton Riguetti, gestor do Telecentro, o projeto é um dos mais importantes que o município já conquistou: “São mais de 40 atendimentos por dia. É um sonho conquistado em parceria com FURNAS que acreditou e continua acreditando em nosso trabalho, pela forma séria e responsável como ele é conduzido”. “Aqui no nosso espaço recebemos mais pessoas diariamente do que muitas repartições públicas existentes no município.” - completou Riguetti.
         Outras parcerias estão sendo firmadas pelo Clube de Xadrez neste início de ano, visando a vinda do bicampeão carioca de xadrez, Selmo Bastos, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Também é prioridade para a diretoria a participação do município no campeonato estadual sub 20 nos dias 06 e 07 de março. “Já contactamos alguns comerciantes da cidade que serão os nossos principais parceiros nessa luta para qualificar ainda mais nosso trabalho” - afirma Ana Cláudia. Alguns já se prontificaram a ajudar e outros já estão ajudando, fazendo com que a prática do xadrez no município seja uma atitude de muitos e não só do Clube de Xadrez. O envolvimento dos comerciantes vão proporcionar que o projeto seja expandido para todos os distritos do município. “Em breve, o município vai gerar divisas com a prática do turismo relacionado ao xadrez”, prevê Riguetti.
         Outras parcerias de sucesso do CXTM são com a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro – FEXERJ, que realiza uma das etapas do Estadual em Trajano, também com o enxadrista Selmo Bastos que estará no município fazendo palestras. Novos contatos foram feitos no início do ano e a expectatitva é muito grande. “Pretendemos apresentar um grande projeto para a sociedade trajanense em breve”, afirma Nilton Riguetti. “Estamos em diálogo com nossas grandes parceiras atualmente, FURNAS e Prefeitura de Trajano de Moraes. Esperamos iniciar muito bem nossa meta de transformar a cidade de Trajano de Moraes na Cidade do Xadrez até 2012” - completou.

Gazeta Trajanense - 20/01/10

CONFIRMADO!

O    BI-CAMPEÃO CARIOCA DE XADREZ   
SELMO BASTOS
   
ESTARÁ   EM TRAJANO   NOS DIAS 25, 26 e 27 de FEVEREIRO.


          Selmo Bastos, bi-campeão carioca de xadrez e um dos mais importantes enxadristas do Estado do Rio de Janeiro, estará em Trajano de Moraes nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro a convite do Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM. Selmo visitará a sede do Clube de Xadrez e fará uma série de palestras para os alunos da Escola Estadual Maria Mendonça, campeã das Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro nos últimos 5 anos.
          O primeiro contato com Selmo Bastos aconteceu no ano passado, dias depois da Escola ter sido campeã na cidade do Rio de Janeiro. O bi-campeão carioca ficou impressionado com a perfomance do alunos e se mostrou interessado em conhecer o Projeto de Xadrez implantado pelo professor Nilton Riguetti. Na ocasião, o bi-campeão carioca conheceu a aluna Quézia Muller Coelho, campeã individual nos jogos estudantis,  que manteve o título para o município de Trajano de Moraes , uma vez  que no ano anterior a aluna Júlia Wenderroscky Ximenes havia aberto as portas da vitória para o município, com uma sensacional performance e aproveitamento de 100%.
          O Clube de Xadrez Trajano de Moraes é considerado de utilidade pública municipal pela Lei Nº 688/2007 pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da sociedade trajanense. O projeto de xadrez desenvolvido na comunidade pelo professor Riguetti já rendeu ao município o reconhecimento em todo o Estado. Desde o ano de 2005, a E.E. Maria Mendonça tem sido campeã em diversas categorias nas Olimpíadas Estudantis do Rio de Janeiro, evento realizado pela SUDERJ. O município também foi matéria especial no Jornal O DIA, com uma reportagem de duas páginas na edição de domingo, 30/08/2009 e matéria também no Jornal O GLOBO em 13/12/2009.
          Na comunidade de Maria Mendonça, 4º distrito do município, o Clube mantém um incrível projeto social, oferecendo internet grátis no Telecentro Comunitário Xeque-Mate, conquistado em parceria com Furnas Digital. São 10 computadores com acesso via satélite a internet com a utilização de uma antena conquistada junto ao Ministério das Telecomunicações. A inauguração do Telecentro aconteceu em julho do ano passado e mais de 40 pessoas fazem uso todos os dias.
          Para 2010 o CXTM programou uma série de eventos para comemorar o bom trabalho e para dar início ao Projeto "Trajano: Cidade do Xadrez", que pretende transformar o município no maior praticante de xadrez no Brasil até 2012. Vários projetos estão sendo elaborados e a presidente do CXTM, Ana Cláudia Malavazi, espera conquistar apoio de toda a sociedade trajanense e de empresários da região para conseguir realizar tal objetivo: "Estamos empenhados em transformar Trajano na Cidade do Xadrez. Não mediremos esforços para conquistar nosso objetivo, mas precisamos do apoio de todos os trajanenses", afirmou.


 
REVISTA FRIWEB - 22/01/10
Gazeta Trajanense - 20/01/10 

 Clube de Xadrez Trajano de Moraes 
divulga calendário 2010

Trajano de Moraes  - O Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM - lança seu Calendário para 2010. "Será um ano de muito trabalho e de muitas conquistas, se Deus quiser", afirma a presidente do Clube, Ana Cláudia Thomaz Malavazi.
          Para os primeiros meses do ano, a expectativa é em relação a alguns eventos, como o Campeonato Estadual Sub-20, com os melhores jogadores do Estado do Rio nesta faixa etária, além do II Xadrez na Praça e a presença do bicampeão carioca Selmo Bastos.
          "Esperamos que nossos alunos estejam bem preparados para estas competições e também para o JEEP 2010, Olimpíadas Estudantis Estaduais, organizadas pelo Governo do Estado, em que os alunos da E.E. Maria Mendonça são campeões ano após anos desde 2005", comenta Ana Cláudia.
          Fundado em 03 de outubro de 2006, o CXTM é considerado de Utilidade Pública Municipal pela Lei Nº 688/2007 e espera conquistar novas parcerias para os novos projetos.
          "Temos a esperança de implantar, já em 2010, o projeto "Xadrez nas Escolas", além de incluir como atividade para a Melhor Idade, já que o esporte tem essa característica de manter as células do cérebro em grande atividade, podendo ajudar a evitar certas doenças propícias aos idosos", afirmou a presidente.
          “Também estamos buscando apoio para nosso maior projeto que é a "Bolsa de Estudos" com contrapartida dos alunos no ensino do xadrez em cada canto de Trajano de Moraes. Todos esses projetos juntos transformarão a cidade de Trajano de Moraes na Cidade do xadrez. Esperamos conquistar este título a partir de 2012", completa Ana Cláudia.