E. E. MARIA MENDONÇA É CAMPEÃ DO
CIDADANIA E AÇÃO. UM MOMENTO DE INTEGRAÇÃO
CIDADANIA E AÇÃO. UM MOMENTO DE INTEGRAÇÃO
(Todas as fotos usadas neste documento são da UJT)
A E.E. Maria Mendonça é a campeã da gincana do conhecimento promovida pela União dos Jovens Trajanenses - UJT. O "Cidadania e Ação. Um momento de integração" é uma competição entre estudantes e este ano contou com a participação das principais escolas do 2º segmento do município de Trajano de Moraes.
O evento aconteceu na Praça Nilo Peçanha no sábado, dia 23 de outubro, e, entre as tarefas, estava a exigência de uma apresentação artística e arrecadação de alimentos. A atividade mais importante da gincana, porém, era a realização de uma prova de múltipla escolha contendo 50 questões, com conteúdos das diversas disciplinas que compõem o Ensino Fundamental, 2º segmento (antigo Ginásio).
A E.E. Maria Mendonça, cumprindo sua missão de participar ativamente de atividades esportivas e culturais, apresentou o Mineiro-Pau, a mais importante manifestação artística do município, que este ano foi tema de documentário do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB. Também cumpriu a tarefa de arrecadação de alimentos e ainda ofereceu aulas de xadrez numa tenda montada pela organização do evento.
Para o professor Nilton Riguetti, responsável pela participação da escola no "Cidadania e Ação", a vitória confirmou a qualidade do ensino oferecido na escola de Maria Mendonça: "No ano passado, nossa escola foi a que obteve melhor participação na avaliação feita pelo Governo do Estado. Tivemos 4 alunos premiados com notebooks, a melhor performance do município". A escola também é destaque nas olimpíadas escolares, sendo hexacampeã estadual de xadrez. Além disso, oferece aos alunos aulas de tênis de mesa, peteca e incluirá o badmington no ano que vem. Este ano, os alunos já foram a Petrópolis e ao Rio de Janeiro para ampliar seus conhecimentos.
Os alunos que fizeram a prova e conquistaram o título para Maria Mendonça, acertando 33 das 50 questões, foram: Matheus Mafortt da Costa (9º ano), Suele da Costa Knupp (9º ano), Patrícia Gonçalves Muzi (8º ano), Patrick Gonçalves Muzi (7º ano) e Wíverson Ribeiro Riguetti (6º ano). Eles foram premiados com câmeras digitais e a escola ganhou uma viagem para um local a ser definido.
O evento foi um sucesso, destacando-se pela organização, pontualidade e a maciça participação das escolas. Torna-se, para o município de Trajano de Moraes, na mais importante reunião de jovens com intuito de promover intercâmbio cultural. A União dos Jovens Trajanenses sai fortalecida e mostra que é capaz de realizar um grande evento e de mobilizar todas as comunidades trajanenses.